JORNALISMO NA ERA DA PÓS-VERDADE: fact-checking como ferramenta de combate às fake news
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p759Palavras-chave:
Jornalismo, pós-verdade, fake news, fact-checking, métodos de checagemResumo
Este artigo pretende relatar como o trabalho das agências de fact-checking, com suas metodologias de checagem de dados para o incentivo à transparência do processo jornalístico, pode auxiliar as empresas informativas no combate às notícias falsas. Por meio de revisão de literatura são abordados os impactos da pós-verdade e da disseminação de fake news na sociedade – em que fatos objetivos são menos influentes na opinião pública do que emoções e crenças pessoais. Como resultado conclui-se que o trabalho sério de apuração de fatos e defesa da credibilidade é fundamental para que a própria audiência refute fake news e compartilhe as informações produzidas por veículos de credibilidade.
Downloads
Referências
AHRENS, Jan Martínez. Trump e as ‘fake news’ atacam de novo. El Pais. Washington, 08 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/Jqdx3B> Acesso em: 24 jul. 2017.
ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, 31(2): 211-36, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/TLYvEP > Acesso em: 17 jul. 2017.
ANDERSON, C. W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo Pós-Industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, abr.-jun. 2013, pp. 30- 89. Disponível em: <https://goo.gl/eRkynp>. Acesso em: 12 nov. 2016.
BALLOUSSIER, Anna Virginia. Movido por notícia falsa, homem atira dentro de pizzaria nos EUA. Folha de São Paulo. Nova York, 05 dez. 2016. Disponível em: https://goo.gl/vnEugD. Acesso em: 24 jul. 2017.
BARTHEL, Michael; MITCHELL, Amy; HOLCOMB, Jesse. Many Americans Believe Fake news Is Sowing Confusion. Pew Research Center: Journalism & Media, 15 dez. 2016. Disponível em: < https://goo.gl/HDZh8G>. Acesso em: 26 mar. 2017.
BATHKE, Benjamin. Como a publicidade incentiva "fake news”. Carta Capital, 16 maio 2017. Disponível em: < https://goo.gl/YNAWh5>. Acesso em 23 jul. 2017.
BUCCI, Eugênio. ‘Fake news’ – o tamanho da encrenca. O Estado de São Paulo: São Paulo, 9 nov. 2017. Disponível em: < https://goo.gl/YbdnQx> Acesso em: 29 nov. 2017
CASTILHO, Carlos. Apertem os cintos: estamos entrando na era da pós-verdade. Observatório da Imprensa. São Paulo, ed. 921, 28 set. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/8sZdzP>. Acesso em: 02 dez. 2016.
CILIZZA, Chris. Kellyanne Conway offers alternative fact to explain why Trump isn't lying. CNN. 24 jul. 2017. Disponível em: < https://goo.gl/9ZzZSk>. Acesso em: 19 nov. 2017.
CUNHA, Luciana Gross et al. Relatório ICJBrasil – 1o semestre 2016. Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo, out. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/NsqpDx>. Acesso em: 25 jul. 2017.
DOMINGOS, Roney. Montagem com Rolex, boato sobre amante, financiamento da Arábia Saudita: as ‘fake news’ na eleição da França. G1, 25 abril 2017. Disponível em: <https://goo.gl/aZExEz>. Acesso em: 25 jul. 2017.
ENGLISH OXFORD living dictionaries. Word of the Year 2016 is… 2016. Disponível em: <https://goo.gl/jYmb1Q>. Acesso em: 22 mar. 2017.
FEITOSA, Charles. Pós-verdade e política. Revista Cult. 19 jul. 2017. Disponível em: < https://goo.gl/gW4eWz>. Acesso em: 19 nov. 2017.
