A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quarto ano, com capa produzida pela colega, professora e artista Amanda Leite, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS A EDUCAÇÃO, reuniu um coletivo de pesquisas hodiernas cujos objetos e perspectivas analítico-interpretativas, empírico-conceituais e teórico-metodológicas inscrevem-se sob a rubrica das tecnologias numa perspectiva interdisciplinar na parelha educação-inclusão perscrutadas a partir de abordagens e temáticas multidisciplinares, interseccionando um tripé-eixo vertical, a saber: tecnologia, comunicação e ensino. O segundo, intitulado JORNALISMO EM PAUTA: PERMANÊNCIAS E IMPERMANÊNCIAS, enfoca-se a Comunicação.  Parte-se da constatação de que o mundo da comunicação está em plena ebulição. Atribuídas às tecnologias digitais e à convergência multimidiática, as transformações atingem tanto a estrutura e a propriedade dos veículos, quanto a pesquisa, a produção e a difusão da informação. Ao longo de sua história, a tecnologia sempre alterou diretamente a prática jornalística, mas não é arriscado afirmar que, por conta da Internet, essas alterações se tornaram mais radicais e aceleradas.

 

Organização do Dossiê Temático ITECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS A EDUCAÇÃO

Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

Profa. Dra. Maria Rosangela Bez, da Universidade Feevale – Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (Brasil)

Prof. Dr. Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e líder do CLIO & MNEMÓSINE - Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória (IFMA) (Brasil)

Prof. Dr. Néstor Darío Duque Méndez, Universidad Nacional de Colombia. Sede Manizales. Grupo de Investigación en Ambientes Inteligentes Adaptativos (GAIA) (Colômbia)

Profa. Dra. Valentina Tabares Morales, Universidad Nacional de Colombia - Sede Manizales, Departamento de Informática y Computación, Grupo de Ambientes Inteligentes Adaptativos (GAIA) (Colômbia).

 

Organização do Dossiê Temático II: JORNALISMO EM PAUTA: PERMANÊNCIAS E IMPERMANÊNCIAS

Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

Prof. Dra. Thaísa Bueno, Grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Profa. Dra. Giovana Mesquita, Grupo de Pesquisa Dinâmicas do Jornalismo e Grupo Jornalismo e Contemporaneidade, ambos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Organização dos artigos livres

Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

 

Taxa de endogenia do número: 12%  | Taxa de aceitação do número:  22,18%  | Taxa de recusa do número: 77,82%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

Arquivamento permanente do número em:

Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

Publicado: 2018-04-29

Editorial

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre