Notícias

Chamada para dossiê Inovação em mídia na Ibero-América: mirando o futuro

2021-04-12

Dossiê Inovação em mídia na Ibero-América: mirando o futuro

Editoras convidadas: Ana Cecília Bisso Nunes (PUCRS, Brasil), Ana Marta Moreira Flores (NOVA, Portugal), Maria Isabel Villa Montoya (EAFIT, Colômbia)

A edição temática da Revista Observatório (UFT) Inovação em mídia na Ibero-América: mirando o futurobusca discutir a inovação midiática na América Latina, Espanha e Portugal. São bem-vindos artigos a partir de abordagens empíricas ou contribuições teóricas no estudo da inovação em casos na Ibero-América antes, durante ou numa projeção de pós-pandemia da COVID-19. Entendemos inovação como aquela que é capaz de gerar novos produtos, serviços ou modelos (Caulier-grice, Mulgan, & Murray, 2010), oriundos do setor educacional, público ou privado, vinculados à comunicação e onde a inovação pode estar entendida como um conjunto de práticas coletivas, vinculadas à mudança social (Domanski et al, 2016). Ainda, é importante reconhecer que a inovação em mídia é relacionada a uma capacidade de reação a contextos adversos que, através de processos criativos, geram produtos, processos e serviços que agregam valor às audiências e contribuem para a sua sustentabilidade (García-Avilés et al., 2019). Estamos especialmente interessadas por inovações nos campos prático, acadêmico, social e econômico, onde são mostradas novas formas de aprendizagem mediadas por tecnologias, a criação de modelos de negócios e expansão transmídia de conteúdos, produtos ou serviços para ambientes multiplataforma.

Saiba mais sobre Chamada para dossiê Inovação em mídia na Ibero-América: mirando o futuro

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2021): v. 7 n. 1 (2021) Communication, culture, differentiated school education and ethno-education /Comunicação, cultura, educação escolar diferenciada e etnoeducação Jan-Mar (2021)

v. 7 n. 1 (2021) Communication, culture, differentiated school education and ethno-education /Comunicação, cultura, educação escolar diferenciada e etnoeducação Jan-Mar (2021)

This thematic dossier, part of the Observatório Magazine, is one of the fruits of an expressive movement of researchers, teachers and students who assume with courage, ethics and deep respect, the approximation between scientific knowledge and the demands of indigenous peoples (indigenous, in this case Brazilian communities) and traditional communities (among them quilombola, generizeiras, riverside and caiçaras communities, people from terreiros, leaks, people from the bottom of pastures, communities from immigration processes, extractivists and pantaneiras), within the specificities of communication, culture and ethno-education.

 

Este dossiê temático, integrante da Revista Observatório, é um dos frutos de um
expressivo movimento de pesquisadores, professores e estudantes que assumem com
coragem, ética e profundo respeito, a aproximação entre o conhecimento científico e as
demandas de povos originários (indígenas, no caso brasileiro) e de comunidades
tradicionais (dentre elas as comunidades quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas e caiçaras, povos de terreiros, vazanteiros, povos de fundo de pastos, comunidades oriundas de processos de imigração, extrativistas e pantaneiras), dentro das especificidades da comunicação, cultura e etnoeducação.

 

Organização do Dossiê

Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

Prof. Dr. Alceu Zoia, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. 

 

Organização dos artigos livres

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

 

Taxa de endogenia do número: 0,3%  | Taxa de aceitação do número:  8%  | Taxa de recusa do número: 92%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

Arquivamento permanente do número em:

Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

Publicado: 2021-01-01

Editorial

Communication, culture, differentiated school education and ethno-education

Free Theme

Comunicação, cultura, educação escolar diferenciada e etnoeducação

Tema Livre

Ver Todas as Edições