Edições anteriores

  • Communication, Education and Technologies /Comunicação, Educação e Tecnologias (2022)
    v. 8 n. 1 (2022)

    (PT)

    A Revista Observatório inaugura um novo ano editorial com mudanças no formato de seus números. A revista que publicava números fechados passa a publicar em formato de fluxo contínuo. Dessa forma, os artigos assim que são aprovados pelos pareceristas e terminam o processo editorial já são disponibilizados para a comunidade científica. Dessa forma, deixamos de disponibilizar dossiês e números fechados, que demandavam editores e prazos fechados, para estimular a publicação em fluxo contínuo de artigos. Com isso, esperamos diminuir ainda mais os prazos de disponibilização do conhecimento científico público. 

     

     

    (EN)

    The Observatory Journal is inaugurating a new editorial year with changes in the format of its issues. The journal, which used to publish closed issues, is now publishing in a continuous flow format. In this way, the articles, once approved by the referees and after the editorial process, are already available to the scientific community. Thus, we are no longer providing dossiers and closed issues, which demanded editors and closed deadlines, to stimulate the publication of articles in continuous flow. With this, we hope to further reduce the deadlines for making public scientific knowledge available. 

     

    (ES)

    La Revista Observatório inaugura un nuevo año editorial con cambios en el formato de sus números. La revista, que solía publicar números cerrados, ahora publica en formato de flujo continuo. De este modo, los artículos se ponen a disposición de la comunidad científica tan pronto como son aprobados por los árbitros y se completa el proceso editorial. Así, dejamos de ofrecer dossiers y números cerrados, que requerían editores y plazos cerrados, para estimular la publicación de artículos en flujo continuo. Con ello, esperamos reducir aún más los plazos para hacer público el conocimiento científico. 

     

    Editores do número de 2022

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

  • Media innovation in Ibero-America: looking to the future / Inovação em mídia na Ibero-América: mirando o futuro
    v. 7 n. 4 (2021)

    Identificar, caracterizar e refletir criticamente sobre os processos inovadores da comunicação, da mídia e do jornalismo são os pontos centrais da edição temática de Inovação em mídia da Revista Observatório. O dossiê apresenta uma curadoria de artigos que exploram os cenários no Brasil e na Colômbia com destaque para inovações nos campos prático, acadêmico, social e econômico, onde são mostradas novas formas de aprendizagem mediadas por tecnologias, a criação de modelos de negócios e expansão transmídia de conteúdos, produtos ou serviços para ambientes multiplataforma. Como é imprescindível, a crise sanitária surge como um contexto atípico e de pano de fundo para algumas das discussões propostas.

     

    Organização do Dossiê Temático

    Profa. Dra. Ana Cecília Bisso Nunes (PUCRS, Brasil)

    Profa. Dra. Ana Marta Moreira Flores (NOVA, Portugal)

    Profa. Dra. Maria Isabel Villa Montoya (EAFIT, Colômbia)

     

    Organização dos Temas Livres

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins, Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 0%  | Taxa de aceitação do número:  6%  | Taxa de recusa do número: 94%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

  • Vol. 7 n. 3 (2021): Applied Research / Pesquisa Aplicada Jul-Set (2021)
    v. 7 n. 3 (2021)

    A pesquisa aplicada é a modalidade de investigação orientada à solução de problemas reais. Tal caminho exige, além das atividades normais de descrição e interpretação dos dados coletados, um direcionamento para a predição e a prescrição, atividades ainda pouco comuns dentro do campo da Comunicação. Mesmo assim, o ambiente digital e as profundas modificações tecnológicas, sociais e econômicas que tem gerado, constituem um fator de mudança capaz de alterar esse histórico distanciamento. Entenda-se que a pesquisa aplicada não se constitui apenas pelo desenvolvimento de produtos ou processos, mas resultados deste tipo que estejam relacionados a um problema específico, que é vivenciado por alguém, sendo este último o potencial beneficiário do resultado final do esforço de pesquisa. Neste número, os artigos enfocam matizes diferenciadas da pesquisa aplicada em Comunicação e Jornalismo. 

     

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Márcio Carneiros dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (Brasil).

