DISPOSITIVOS VESTÍVEIS APLICADOS NO ENSINO

Autores

  • Juliano Varella de Carvalho Universidade Feevale
  • Ari Renner Filho Universidade Feevale
  • Augusto Cesar Rodrigues de Oliveira Universidade Feevale
  • Vandersílvio da Silva Universidade Feevale
  • Maria da Graça Gomes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p509

Palavras-chave:

dispositivos vestíveis, educação, acelerômetro, frequência cardíaca, cálculo integral e diferencial

Resumo

A grande evasão e retenção de alunos em cursos de computação é uma realidade no Brasil. A forte rejeição dos alunos ingressantes pelas áreas de ciências exatas e a manutenção de métodos tradicionais de ensino, mesmo com tantos recursos tecnológicos disponíveis são fatores que influenciam a evasão e retenção. Dispositivos vestíveis ganham espaço atualmente em tarefas relacionadas ao esporte, saúde e educação. Aliar esse tipo de tecnologia em sala de aula, a fim de promover experiências práticas e discussões sobre a teoria é uma ação promissora. Esse artigo demonstra dois projetos de dispositivos vestíveis e suas experiências práticas. O primeiro permite aos alunos enxergar a relação de integrais com a distância percorrida por um corpo. O outro mostra uma aplicação prática do monitoramento de frequência cardíaca dos usuários.

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Biografia do Autor

Juliano Varella de Carvalho, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Computação (PUCRS). Mestre em Ciências da Computação (UFPB). Graduado em Ciências da Computação (Universidade Federal de Pelotas). E-mail: juliano.varella@gmail.com.

Ari Renner Filho, Universidade Feevale

Graduação em Ciências da Computação (FEEVALE). E-mail: arirenner@gmail.com.

Augusto Cesar Rodrigues de Oliveira, Universidade Feevale

Graduação em Ciências da Computação (FEEVALE). E-mail: augustocesar-rs@hotmail.com.

Vandersílvio da Silva, Universidade Feevale

Mestrado em Computação (UFRGS). Graduado em Engenharia Elétrica (UFRGS). E-mail: vandersilvio@feevale.br.

Maria da Graça Gomes, Universidade Feevale

Doutorado em Engenharia de Minas e Metalúrgica (UFRGS). Mestrado em Matemática Aplicada (UFRGS). Graduada em Matemática (UFRGS). E-mail: mariag@feevale.br.

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Publicado

2018-04-29

Como Citar

DE CARVALHO, Juliano Varella; FILHO, Ari Renner; OLIVEIRA, Augusto Cesar Rodrigues de; DA SILVA, Vandersílvio; GOMES, Maria da Graça. DISPOSITIVOS VESTÍVEIS APLICADOS NO ENSINO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 509–539, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p509. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4085. Acesso em: 14 nov. 2024.