ENTRE LINHAS E ENTRELINHAS: a produção cultural em impressos de Imperatriz-MA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p836Palavras-chave:
Jornalismo, Cultura, Imperatriz-MAResumo
A pesquisa aborda a tematização da cultura em dois jornais da cidade de Imperatriz-MA: O Progresso e Capital. O objetivo foi apontar as temáticas mais recorrentes e compreender as representações contidas no material jornalístico a partir de conjunturas políticas, sociais e econômicas, nos 1970 e 1990. A partir dos conceitos de campo de Bourdieu (1997), de representação de Chartier (1990) e notícia, de Tuchman (1983), problematizamos o jornalismo e o agendamento da cultura. O estudo utilizou os recursos da análise de conteúdo e da pesquisa documental. Os impressos apresentaram uma cobertura do tema cultura, mas com pouco espaço. Concorrendo com notícias e manchetes de políticas local e nacional, os tópicos mais abordados no O Progresso foram a literatura, a televisão e o cinema e no Capital, a música e literatura.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BRITO, Nayane Cristina Rodrigues de. O que eles lembram? Rádio Imperatriz e a memória dos ouvintes. In: BRITO, Nayane Cristina R. de; REIS, Rodrigo Nascimento; PINHEIRO et al. Jornalismo, mídia e sociedade: as experiências na Região Tocantina. São Luís: Edufma, 2016.
_______________________________. Ondas da memórias: a pioneira Rádio Imperatriz. Imperatriz: Haley AS, 2014.
CHARTIER, Roger. A história cultural: Entre práticas e representações. Lisboa:
Difel/Bertrand Brasil,1990.
FRANKLIN, Adalberto. Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2008.
GADINI Sérgio Luiz. Dilemas da Pesquisa no Jornalismo Contemporâneo: da abrangência midiática à ausência de métodos específicos de investigação. Trabalho apresentado no III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo 27 a 29 de Novembro de 2005. Florianópolis / Sc. Disponível em: <http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/iiisbpjor2005_-_ci_-_sergio_luiz_gadini.pdf>. Acessado em 30 de março de 2015.
NETO, António Fausto. O Jornalismo e os limites da representação. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura, n. 5/6, julho, 2011. ISSN 1645-2585. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/caleidoscopio/article/view/2240>. Acesso em 08 outubro de 2017.
PINHEIRO, Roseane A, SANTOS, Paula de Társsia de Sousa. A TV Difusora Sul: as práticas jornalísticas na década de 90. In: BRITO, Nayane Cristina R. de; REIS, Rodrigo Nascimento et al. Jornalismo, mídia e sociedade: as experiências na Região Tocantina. São Luís: Edufma, 2016.
REIS, Thays Assunção. Imprensa em Imperatriz-MA: uma proposta de periodização dos jornais impressos (1932-2010). Monografia (Curso de Jornalismo). Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2011.
___________________. A cultura nos diários maranhenses: uma análise editorial dos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial, Pequeno e O Progresso. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade estadual de Ponta Grossa, 2017.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
TUCHMAN, G. La producción de la noticia: estudio sobre la construcción de la
realidad. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1983.
WOLF, Mauro. Teorias das comunicações. Lisboa: Editora Presença, 1987.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.