CURSOS DE LETRAS: o (quase não) lugar da formação tecnológica do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p1043

Palavras-chave:

curso de Letras, formação docente, tecnologia, currículos

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores de Letras para uso de tecnologias com o objetivo de discutir a formação tecnológica desses profissionais para atuação na docência de língua portuguesa e literatura. Para tanto, contempla análise documental de leis, resoluções e pareceres que balizam a formação de professores e diretrizes para oferta de cursos de Letras e apresenta exame de propostas de cursos presenciais de licenciatura em Letras que com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura, indicados em 2017 como cursos de excelência em avaliações do Ministério da Educação. A análise revela que a inserção da tecnologia em currículos de Letras é escassa em termos quantitativos, indicando compromentimento de seu uso pelo docente.

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Biografia do Autor

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorada em Letras – Literatura Brasileira, Mestra em Letras – Literatura Brasileira e Graduada em Letras. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). E-mail: anapaulateixeiraporto@gmail.com.

Luana Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorada em Letras – Literatura Comparada, Mestra em Letras – Literatura Brasileira e Graduada em Letras. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). E-mail: luanatporto@gmail.com

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

PORTO, Ana Paula Teixeira; PORTO, Luana Teixeira. CURSOS DE LETRAS: o (quase não) lugar da formação tecnológica do professor. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1043–1075, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p1043. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4661. Acesso em: 22 dez. 2024.