TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas

Autores

  • Roberto Franciscatto Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosana Wagner Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361

Palavras-chave:

tecnologia, MOOC, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologia assistiva, formação

Resumo

A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) em três ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) diferentes, bem como as ferramentas para desenvolvimento de objetos de aprendizagem possíveis de ser utilizadas em cada AVA com a finalidade de adequar ao conceito de MOOC, tornando a aprendizagem mais dinâmica. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados nos MOOC desenvolvidos.

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Biografia do Autor

Roberto Franciscatto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Computação Aplicada (UFRGS). Graduado em Informática (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Email: Roberto.franciscatto@gmail.com.

Rosana Wagner, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática da Educação (UFRGS). Mestrado em Informática (UFSM). Graduada em Sistemas de Informação (UNIJUI). E-mail: rosanawagner@gmail.com.

Liliana Maria Passerino, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática da Educação (UFRGS). Mestrado em Computação (UFRGS). Graduada em Análise de Sistemas Universitários (UTN – Argentina). E-mail: liliana@cinted.ufrgs.br.

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

FRANCISCATTO, Roberto; WAGNER, Rosana; PASSERINO, Liliana Maria. TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 361–398, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4077. Acesso em: 26 abr. 2024.