ESTIMULANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PROJETO LOGICANDO

Autores

  • Mercedes Matte da Silva Universidade Feevale
  • Sandra Teresinha Miorelli Universidade Feevale
  • Anelise Lemke Kologeski Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p206

Palavras-chave:

Projeto Logicando, Pensamento Computacional, Raciocínio Lógico

Resumo

Este projeto tem por finalidade oferecer oficinas lúdicas para os alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a fim de trabalhar e desenvolver o pensamento computacional através do uso de múltiplas ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), estimulando o raciocínio lógico dos estudantes. Desta forma, pretendemos contribuir para um melhor aprendizado desses alunos, bem como trabalhar com o desenvolvimento de habilidades e competências para a resolução de problemas do cotidiano, abordando diversos assuntos relacionados com as mais diversificadas áreas do conhecimento durante as oficinas. 

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Biografia do Autor

Mercedes Matte da Silva, Universidade Feevale

Professora Extensionista da Univeridade Feevale. Possui doutorado no Ensino de Ciências e Matemática, pela PUCRS. Mestre em Educação Matemática e Graduação em Matemática também pela PUCRS. E-mail: mercedes@feevale.br.

Sandra Teresinha Miorelli, Universidade Feevale

Professora Coordenadora do Centro de Tecnologias Digitais da Universidade Feevale. Mestrado em Ciências da Computação, pela PUCRS. Pós-graduação em Análise de Sistemas, pela UNISINOS. Graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados, pela UNISINOS. E-mail: miorelli@feevale.br.  

Anelise Lemke Kologeski, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Rio Grande do Sul. Mestre em Microeletrônica pela UFRGS. Graduação em Engenharia em Sistemas Digitais, pela UERGS. E-mail: anelise.kologeski@osorio.ifrs.edu.br.  

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

SILVA, Mercedes Matte da; MIORELLI, Sandra Teresinha; KOLOGESKI, Anelise Lemke. ESTIMULANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PROJETO LOGICANDO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 206–238, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p206. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4080. Acesso em: 22 jul. 2024.