TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E CADEIRA DE RODAS INFANTIL: uma discussão com enfoque para o conforto, os aspectos lúdicos e a inclusão social

Autores

  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale
  • Michele Barth Universidade Feevale
  • Bruna Haubert Universidade Feevale
  • Bruna Petrusch do Nascimento Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p156

Palavras-chave:

Crianças, Cadeira de Rodas, Ludicidade, Tecnologias Assistivas, Design Emocional

Resumo

Este artigo se propõe a abordar aspectos de representação da cadeira de rodas infantil que envolvem tecnologias assistivas e design emocional, a partir dos aspectos lúdicos como requisito primordial para a concepção do produto. A partir de diversas pesquisas realizadas pelos autores com o propósito de estabelecer parâmetros de conforto na cadeira de rodas, verificou-se a necessidade de propor melhorias para a cadeira de rodas infantil, a partir de adereços e uso de cores que a tornem atraente e divertida, o que tende a auxiliar na inclusão social das crianças, principalmente no ambiente escolar, onde o bullying e a exclusão acabam por permear a sua infância.

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Biografia do Autor

Michele Barth, Universidade Feevale

Doutoranda e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE), graduada em Design na Universidade Feevale, RS, Brasil. E-mail: mibarth@feevale.br. 

Bruna Haubert, Universidade Feevale

Acadêmica do curso de Design e Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Feevale, RS, Brasil. E-mail: brunahaubert@gmail.com. 

Bruna Petrusch do Nascimento, Universidade Feevale

Acadêmica do curso de Design e Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Feevale, RS, Brasil. E-mail: brunapetrusch@gmail.com. 

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

RENNER, Jacinta Sidegum; BARTH, Michele; HAUBERT, Bruna; DO NASCIMENTO, Bruna Petrusch. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E CADEIRA DE RODAS INFANTIL: uma discussão com enfoque para o conforto, os aspectos lúdicos e a inclusão social. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 156–179, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p156. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4052. Acesso em: 19 nov. 2024.