A DIGNIDADE HUMANA NO PENSAMENTO DE KANT COMO FUNDAMENTO DO PRINCÍPIO DA LEALDADE PROCESSUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2014.v1n1.p1-15Palabras clave:
Dignidade humana, Pensamento kantiano, Princípio da lealdade processualResumen
Este artigo teve como delimitação de tema e também questão central a possibilidade da aplicação do pensamento Kantiano sobre dignidade humana como fundamento do princípio lealdade processual. Para tanto, não só identificou a idéia do autor como, brevemente, descreveu a natureza jurídica da jurisdição, da relação jurídica processual, para relacionar ao final com o princípio da lealdade processual. A relevância do artigo está na evidente necessidade de se ter movimentos teóricos e construções normativas que acompanhem as transformações sociais considerando um sistema que vem se fundamentando na dignidade humana, sendo objetivo essencial na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Utilizando-se como referencial teórico a idéia de dignidade aventada pelo filósofo Immanuel Kant, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, cuja vertente metodológica é de procedimento bibliográfico teórico-documental, sob um ângulo dogmático, utilizada como forma de analisar os resultados. Concluiu-se que a percepção Kantiana sobre a dignidade humana pode fundamentar o princípio da lealdade processual.Citas
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.
BOBBIO, Noberto. Igualdad y dignidad de los Hombres. In: ______. El tiempo de los derechos. Madri: Sistema, 1991.
BRITTO, Carlos Ayres. Teoria da constituição. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
BUENO, Cassio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil. vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2007.
CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. vol. I. 17 ed. Rio de Janeiro: Lumenjuris, 2008.
CARNELUTTI, Francesco. Instituzioni del processo civile italiano. vol. I. 5 ed. Roma: Foro it., 1956.
CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de direito processual civil. Trad. J. Guimarães Menegele. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 1969.
CINTRA, Antônio Carlos Araujo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 27 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.
COMPARATO, Fábio Konder. Para viver a democracia. São Paulo: Brasiliense, 1989.
DINAMARCO, Cândido Rangel. Litisconsórcio. 5 ed. São Paulo: Malheiros, 1998.
DONIZETTI, Elpídio. Curso didático de direito processual civil. 17 ed. rev. ampl. atual. São Paulo: Atlas, 2013.
FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução do Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo constitucional e direitos fundamentais. 4 ed. São Paulo: RCS, 2005.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. vol. 1. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre: Fabris, 1991.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2005
LACERDA, Galeano. Teoria geral do processo. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de processo civil: teoria geral do processo. vol. 1. 2 ed. rev. atual. São Paulo: Revita dos Tribunais, 2007.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
NEVES, Daniel Amorin Assumpção. Manual de direito processual civil. 3 ed. São Paulo: Método, 2011.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2006.
SILVA, Jose Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 31.ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
SOUZA, Hélio José dos Santos. O problema da motivação moral em Kant [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: teoria geral do direito processual civil e processo de conhecimento. vol. I. 49 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
TUGENDHAT, Ernest. Lições sobre ética. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo; ALMEIDA, Flávio Renato Correia de. Curso avançado de processo civil. vol. 1. 10 ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos aprovados para publicação tornar-se-ão propriedade da Revista sem qualquer ônus para a mesma. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação.
O conteúdo dos trabalhos publicados na Revista Jurídica eletrônica Vertentes do Direito - inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e métodos de pesquisa - é de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e conclusões expressas não representam posições da Revista nem da Universidade Federal do Tocantins.