TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E JORNALISMO EM PAUTA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p28Palavras-chave:
editorial, tecnologiasResumo
A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quarto ano, com capa produzida pela colega, professora e artista Amanda Leite, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS A EDUCAÇÃO, foi organizado pelos colegas Maria Rosangela Bez, da Universidade Feevale – Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (Brasil), Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e líder do CLIO & MNEMÓSINE - Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória (IFMA) (Brasil), Néstor Darío Duque Méndez, Universidad Nacional de Colombia. Sede Manizales. Grupo de Investigación en Ambientes Inteligentes Adaptativos (GAIA) (Colômbia) e Valentina Tabares Morales, Universidad Nacional de Colombia - Sede Manizales, Departamento de Informática y Computación, Grupo de Ambientes Inteligentes Adaptativos (GAIA) (Colômbia). O segundo, intitulado JORNALISMO EM PAUTA: PERMANÊNCIAS E IMPERMANÊNCIAS, foi organizado pelas colegas Thaísa Bueno do grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), da Universidade Federal do Maranhão e Giovana Mesquita do Grupo de Pesquisa Dinâmicas do Jornalismo e Grupo Jornalismo e Contemporaneidade, ambos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Downloads
Referências
AGGARWAL, Charu. Recommender systems: The Textbook. Springer International Publishing Switzerland 2016 (Vol. 1). https://doi.org/10.1007/978-3-319-29659-3.
ALSINA, M. R.; SILVA, L. J. C. DA. ÉTICA E JORNALISMO: na era da Pós-verdade. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 708-725, 29 abr. 2018.
BARBOSA, J. L. V.; SANTOS, M. DA S. DOS; COSTA, C. A. DA. INTERACT: Um modelo baseado em contextos para motivação de interações em Redes Sociais Educacionais. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 399-420, 29 abr. 2018.
BASSANO, P. B. S.; ELTZ, P. AUTORIA DOCENTE NA WEB: produção e compartilhamento de registros reflexivos sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 435-457, 29 abr. 2018.
BEZ, M. R.; MELLO, B.; PINHEIRO, D.; STAHNKE, F. R.; BARROS, P. R. HEALTH SIMULATOR: um simulador de casos de estudo para a área da saúde. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 283-306, 29 abr. 2018.
BEZ, M. R.; SOARES, F. DA S. POR MAIS TECNOLOGIA ASSISTIVA: a visão social de tecnologia de Liliana M. Passerino para quem o ofício de educar é a arte de incluir. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1122-1145, 29 abr. 2018.
BRAGA, W. R. DE O.; MORAES, N. R. DE; DIAS BAPTISTA, R.; PUTTI, F. F.; BRAGA JÚNIOR, S. S. A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1076-1106, 29 abr. 2018.
BRASIL. DECRETO Nº 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007.
BUENO, T. C.; REINO, L. S. A. ENTRE A TABLOIDIZAÇÃO E O TEASER PUBLICITÁRIO: uma análise dos títulos caça-cliques. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 675-707, 29 abr. 2018.
CAMARGO, W.; RODRIGUES, W. CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E SUSTENTABILIDADE: Uma interpretação a partir da análise do discurso. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 972-995, 29 abr. 2018.
CIRNE, L.; BELÉM, V. C. F.; AQUINO, A. P. P. DE. “G1 EM 1 MINUTO” E A NOVA LÓGICA DE APRESENTAÇÃO DAS NOTÍCIAS: da linguagem ao figurino. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 650-674, 29 abr. 2018.
CONTATORI ROMANO, L. A.; RODRIGUES, C. S. AS RELAÇÕES ENTRE CULTURA BRASILEIRA, LITERATURA E TURISMO NA REVISTA TRAVEL IN BRAZIL (1941-1942). Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 881-912, 29 abr. 2018.
COSTA, C. S.; FERNANDES, M. L. NARRATIVA JORNALÍSTICA SUL-MATO-GROSSENSE: a reocupação das fazendas pelos índios Guarani Kaiowá no município de Antônio João. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 811-835, 29 abr. 2018.
CUNHA, E. M. DA; CASTRO, M.; VINAGRE, I. TRANSMÍDIA E REDES SOCIAIS: aspectos da inovação no telejornalismo. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 571-600, 29 abr. 2018.
DE CARVALHO, J. V.; FILHO, A. R.; OLIVEIRA, A. C. R. DE; DA SILVA, V.; GOMES, M. DA G. DISPOSITIVOS VESTÍVEIS APLICADOS NO ENSINO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 509-539, 29 abr. 2018.
DIZARD JR, Wilson. A Nova Mídia - comunicação de massa na era da informação. Tradução: Antonio Queiroga e Edmond Jorge, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda. 1998.
FERRARI BARBOSA, D. N.; BEZ, M. R.; DOS SANTOS, P. R. APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE EM PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME EM CONTEXTO NÃO-FORMAL DE ENSINO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 540-570, 29 abr. 2018.
FRANCISCATTO, R.; WAGNER, R.; PASSERINO, L. M. TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 361-398, 29 abr. 2018.
GOMES, A. L. L.; OLIVEIRA, A. T.; CALÍOPE, P. B. O USO DO SISTEMA SCALA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 337-360, 29 abr. 2018.
GREGIS, R. A.; SCHMIDT, C.; RAMOS, J. M. DIFICULDADES NO ENSINO MÉDIO: Percepções de professores e alunos sobre as contribuições do PIBID na aquisição de língua inglesa. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 131-155, 29 abr. 2018.
HOHLFELDT, A. C. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 726-758, 29 abr. 2018.
