TI, EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p421Palavras-chave:
TI, emoções, educação, tecnologiaResumo
Estamos em um campo educacional onde as aulas de mestrado não são suportadas como a única forma de ensino-aprendizagem. Nas últimas décadas, experimentou uma revolução não só em termos de metodologias de aprendizagem, mas também na inclusão de novas tecnologias. Numerosas aplicações que vão desde ambientes de aprendizagem virtuais ou mesmo dispositivos de feedback, como botões que retornam respostas simples a perguntas em aula, sem esquecer todas as aplicações gamificadas para aumentar a motivação dos alunos nesse processo. No entanto, a qualidade da interação melhora e a direção principal é dar ao usuário uma experiência personalizada onde o sistema pode reagir antes das emoções do usuário. Este artigo pretende ser uma revisão a este respeito.
Downloads
Referências
MENDEZ A., Yenny. Marco de referencia para la captura semi-invasiva y análisis de las emociones en el proceso de evaluación con usuario de sistemas interactivos. Tesis doctoral Universidad del Cauca, 2015.
VILLAREAL F., Angela P., AGUIRRE A., Andrés., COLLAZOS O., César. A., GIL I., Rosa M., "Propuesta Metodológica para la Inclusión del Aspecto Emocional Dentro del Diseño de Interfaces de un Entorno Virtual de Aprendizaje". Revista Colombiana De Computación ISSN: 1657-2831 ed: Universidad Autonoma De Bucaramanga, v.15 fasc. p.89 - 99 , Colombia. 2014
PARIENTE, D.: Gamificación en aulas universitarias. Bellaterra : Institut de la Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona. Edit. Ruth S. Contreras Espinosa y Jose Luis Eguia .ISBN 978-84-944171-6-0, 2016
SÚAREZ, C.l, Los entornos virtuales de aprendizaje como instrumento de mediación. Universidad de Salamanca, Rev. N.4.. Disponível em . http://campus.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_04/n4_art_suarez.htm. Acesso em: 12 oct. 2017
FRAGOSO-LUZURIAGA, R.. Inteligência emocional e competências emocionais no ensino superior, o mesmo conceito?, Revista Iberoamericana de Educación Superior Vol. 6. Núm. 16.;6:110-25 - DOI: 10.1016/j.rides.2015.02.001 Mayo 2015
ISO-25001. https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso-iec:25001:ed-2:v1:en. 2014. Acesso em: 12 oct. 2017
MOSQUERA,E., Reconocimiento biométrico para una verdadera educación a distancia. Periódico El Mundo , Feb. 2016. http://www.elmundo.es/tecnologia/2016/02/17/56c3646cca47415b4e8b4624.html. Acesso em: 12 oct. 2017
RICOPIA. http://www.ricopia.com/principales-tendencias-educacion-2017/. 2017. Acesso em: 12 oct. 2017
ADAMS BECKER, S., CuUMMINS, M., DAVIS, A., FREEMAN, A., HALL GIESINGER, C., AND ANANTHANARAYANAN, V. The NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition (2017) http://educalab.es/documents/10180/38496/Resumen_Informe_Horizon_2017/44457ade-3316-418e-9ff9-fd5e86fc6707 Acesso em: 12 oct. 2017
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.