O USO DO SISTEMA SCALA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p337Palavras-chave:
deficiência intelectual, mediação, aspectos semânticos da produção escrita, sistema SCALAResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de iniciação científica, que objetivou analisar a influência da mediação, por meio do uso do sistema SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo - software de elaboração de narrativas) sobre o desenvolvimento da escrita de sujeitos com deficiência intelectual. O texto se inscreve na abordagem cognitiva e sócio-interacionista. A metodologia consistiu no desenvolvimento de sessões individuais de intervenção para produção escrita, mediante o uso do sistema SCALA. As sessões individuais com a participação de quatro sujeitos ocorreram na frequência quinzenal com duração de aproximadamente 45 minutos. No presente texto, destaca-se o uso das produções de narrativas do sistema SCALA, adequando-as aos sujeitos com deficiência intelectual. Participaram das sessões, além de quatro jovens com deficiência intelectual, os mediadores pesquisadores, alunos bolsistas PIBIC. Os sujeitos com deficiência intelectual interagiam com o ambiente digital e utilizavam o teclado do computador no decorrer das produções com o sistema SCALA. Os dados da pesquisa evidenciam evolução quanto à fluência leitora e características da escrita. Os resultados também revelam a evolução dos sujeitos, quanto à coerência na produção escrita. Verifica-se uma evolução importante dos sujeitos, quanto aos benefícios da interação com o software, e com a mediação dos mediadores. Os dados sugerem que sujeitos com deficiência intelectual se beneficiam da mediação e eles são capazes de produzir textos mais qualitativos.
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