O USO DO SISTEMA SCALA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Thais Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Paloma Braga Calíope Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p337

Palavras-chave:

deficiência intelectual, mediação, aspectos semânticos da produção escrita, sistema SCALA

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de iniciação científica, que objetivou analisar a influência da mediação, por meio do uso do sistema SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo - software de elaboração de narrativas) sobre o desenvolvimento da escrita de sujeitos com deficiência intelectual. O texto se inscreve na abordagem cognitiva e sócio-interacionista. A metodologia consistiu no desenvolvimento de sessões individuais de intervenção para produção escrita, mediante o uso do sistema SCALA. As sessões individuais com a participação de quatro sujeitos ocorreram na frequência quinzenal com duração de aproximadamente 45 minutos. No presente texto, destaca-se o uso das produções de narrativas do sistema SCALA, adequando-as aos sujeitos com deficiência intelectual. Participaram das sessões, além de quatro jovens com deficiência intelectual, os mediadores pesquisadores, alunos bolsistas PIBIC. Os sujeitos com deficiência intelectual interagiam com o ambiente digital e utilizavam o teclado do computador no decorrer das produções com o sistema SCALA. Os dados da pesquisa evidenciam evolução quanto à fluência leitora e características da escrita. Os resultados também revelam a evolução dos sujeitos, quanto à coerência na produção escrita. Verifica-se uma evolução importante dos sujeitos, quanto aos benefícios da interação com o software, e com a mediação dos mediadores. Os dados sugerem que sujeitos com deficiência intelectual se beneficiam da mediação e eles são capazes de produzir textos mais qualitativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Professora na Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino. E-mail: adrianalimaverde@ufc.br. 

Ana Thais Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. ex-bolsista Pibic CNPq. E-mail: anathais1803@gmail.com. 

Paloma Braga Calíope, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ex-bolsista Pibic UFC. E-mail: palomabragacaliope@gmail.com. 

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.

ARARUNA, Maria Rejane. A prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará, 2013.

AUDY, P., RUPH, F.; RICHARD, M. La prévention dês échecs et desabandons parl'actualisation du potentiel intellectuel (A.P.I.). Revue Québécoise de Psychologie. nº 1. 1991, vol. 14.

BEZERRA, Tarcileide Maria Costa, FIGUEIREDO, Rita Vieira. Inclusão escolar: o aluno com deficiência na escola regular. In: FIGUEIREDO, Rita Vieira. Escola, diferença e inclusão. Edições UFC, .2010

DEBRAY, R. Apprendre à penser: Le programme de R. Feuërstein:une issue à échecscolaire. ESHEL, 1989.

FERRAZ, Clara Regina Abdalla; ARAÚJO, Marcos Vinícius de; CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues. 2010. Inclusão de crianças com síndrome de Down e Paralisia Cerebral no ensino fundamental I: comparação de relatos de pais e professores. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 16, n.3.Marília, Set/Dez, 2010.

FEUERSTEIN, R. The dynamic assessment on retarded performers: The learning potential assessment, devicetheory, instrument, and techniques. Baltimore. 1979.

FIGUEIREDO, R. V. de. El aprendizaje de la lengua escrita en sujetos con deficiencia mental. IV Congreso Internacional sobre adquisición de las lenguas del estado. Lenguage e Interculturalidad. Salamanca: Universidade de Salamanca, 2004.

FIGUEIREDO, R. V. El aprendizagem de la lengua em sujetos com deficiência mental. IV Congresso Internacional sobre le adquision das lenguas del estado 2005

________. Relatório Técnico de Pesquisa: Projeto Gestão da Aprendizagem na Diversidade. Universidade Federal do Ceará - CAPES. 2008a.

________. Eliene Vieira de. Prática de Leitura e de escrita na diversidade da sala de aula: desafios e possibilidades. Dissertação. Universidade Federal do Ceará, 2008b

________. FERNANDES, A. C. A importância da mediação pedagógica na apropriação de estratégias de escrita por alunos com deficiência intelectual. In: 19º Encontro de pesquisa educacional Norte e Nordeste, João Pessoa. 2009.

FIGUEIREDO, R. V; POULIN, J.-R.; GOMES; A. L. L. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 2. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).

GOMES, A. L. L. Como subir nas tranças que a bruxa cortou? Produção textual de alunos com Síndrome de Down. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Ceará, 2006.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

KATIMS, D. S. Emergency of literacy in preschool children with disabilities. Learning Dishability Quarterly, 1994.

KATIMS, D. S. Literacy assessment of students with mental retardation: an exploratory investigation. Education and training mental retardation and developmental disabilities, Learning Dishability Quarterly, v. 36, n. 4, 2001, pp. 363-372.

LUSTOSA, Francisca Geny. Concepções sobre deficiência mental e prática pedagógica: contexto que nega a diversidade. Dissertação, Universidade Federal do Ceará, 2002.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

OLIVEIRA, Solange Alves de. O ensino e a avaliação do sistema de escrita alfabética numa escolarização organizada em ciclos. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, 2004

PAOUR, J. L. Modele cognitif et developmental du retard mental: pour comprendre et intervenir. Université de Provence : Marsille, 1991.

PIAGET, J. La psychologie, les relations interdisciplinaires et le systeme des sciences. Bulletin de psychologie, 20, no. 254, 1966.

POULIN, J. R. Étude de influence procédure apprentissage de type socio-cognitif basée sur une confrontation interindividuelle de points de vue sur le développement opératoire enfants et adolescents ayant une déficience intellectuelle légère. Thèse de doctorat, Université de Montréal, 1989.

SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. FIGUEIREDO, Rita Vieira de. FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. p. 72/82, IN: GOMES, Adriana L. Limaverde... [et al.].- Deficiência mental, Atendimento Educacional Especializado, São Paulo : MEC/SEESP, 2007.

SALUSTIANO, D. A.; FIGUEIREDO, R. V. de.; FERNANDES, A. C. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental p. 72/82, IN: SANTANA, I. A Construção Social da Aprendizagem da Escrita. In: Revista Escola moderna, nº19, 5ª, 2003, pp. 5-32.

SILVA, C. B. A produção escrita de alunos com deficiência intelectual no contexto da mediação entre pares. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, 2012.

SINCLAIR, H. Lés débuts du language. Internacional Journal of early childhood, v.6 (1), 1974.

TEBEROSKY, A. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIEIRA, C. W. V.; SILVA, C. B.; FIGUEIREDO, R. V. de. A mediação e o conflito cognitivo como elementos constitutivos da produção textual de alunos com deficiência intelectual. In: FIGUEIREDO, R. V. de.; ROCHA, S. R. GOMES, A. L. L. Práticas de leitura no contexto da escola das diferenças. Fortaleza; Edições UFC, 2010.

VYGOTSKY, L. S.. Mind in society: the development of higher psychological process. Cambridge, Massachussetts: Harvard University Press, 1978

ZORZI, J. L. A intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem infantil. Rio de Janeiro: Revinter, 2ªed., 2002.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

GOMES, Adriana Leite Limaverde; OLIVEIRA, Ana Thais; CALÍOPE, Paloma Braga. O USO DO SISTEMA SCALA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 337–360, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p337. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4228. Acesso em: 27 abr. 2024.