     

    Taxa de endogenia do número: 0%  | Taxa de aceitação do número:  8%  | Taxa de recusa do número: 92%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

  • v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021)
    v. 7 n. 2 (2021)

    Este dossiê temático tem como foco a Comunicação e as múltiplas relações com o ensino. Entende-se que a cosntrução de espaços comunicacionais inclusivos e formativos é essencial para o desenvolvimento do connhecimento. Nesse sentido, o presente número da Revista Observatório agrega conhecimentos múltiplos que permitem ampliar as perspectivas em torno do aprender, do ensinar e do comunicar. 

     

    Organização do Dossiê e artigos livres

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 0,3%  | Taxa de aceitação do número:  8%  | Taxa de recusa do número: 92%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

  • v. 7 n. 1 (2021) Communication, culture, differentiated school education and ethno-education /Comunicação, cultura, educação escolar diferenciada e etnoeducação Jan-Mar (2021)
    v. 7 n. 1 (2021)

    v. 7 n. 1 (2021) Communication, culture, differentiated school education and ethno-education /Comunicação, cultura, educação escolar diferenciada e etnoeducação Jan-Mar (2021)

    This thematic dossier, part of the Observatório Magazine, is one of the fruits of an expressive movement of researchers, teachers and students who assume with courage, ethics and deep respect, the approximation between scientific knowledge and the demands of indigenous peoples (indigenous, in this case Brazilian communities) and traditional communities (among them quilombola, generizeiras, riverside and caiçaras communities, people from terreiros, leaks, people from the bottom of pastures, communities from immigration processes, extractivists and pantaneiras), within the specificities of communication, culture and ethno-education.

     

    Este dossiê temático, integrante da Revista Observatório, é um dos frutos de um
    expressivo movimento de pesquisadores, professores e estudantes que assumem com
    coragem, ética e profundo respeito, a aproximação entre o conhecimento científico e as
    demandas de povos originários (indígenas, no caso brasileiro) e de comunidades
    tradicionais (dentre elas as comunidades quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas e caiçaras, povos de terreiros, vazanteiros, povos de fundo de pastos, comunidades oriundas de processos de imigração, extrativistas e pantaneiras), dentro das especificidades da comunicação, cultura e etnoeducação.

     

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Prof. Dr. Alceu Zoia, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. 

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 0,3%  | Taxa de aceitação do número:  8%  | Taxa de recusa do número: 92%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • Disinformation, threats to democracy and opportunities for media literacy / Desinformação, ameaças à democracia e oportunidades de letramento/literacia midiática
    v. 6 n. 6 (2020)

    O dossiê reuniu pesquisas e reflexões acerca do contexto atual de pós-verdade, desordem informacional, crise de credibilidade do jornalismo, ameaças à democracia e a urgência de literacias midiáticas, seja em espaços formais e informais de educação, seja em contexto parental. Também focou em estudos sobre economia política da comunicação e os impactos sofridos com a desinformação, accountability da mídia, papel dos observatórios de mídia e imprensa no combate à desinformação, assim como ações de ongs, instituições públicas e privadas e grupos de fact-checking, bem como as consequências bio-psico-sociais para os cidadãos.   

    Organização do Dossiê

    Profa. Dra. Cristiane Parente de Sá Barreto, Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal.

    Profa. Dra. Ana Maria da Conceição Veloso, Departamento de Comunicação da UFPE e Coordenadora do Observatório de Mídia, Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 1%  | Taxa de aceitação do número:  10%  | Taxa de recusa do número: 90%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization / Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização
    v. 6 n. 5 (2020)

    As histórias de vida são, há algum tempo, defendidas por profissionais de mercado e pesquisadores da área de Comunicação como alternativa para os relatos tecnicistas e focados em estatísticas, que ocupam a maior parte das abordagens midiáticas. Dessa maneira, as narrativas centradas em personagens corresponderiam a uma forma de expressão da identidade e produziriam, como efeitos, a humanização e a representatividade de grupos. Costuma-se acrescentar ainda que a presença dessas histórias, quando retratam a diversidade, seria capaz de quebrar ou minimizar estereótipos.

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Fabiano Ormaneze, Centro Universitário Metrocamp / Centro Universitário Anchieta, Brasil. 

    Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, Centro Universitário Salesiano de São Paulo /Centro Universitário Anchieta, Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 1%  | Taxa de aceitação do número:  10%  | Taxa de recusa do número: 90%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • Sociality and digital agency: individuals, collectives and institutions /Sociabilidades e Agências Digitais: Sujeitos, coletivos e instituições
    v. 6 n. 4 (2020)

    A proposta do dossiê SOCIABILIDADE E AGÊNCIAS DIGITAIS: sujeitos, coletivos e instituições nasce em um contexto onde tecnologias comunicacionais produzem saturação informacional. Há poucos meses éramos circundados pela ameaça da eclosão de uma terceira guerra mundial ou pensávamos nos impactos socioambientais do incêndio descontrolado na Austrália, mal sabíamos que o coronavírus, covid-19, receberia o status de Pandemia e impactaria a todo(a/e)s, com tantas mortes e ampliação de desigualdades. O que para nós era interesse de pesquisa, enquanto teoria, metodologia e campo, faz-se cotidiano, hoje, devido a necessidade do isolamento social. O digital e os usos da internet por sujeitos, coletivos e instituições são tema central deste dossiê  que reúne textos cuja finalidade é compreender as relações mediadas por tecnologias tecno-comunicacionais digitais, as articulações de marcadores sociais da diferença (como gênero, raça, orientação sexual, geolocalização e poder, etc.) para (e na) mobilização política em mídias e plataformas digitais em um momento de Web Semantic (human-machine-co-operators).

     

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Prof. M. Ana Carolina Costa dos Anjos - Opaje/UFT e NEAB/UFSCar, Brasil.

    Prof. M. Milena de Lima e Silva - SAGEMM/USP/UFSCar e  LAC/Oxford.

     

    Taxa de endogenia do número: 1%  | Taxa de aceitação do número:  10%  | Taxa de recusa do número: 90%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 6 n. 3 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19
    v. 6 n. 3 (2020)

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 2%  | Taxa de aceitação do número:  10%  | Taxa de recusa do número: 90%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 6 n. 2 (2020): Human and Social Sciences against Covid-19 / Ciências Humanas e Sociais no enfrentamento da COVID-19
    v. 6 n. 2 (2020)

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 2%  | Taxa de aceitação do número:  10%  | Taxa de recusa do número: 90%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 6 n. 1 (2020): Teaching, research and training in Communication and Journalism / Ensino, pesquisa e formação em Comunicação e Jornalismo Jan-Mar(2020)
    v. 6 n. 1 (2020)

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 2%  | Taxa de aceitação do número:  10%  | Taxa de recusa do número: 90%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019)
    v. 5 n. 6 (2019)

    O novo dossiê, intitulado NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios, foi organizado pelos colegas Dr. Fagno da Silva Soares do CLIO & MNEMÓSINE/IFMA e Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP e, do Dr. Jesus Marmanillo Pereira do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e Imagens - LAEPCI/UFMA). O dossiê reuniu um coletivo de pesquisas e reflexões cujos objetos e perspectivas investigativas inscrevem-se sob a rubrica da etnografia ou Virtual Ethnography como sugere Christine Hine (2000) e suas relações com o que temos chamado de Humanidades Digitais, enquanto ferramenta metodológica, técnica interpretativa ou prática investigativa acerca das comunidades digitais offline ou online apropriadas por uma análise investigativa no/do ciberespaço. Nesse sentido buscou-se criar um espaço de diálogo transdisciplinar na qual os usos na/da internet e seus impactos sóciodigitais possibilitam reflexões e narrativas no âmbito das percepções e das sociabilidades digitais, constituindo um campo no qual se aproximam a comunicação das humanidades.

     

    Organização do Dossiê

    Prof. Dr. Fagno da Silva Soares do CLIO & MNEMÓSINE/IFMA e Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP  do

    Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e Imagens - LAEPCI/UFMA

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 4%  | Taxa de aceitação do número:  6%  | Taxa de recusa do número: 94%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 5 n. 5 (2019): Tecnologias ciberculturais e Educação Empreendedora Ago (2019)
    v. 5 n. 5 (2019)

    O primeiro intitulado TECNOLOGIAS CIBERCULTURAIS, foi organizado pelos colegas Dra. Valdirene Cássia Silva, Dra. Irenides Teixeira, Dr. Edvaldo Couto e Dra. Liana Vidigal e tem o objetivo de socializar as pesquisas sobre o Jornalismo e suas aplicações.  O segundo, intitulado EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NORTE DO BRASIL, foi organizado pelo colega Dr. Kleber Abreu Sousa e  tem como foco trazer artigos que versem sobre a inovação e uma educação empreendedora em pesquisas no norte do Brasil.

