“G1 EM 1 MINUTO” E A NOVA LÓGICA DE APRESENTAÇÃO DAS NOTÍCIAS: da linguagem ao figurino

Autores

  • Lívia Cirne Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz) http://orcid.org/0000-0002-2904-7182
  • Vitor Curvelo Fontes Belém Universidade Federal do Maranhão
  • Agda Patrícia Pontes de Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650

Palavras-chave:

telejornalismo, G1 em 1 minuto, linguagem, apresentação, figurino

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a nova lógica de apresentação empreendida pelo boletim “G1 em 1 minuto”, uma edição jornalística da Rede Globo integrada ao portal de notícias da emissora, o G1, que foi lançada em 2015. Trata-se da observação de três aspectos mais gerais que, aparentemente, buscam não só a renovação do gênero jornalístico, mas também podem ser encarados como uma estratégia de aproximação com a audiência jovem. Sendo assim, as três perspectivas relatadas no texto são: rompimento de um “padrão jornalístico”, transformação na forma como o conteúdo se manifesta e o emprego do figurino juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cirne, Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz)

Doutora em Comunicação (UFPE), mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB), graduada em Comunicação – jornalismo (UFPB) e em Telecomunicações (IFPB). Professora adjunta do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, e líder do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais. E-mail: liviacirne.ufma@gmail.com.  

Vitor Curvelo Fontes Belém, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU). E-mail: vitorcfb@gmail.com.  

Agda Patrícia Pontes de Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Assistente do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: agdaaquino@gmail.com.  

Referências

BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002.

CALZA, Márlon Uliana. A camiseta e a rua: processos interacionais dos sujeitos pelo vestir. São Leopoldo: Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, 2009. 251 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2009.

CIRNE, Lívia. As renovações nas formas narrativas e de apresentação dos telejornais como lógicas de aproximação com os telespectadores. In: Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. João Pessoa; Ano 2, Vol. 2, N.1, 2015. p. 25-50.

DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: Informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

DUARTE, Elizabeth e FREITAS, Rose Lumertz de. Telejornais: a ruptura tonal com as expectativas do subgênero. In: E-compós. Brasília, s/v, s/n, abril, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/128/128>. Acesso em: 14 jul 2016.

DUARTE, Elizabeth Bastos; CURVELLO, Vanessa. Telejornais: quem dá o tom? In: GOMES, Itania Maria Mota. Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 61-74

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blüsher, 2006.

JESUS, Rosane Martins de. G1 em 1 minuto: experimentação a partir da convergência das mídias. Artigo apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro, 2015.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo, Editora Moderna, 1988.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Notícias e serviço: um estudo sobre o conteúdo dos telejornais da Rede Globo. Tese de doutorado em Comunicação social. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001.

TRESCA, Laura Conde. Gênero Informativo. In: ASSIS, Francisco de; MELO, José Marques de (orgs.). Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

VIEIRA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

WAJNMAN, Solange. O Figurino Imaginado da TV: o que se pode aprender com ele. In: VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. Diário de pesquisadores: Traje de cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

CIRNE, Lívia; BELÉM, Vitor Curvelo Fontes; AQUINO, Agda Patrícia Pontes de. “G1 EM 1 MINUTO” E A NOVA LÓGICA DE APRESENTAÇÃO DAS NOTÍCIAS: da linguagem ao figurino. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 650–674, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4842. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II