FRIER, Sarah. Diretor do Facebook: problema com fake news é mais complexo do que parece. UOL: São Paulo, 9 out. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/gDwCNQ> Acesso em 18 nov. 2017
GALLO, Fabio. O persistente mundo da pós-verdade. In: BLANCO, P. (Org): Pensadores da Liberdade: liberdade e cidadania. São Paulo: Palavra Aberta, 2017. p. 82-87
GOMES, Helon Simões. Facebook e Google miram modelo de negócio das notícias falsas; entenda. G1, 2 abril 2017. Disponível em: < https://goo.gl/GgPJbL>. Acesso em: 22 jul. 2017.
GONÇALVES, Vanessa. Sob a batuta de Cristina Tardáguila, Lupa surge como 1ª agência de checagem do Brasil. Portal Imprensa, 29 fev. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/7eudaW>. Acesso em: 28 jul. 2017.
IANDOLI, Rafael. Trump, ‘fake news’ e a guerra declarada contra a imprensa. Nexo, 03 jul. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/sw7Wvq>. Acesso em: 10 jul. 2017.
KOVACK, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
KREITNER, Richard. Post-Truth and Its Consequences: What a 25-Year-Old Essay Tells Us About the Current Moment. S/I: The Nation, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/Lzpgm4>. Acesso em: 21 abr. 2017.
LIM, Chloe. Checking How Fact-checkers Check. Stanford University, 16 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/Ykcytt>. Acesso em: 25 maio 2017.
MANJOO, Farhad. True Enough: Learning to live in a post-fat society. John Wiley & Sons: New Jersey, 2008.
MANTZARLIS, Alexios. Can fact-checkers agree on what is true? New study doesn’t point to the answer. The Poynter Institute, 23 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/mxvBsQ>. Acesso em: 28 maio 2017.
MONNERAT, Alessandra. A aposta no fact checking: jornalistas criam mais iniciativas para verificar o discurso público e revelar notícias falsas. Knight Center for Journalism in the Americas, 19 abr. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/dwhdSz>. Acesso em: 23 jul. 2017.
NALON, Tai. A pós-verdade é uma velha novidade; fact-checking, não. S/I, Jornalismo no Brasil em 2017, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/rwB6sE>. Acesso em: 23 jul. 2017.
NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; LEVY, David A. L.; NIELSEN, Rasmus Kleis. Digital News Report. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/GxsC3R>. Acesso em: 20 abr. 2017.
NYHAN, Brendan; REIFLER, Jason. Estimating Fact-checking’s Effects: Evidence from a long-term experiment during campaign 2014. American Press Institute, 28 abril 2015. Disponível em: < https://goo.gl/pwbcN5>. Acesso em: 23 jul. 2017.
PRAZERES, Leandro. UOL Confere: Marisa Letícia nunca foi servidora do Congresso nem recebia R$ 68 mil. UOL. Brasília, 15 dez. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/8E8s2W>. Acesso em: 29 maio 2017.
RAINIE, Lee; ANDERSON, Janna; ALBRIGHT, Jonathan. The Future of Free Speech, Trolls, Anonymity and Fake News Online. Pew Research Center, 29 mar. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/i8bjj5>. Acesso em: 19 nov. 2017
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídia. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
SADAM, Rishika. Facebook Launches 'Journalism Project' to Improve Media Ties. Time. EUA, 11 jan. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/sgmfRk>. Acesso em: 21 nov. 2017
SENRA, Ricardo. Na semana do impeachment, 3 das 5 notícias mais compartilhadas no Facebook são falsas. BBC. Brasília, 17 abril 2017. Disponível em: <https://goo.gl/MRMe7y>. Acesso em: 30 maio 2017.
SILVERMAN, Craig. This Analysis Shows How Viral Fake Election News Stories Outperformed Real News On Facebook. BuzzFeed News. Canada, 16 nov. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/g6pEXb>. Acesso em: 22 abr. 2017
SOARES, Isa. The fake news machine: inside a town gearing up for 2020. CNN, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/3tpQHK>. Acesso em: 19 nov. 2017
WHITE, Aidan. Fake News: It’s Not Bad Journalism, it’s the Business of Digital Communications. Ethical Journalism Network, 2 maio 2017. Disponível em: <https://goo.gl/DBRMxw>. Acesso em: 7 maio 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.