     

    Organização do Dossiê Temático ITECNOLOGIAS CIBERCULTURAIS

    Profa. Dra. Valdirene Cássia Silva, Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Brasil. 

    Profa. Dra. Irenides Teixeira, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Brasil.

    Prof. Dr. Edvaldo Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. 

    Profa. Dra. Liana Vidigal, Universidade Federal da Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Organização do Dossiê Temático II

    Prof. Dr. Kleber Abreu Sousa, Universidade Federal da Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 5%  | Taxa de aceitação do número:  7%  | Taxa de recusa do número: 93%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 5 n. 4 (2019): Extensão em Comunicação Jul-Set (2019)
    v. 5 n. 4 (2019)

    Do tripé constitutivo da universidade, a extensão é o que menos tem publicações específicas, congressos e livros a ela dedicados. A partir da relação com o ensino e a pesquisa, essa constatação indica uma necessidade de mais destaque para os relatos extensionistas, focados no atendimento à comunidade e na difusão para o público – além dos pares da academia – do conhecimento produzido nos grupos científicos, nos laboratórios, nas salas de aula e nas interações com a sociedade. Dessa forma, o dossiê temático é dedicado ao tema EXTENSÃO EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO: diálogos por e entre saberes. Este dossiê reúne artigos, com produção de instituições diferentes, públicas e privadas, busca contribuir para que a extensão também tenha publicações qualificadas e as experiências possam, não só ser registradas, como também servir de base para outras ações. A capa foi produzida pelo professor e artista Adriano Alves da Silva (Adrians). 

     

    Organização do Dossiê Temático IEXTENSÃO EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO: diálogos por e entre saberes

    Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal)/ Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), Brasil

    Prof. Fabiano Ormaneze,  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Centro Universitário UniMetrocamp Wyden  (UniMetrocamp) / Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), Brasil

    Profa. Dra. Sandra de Deus,  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 3%  | Taxa de aceitação do número:  7%  | Taxa de recusa do número: 93%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019)
    v. 5 n. 3 (2019)

    O dossiê especial “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas” reúne um conjunto de pesquisas e estudos de cunho interdisciplinar, embora mantendo um eixo comum de abordagem nas interfaces entre educação e tecnologias digitais no espectro do Ensino a Distância (EaD). Esse recorte temático pretende, assim, contribuir para reflexões teórico-práticas em torno da educação mediada por tecnologias, bem como destacar os desafios que se colocam em relação aos papeis e às práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Além disso, a perspectiva abrangente, transdisciplinar e crítica dos artigos, articulam saberes e práticas que ajudam a consolidar conhecimento sobre a educação a distância, área que tende a ganhar cada vez mais espaço na contemporaneidade.

     

    Organização do Dossiê Temático IEDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: perspectivas, contextos e práticas

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

    Profa. Dra. Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

     

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 20%  | Taxa de aceitação do número:  8%  | Taxa de recusa do número: 92%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento) 

  • v. 5 n. 2 (2019): Estudos comunicacionais na América Latina Abr-Jun (2019)
    v. 5 n. 2 (2019)

    Revista Observatório em seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, traz mais um dossiê especial intitulado ESTUDOS COMUNICACIONAIS NA AMÉRICA LATINA,  com um recorte de debate exatamente sobre aspectos da comunicação na América Latina, contribuindo com discussões teóricas e tratativas da aplicação de conceitos junto às territorializadades comunitárias regionais e nacionais.

     

    Organização do Dossiê Temático I: ESTUDOS COMUNICACIONAIS NA AMÉRICA LATINA

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Prof. Dr. Raúl Herrera Echenique, Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación (FISEC), Chile

    Prof. Dr. Renato Dias Baptista, Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 3%  | Taxa de aceitação do número:  9%  | Taxa de recusa do número: 91%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

  • Vol. 5 N. 1 Redes Educativas e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem Jan-Mar 2019
    v. 5 n. 1 (2019)

    A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! 

    O primeiro, intitulado REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM, tem foco em contribuir para a discussão sobre modos outros de “pensarfazer” a pesquisa e a prática em Educação, tomando como ponto de partida as bases epistemológicas da multirreferencialidade e a noção de redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagemensino. O dossiê apresenta relatos e reflexões científicas de autores brasileiros e do exterior (Inglaterra) derivadas de investigações sistemáticas e de experiências institucionais relevantes para o contexto nacional. O segundo, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, tem como foco a divulgação de pesquisas que abordam as TDIC como importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e social, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.

