“G1 EM 1 MINUTO” E A NOVA LÓGICA DE APRESENTAÇÃO DAS NOTÍCIAS: da linguagem ao figurino
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650Palavras-chave:
telejornalismo, G1 em 1 minuto, linguagem, apresentação, figurinoResumo
O presente trabalho discorre sobre a nova lógica de apresentação empreendida pelo boletim “G1 em 1 minuto”, uma edição jornalística da Rede Globo integrada ao portal de notícias da emissora, o G1, que foi lançada em 2015. Trata-se da observação de três aspectos mais gerais que, aparentemente, buscam não só a renovação do gênero jornalístico, mas também podem ser encarados como uma estratégia de aproximação com a audiência jovem. Sendo assim, as três perspectivas relatadas no texto são: rompimento de um “padrão jornalístico”, transformação na forma como o conteúdo se manifesta e o emprego do figurino juvenil.
Downloads
Referências
BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002.
CALZA, Márlon Uliana. A camiseta e a rua: processos interacionais dos sujeitos pelo vestir. São Leopoldo: Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, 2009. 251 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2009.
CIRNE, Lívia. As renovações nas formas narrativas e de apresentação dos telejornais como lógicas de aproximação com os telespectadores. In: Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. João Pessoa; Ano 2, Vol. 2, N.1, 2015. p. 25-50.
DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: Informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulinas, 2004.
DUARTE, Elizabeth e FREITAS, Rose Lumertz de. Telejornais: a ruptura tonal com as expectativas do subgênero. In: E-compós. Brasília, s/v, s/n, abril, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/128/128>. Acesso em: 14 jul 2016.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CURVELLO, Vanessa. Telejornais: quem dá o tom? In: GOMES, Itania Maria Mota. Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 61-74
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blüsher, 2006.
JESUS, Rosane Martins de. G1 em 1 minuto: experimentação a partir da convergência das mídias. Artigo apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro, 2015.
MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo, Editora Moderna, 1988.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Notícias e serviço: um estudo sobre o conteúdo dos telejornais da Rede Globo. Tese de doutorado em Comunicação social. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001.
TRESCA, Laura Conde. Gênero Informativo. In: ASSIS, Francisco de; MELO, José Marques de (orgs.). Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
VIEIRA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
WAJNMAN, Solange. O Figurino Imaginado da TV: o que se pode aprender com ele. In: VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. Diário de pesquisadores: Traje de cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.