IRANZO, R. M. G. TI, EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 421-434, 29 abr. 2018.
KNAUTH, D. S. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO HÍBRIDO COMO UMA INOVAÇÃO DISRUPTIVA PARA A EDUCAÇÃO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1112-1121, 29 abr. 2018.
LANCHEROS-CUESTA, D.; MACEA, S. S.; ROJAS, J. J.; MORA, D. S. MEDIAÇÃO EM TECNOLOGIA DE APRENDIZAGEM SEGURANÇA DO PACIENTE: FALLS, FLEBITE E ÚLCERAS DE PRESSÃO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 458-485, 29 abr. 2018.
MARÍN, P. A. R. SISTEMAS DE RECOMENDACIÓN: El libro de consulta. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1107-1111, 29 abr. 2018.
MARTINS BARBOSA, Z. ESVAZIAMENTO DO SUJEITO PELO DISCURSO: mídia e a prática do esquecimento. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 783-810, 29 abr. 2018.
MESQUITA, G. B. OS JORNALISTAS E A DITADURA DA CONEXÃO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 601-622, 29 abr. 2018.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e medicação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
NAVARRO, S. M. B.; AVILA, C.; SARRAIPA, J.; ACIAR, S.; FABREGAT, R.; MARCELINO-JESUS, E.; BACCA, J.; JARDIM-GONÇALVES, R. A TECHNOLOGICAL INFRASTRUCTURE TO CREATE, PUBLISH AND RECOMMEND ACCESSIBLE OPEN EDUCATIONAL RESOURCES. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 239-282, 29 abr. 2018.
OROZCO MORENO, A. L.; TABARES MORALES, V.; DUQUE MÉNDEZ, N. D. AVALIAÇÃO DO ACESSIBILIDADE DOS RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAL: identificando barreiras para usuários com deficiência visual total. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 105-130, 29 abr. 2018.
ORTIS, A.; STORCH, L. S. OS SENTIDOS SOBRE A MULHER CONTEMPORÂNEA EM DANERYS TARGARYEN, DA SÉRIE GAME OF THRONES. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 943-971, 29 abr. 2018.
PETERSON, Donald. Context and the e-condiction. Viena, Passagen Verlag, 2003.
PINHEIRO, R. A.; BRITO, N. C. R. DE; REIS, R. N. ENTRE LINHAS E ENTRELINHAS: a produção cultural em impressos de Imperatriz-MA. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 836-857, 29 abr. 2018.
PIZZIO, A.; SOARES, A. R. N. ECONOMIA CRIATIVA E GESTÃO DA CULTURA NA CIDADE DE PALMAS – TO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1015-1042, 29 abr. 2018.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R.; RIBEIRO, B. Z.; TRINETTO, R. M.; BARBOSA JÚNIOR, E. L. L. SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE EVENTOS UNIVERSITÁRIOS: uma experiência colaborativa na UFT. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 913-942, 29 abr. 2018.
PORTO, A. P. T.; PORTO, L. T. CURSOS DE LETRAS: o (quase não) lugar da formação tecnológica do professor. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 1043-1075, 29 abr. 2018.
RAMOS, G. DE L. A.; DIAS, W. F.; VAZ, L. F.; SANTOS, W. E. DOS. COMUNICAÇÃO NA UFG: o uso do live streaming como estratégia de visibilidade da Regional Goiás. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 996-1014, 29 abr. 2018.
REIS, T. A.; MORAIS, W. C.; DE ALMEIDA, D. A. JORNALISMO CULTURAL: a produção regional no maranhão e tocantins. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 858-880, 29 abr. 2018.
RENNER, J. S.; BARTH, M.; HAUBERT, B.; DO NASCIMENTO, B. P. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E CADEIRA DE RODAS INFANTIL: uma discussão com enfoque para o conforto, os aspectos lúdicos e a inclusão social. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 156-179, 29 abr. 2018.
RIVERA, S. C.; ALVAREZ, D. S.; SALGADO, P. G. COMPUTACIÓN GESTUAL: Sistema de reconocimiento de posturas en la conducción de automóviles. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 180-205, 29 abr. 2018.
RODRIGUES, G. F.; SOARES COUTINHO, K. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO LABORAL: o que a internet tem a oferecer?. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 54-84, 29 abr. 2018.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SILVA, M. M. DA; MIORELLI, S. T.; KOLOGESKI, A. L. ESTIMULANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PROJETO LOGICANDO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 206-238, 29 abr. 2018.
SILVA, Sivaldo Pereira da. Configurações empíricas da pesquisa em comunicação e cibercultura: trajetória, modelos e vetores metodológicos, 2007. Disponível em <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_175.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2013.
SIQUEIRA, F. C. DE. A RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE NO TELEJORNALISMO: uma análise da coprodução via WhatsApp. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 623-649, 29 abr. 2018.
SOUZA, D. P. DE; BATISTA, C. P.; EVANGELISTA, Y. S. P. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA EDUCAÇÃO: A experiência do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM na adaptação. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 85-104, 29 abr. 2018.
SOUZA, M. D. DE; FERREIRA, L. A. A TECNOLOGIA ASSISTIVA CÃES-GUIA NO BRASIL: uma ação do Programa Viver sem Limite. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 307-336, 29 abr. 2018.
SPINELLI, E. M.; SANTOS, J. DE A. JORNALISMO NA ERA DA PÓS-VERDADE: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 759-782, 29 abr. 2018.
VIENNI, B.; SIMINI, F. INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO GLOBAL NO ENSINO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA E COMPUTADORES. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 486-508, 29 abr. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.