APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE EM PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME EM CONTEXTO NÃO-FORMAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p540

Palavras-chave:

aprendizagem com mobilidade, role playing game, desenvolvimento linguístico, letramento

Resumo

O presente artigo visa demonstrar como práticas pedagógicas com uso de tecnologias móveis podem contribuir para os processos de letramento, alfabetização e nos déficits de aprendizagem de crianças e adolescentes em tratamento oncológico em um contexto não-formal de ensino. A pesquisa, desenvolvida em uma instituição de apoio à criança com câncer, contemplou oficinas envolvendo jogos temáticos de Role Playing Game e atividades de leitura, escrita e raciocínio lógico utilizando aplicativos e recursos de dispositivos móveis tablets. Os resultados apontaram contribuições no desenvolvimento dos déficits de aprendizagem e linguístico, bem como no ensino voltado ao letramento como prática social.

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Biografia do Autor

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora -  DT-nivel 2 do CNPq.E-mail: deboranice@feevale.br

Maria Rosangela Bez, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação - PPGIE/UFRGS, Mestre em Educação - PPGEDU/UFRGS, Licenciatura em Computação - FEEVALE. Pós-Doutorado em Andamento - FEEVALE .

Paulo Ricardo Dos Santos, Universidade Feervale

Graduando do Curso de Letras – Português e Inglês e bolsista de Iniciação Científica da Universidade Feevale. E-mail: paulords1994@gmail.com. 

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

FERRARI BARBOSA, Débora Nice; BEZ, Maria Rosangela; DOS SANTOS, Paulo Ricardo. APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE EM PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME EM CONTEXTO NÃO-FORMAL DE ENSINO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 540–570, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p540. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4082. Acesso em: 23 abr. 2024.