ENTRE LINHAS E ENTRELINHAS: a produção cultural em impressos de Imperatriz-MA

Autores

  • Roseane Arcanjo Pinheiro Universidade Federal do Maranhão
  • Nayane Cristina Rodrigues de Brito Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Nascimento Reis Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p836

Palavras-chave:

Jornalismo, Cultura, Imperatriz-MA

Resumo

A pesquisa aborda a tematização da cultura em dois jornais da cidade de Imperatriz-MA: O Progresso e Capital. O objetivo foi apontar as temáticas mais recorrentes e compreender as representações contidas no material jornalístico a partir de conjunturas políticas, sociais e econômicas, nos 1970 e 1990. A partir dos conceitos de campo de Bourdieu (1997), de representação de Chartier (1990) e notícia, de Tuchman (1983), problematizamos o jornalismo e o agendamento da cultura.  O estudo utilizou os recursos da análise de conteúdo e da pesquisa documental. Os impressos apresentaram uma cobertura do tema cultura, mas com pouco espaço. Concorrendo com notícias e manchetes de políticas local e nacional, os tópicos mais abordados no O Progresso foram a literatura, a televisão e o cinema e no Capital, a música e literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Arcanjo Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação Social (PUCRS). Mestrado em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo). Graduada em Comunicação Social (UFAM). Email: roseane_arcanjo@yahoo.com.br.  

Nayane Cristina Rodrigues de Brito, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo Jornalismo, Mídia e Memória.

Rodrigo Nascimento Reis, Universidade Federal Fluminense

 Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense(UFF). Pesquisador do Grupo Jornalismo, Mídia e Memória.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BRITO, Nayane Cristina Rodrigues de. O que eles lembram? Rádio Imperatriz e a memória dos ouvintes. In: BRITO, Nayane Cristina R. de; REIS, Rodrigo Nascimento; PINHEIRO et al. Jornalismo, mídia e sociedade: as experiências na Região Tocantina. São Luís: Edufma, 2016.

_______________________________. Ondas da memórias: a pioneira Rádio Imperatriz. Imperatriz: Haley AS, 2014.

CHARTIER, Roger. A história cultural: Entre práticas e representações. Lisboa:

Difel/Bertrand Brasil,1990.

FRANKLIN, Adalberto. Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2008.

GADINI Sérgio Luiz. Dilemas da Pesquisa no Jornalismo Contemporâneo: da abrangência midiática à ausência de métodos específicos de investigação. Trabalho apresentado no III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo 27 a 29 de Novembro de 2005. Florianópolis / Sc. Disponível em: <http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/iiisbpjor2005_-_ci_-_sergio_luiz_gadini.pdf>. Acessado em 30 de março de 2015.

NETO, António Fausto. O Jornalismo e os limites da representação. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura, n. 5/6, julho, 2011. ISSN 1645-2585. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/caleidoscopio/article/view/2240>. Acesso em 08 outubro de 2017.

PINHEIRO, Roseane A, SANTOS, Paula de Társsia de Sousa. A TV Difusora Sul: as práticas jornalísticas na década de 90. In: BRITO, Nayane Cristina R. de; REIS, Rodrigo Nascimento et al. Jornalismo, mídia e sociedade: as experiências na Região Tocantina. São Luís: Edufma, 2016.

REIS, Thays Assunção. Imprensa em Imperatriz-MA: uma proposta de periodização dos jornais impressos (1932-2010). Monografia (Curso de Jornalismo). Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2011.

___________________. A cultura nos diários maranhenses: uma análise editorial dos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial, Pequeno e O Progresso. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade estadual de Ponta Grossa, 2017.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.

TUCHMAN, G. La producción de la noticia: estudio sobre la construcción de la

realidad. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1983.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações. Lisboa: Editora Presença, 1987.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

PINHEIRO, Roseane Arcanjo; BRITO, Nayane Cristina Rodrigues de; REIS, Rodrigo Nascimento. ENTRE LINHAS E ENTRELINHAS: a produção cultural em impressos de Imperatriz-MA. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 836–857, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p836. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4483. Acesso em: 24 abr. 2024.