Anúncios

A revista científica Revista Vertentes do Direito passou a fazer parte do Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ), que reúne mais de 9 mil revistas de 122 países, em mais de 1,5 milhão de artigos científicos.

A finalidade do DOAJ, que já funciona há dez anos, é aumentar a visibilidade e facilitar o acesso às revistas científicas e acadêmicas abertas, promovendo dessa forma uma maior utilização e abrangência desses conteúdos.  Trata-se de uma coleção de revistas de acesso livre, como uma grande biblioteca eletrônica ou base de dados, que organiza e integra periódicos de todo mundo.

Para um periódico ser incluído no DOAJ deve exercer o controle de qualidade em seus trabalhos, como apresentar um editor e corpo editorial, ter um ISSN (International Standard Serial Number) e e-ISSN, no caso de revistas online e, principalmente, aderir às políticas de acesso livre (Open Access).

Os periódicos Open Access são aqueles que usam um modelo de publicação que  aos usuários acessarem, lerem e baixarem os  artigos sem custos. É uma forma de garantir o direito de uso do material gratuitamente pelos leitores e também compartilhar o material publicado, promovendo o intercâmbio de conhecimento.