APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE EM PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME EM CONTEXTO NÃO-FORMAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p540

Palavras-chave:

aprendizagem com mobilidade, role playing game, desenvolvimento linguístico, letramento

Resumo

O presente artigo visa demonstrar como práticas pedagógicas com uso de tecnologias móveis podem contribuir para os processos de letramento, alfabetização e nos déficits de aprendizagem de crianças e adolescentes em tratamento oncológico em um contexto não-formal de ensino. A pesquisa, desenvolvida em uma instituição de apoio à criança com câncer, contemplou oficinas envolvendo jogos temáticos de Role Playing Game e atividades de leitura, escrita e raciocínio lógico utilizando aplicativos e recursos de dispositivos móveis tablets. Os resultados apontaram contribuições no desenvolvimento dos déficits de aprendizagem e linguístico, bem como no ensino voltado ao letramento como prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora -  DT-nivel 2 do CNPq.E-mail: deboranice@feevale.br

Maria Rosangela Bez, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação - PPGIE/UFRGS, Mestre em Educação - PPGEDU/UFRGS, Licenciatura em Computação - FEEVALE. Pós-Doutorado em Andamento - FEEVALE .

Paulo Ricardo Dos Santos, Universidade Feervale

Graduando do Curso de Letras – Português e Inglês e bolsista de Iniciação Científica da Universidade Feevale. E-mail: paulords1994@gmail.com. 

Referências

BARBOSA, D. N. F.; BASSANI, P. B. S.; MARTINS, R. L.; MACIEL, B. L. Experiências com o uso de tablets no contexto da educação escolar e não escolar. IN: Revista PRÂKSIS, Feevale, Novo Hamburgo, a. 12, v. 2, p. 67-80. 2015.

CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas” IN: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Editora Pontes. 2016.

COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Pedagogia dos multiletramentos: Alunos conectados? Novas escolas + novos professores. IN: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Editora Pontes. 2016

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa. IN: Revista de administração de empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63. 1995

KERSCH, D. F.; RABELLO, K. R. São atitudes como estas que podem fazer a diferença para uma escola melhor: outros tempos, novos letramentos. IN: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Editora Pontes. 2016

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever – estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto. 2009

MATIAS, J. O Google Drive como ferramenta de escrita colaborativa do gênero projeto de pesquisa: um caminho para o letramento digital. IN: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Editora Pontes. 2016

PRENSKY, M. Trivia Vs Power - Let’s be clear on exactly how we are using technology in education. In. Educational Technology. 2012. Disponível em: <http://marcprensky.com/writing/Prensky-Trivia_vs_Power-EdTech-July-Aug2012.pdf> Acesso em: 24 fev. 2017

PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, vol. 9, n. 5, 2001. Disponível em http://www.marcprensky.com/writing/. Acesso em: 15 de jun., 2017.

SACCOL, A I. C. Z.; SCHELEMER, E; BARBOSA, J. L. V. M-learning e u-learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010

SANTA’ANNA, V. L. et al. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. IN: Pedagogia em ação. PUC-Minas. Belo Horizonte. 2014 Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227> Acesso em: 24 fev. 2017

SOARES, M. Letramento: tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. 1998

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12.ed. São Paulo: Cortez. 2003

TRAVAGLIA, L. C. Letramento e conhecimento linguístico. IN: Letras & Letras. Uberlândia: Instituto de Letras e Linguística / Universidade Federal de Uberlândia, v.31, n.3, p. 158-172. Minas Gerais, 2015.

UNESCO (org). 2009 Padrões de Competência em TIC para Professores. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

WINTER, S. Dungeons & Dragons Avançado: Livro do jogador. São Paulo; Devir, 1999

WOLFF, C. L.; NAZARI, G. T. A Importância da Oralidade no Processo de Alfabetização. IN: Letrônica. v. 2, n. 1. PUC-RS. 2009. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4966/4065> Acesso em: 19 ago. 2017

ZUCHETI, D. T.; MOURA, E. O. G. Práticas Educativas e formação de Educadores: novos desafios no campo social. IN: Ensaio - Aval. Pol. Publ. Educ. Rio de Janeiro, v. 18, n. 66, p. 9- 28, 2010.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

FERRARI BARBOSA, Débora Nice; BEZ, Maria Rosangela; DOS SANTOS, Paulo Ricardo. APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE EM PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME EM CONTEXTO NÃO-FORMAL DE ENSINO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 540–570, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p540. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4082. Acesso em: 23 dez. 2024.