     

    Organização do Dossiê Temático I: REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Edméa de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil.

    Profa. Dra. Frieda Maria Marti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.

    Profa. Dra.  Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.

     

    Organização do Dossiê Temático II: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores 

    Profa. Dra. Lina Maria Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Profa. Dra. Suzana Giglioli Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 3%  | Taxa de aceitação do número:  12%  | Taxa de recusa do número: 88%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

  • Vol. 4 N. 6 Jornalismo Literário Out-Dez 2018
    v. 4 n. 6 (2018)

    A Revista Observatório apresenta seu sexto número de 2018, com capa produzida pelos colegas do Coletivo Fabulografias (UNICAMP/UNISO), trazendo dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado JORNALISMO LITERÁRIO, tem o objetivo de socializar as pesquisas sobre histórias de vida de pesquisadores de Jornalismo Literário. O segundo, intitulado COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E AMAZÔNIA,  tem como foco trazer artigos que versem sobre as relações de Comunicação e Política no contexto da Amazônia Legal como estudos realizados por pesquisadores (as) que estão vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediados na região e que pesquisam Comunicação e Política.

     

    Organização do Dossiê Temático I: JORNALISMO LITERÁRIO

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

     

    Profa. Dra. Monica Martinez, Universidade de Sorocaba (UNISO), Brasil.

    Prof. Dr. Mateus Yuri Passos, Universidade Metodista de São Paulo (UNIMEP), Brasil.

     

    Organização do Dossiê Temático II: COMUNICAÇÃO, POLíTICA E AMAZÔNIA

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

     

    Profa. Dra. Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Profa. Dra. Danila Gentil Rodriguez Cal, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.

    Profa. Dra. Li-Chang Shuen, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 12,14%  | Taxa de aceitação do número:  19%  | Taxa de recusa do número: 81%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

  • Vol. 4 N. 5 (Multi)letramentos, Formação de Professor e Tecnologias na Cibercultura Ago 2018
    v. 4 n. 5 (2018)

    A Revista Observatório apresenta seu quinto número de 2018, com capa produzida pelo colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado (MULTI)LETRAMENTOS, FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS NA CIBERCULTURA, foi organizado pelos colegas Dra. Obdália Santana Ferraz Silva e Dra. Úrsula Cunha Anecleto, ambas da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e tem o objetivo de socializar as pesquisas sobre diversidade de práticas de letramentos que se desenvolvem na sociedade contemporânea. O segundo, intitulado MÍDIA, MEMÓRIA E CULTURA REGIONAL, foi organizado pelos colegas Dra. Karina W. Janz e Dr. Sérgio Luiz Gadini ambos do Grupo de Pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e  tem como foco a memória e a cultura regional em face da (oni)presença das produções midiáticas.

     

    Organização do Dossiê Temático I: (MULTI)LETRAMENTOS, FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS NA CIBERCULTURA

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Obdália Santana Ferraz Silva,  Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Brasil.

    Profa. Dra. Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Brasil.

     

    Organização do Dossiê Temático II: MÍDIA, MEMÓRIA E CULTURA REGIONAL

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Karina W. Janz, Grupo de Pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

    Prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini, Grupo de Pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 12,14%  | Taxa de aceitação do número:  19,35%  | Taxa de recusa do número: 80,65%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

  • Vol. 4 N. 4 Jogos digitais, aplicativos, simuladores e gamificação: delineando práticas para educação e saúde Jul-Set 2018
    v. 4 n. 4 (2018)

    A Revista Observatório apresenta seu quarto número de 2018, com capa produzida pela colega, professora e artista Amanda Leite, trazendo dois  dossiês especiais! O primeiro, intitulado JOGOS DIGITAIS, APLICATIVOS, SIMULADORES E GAMIFICAÇÃO – DELINEANDO PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE,  tem o objetivo de socializar as pesquisas  sobre jogos, aplicativos e simuladores que vem sendo realizadas nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, no Brasil e em Portugal. O segundo, intitulado NOTICIABILIDADE, mapea as diferentes acepções que a noticiabilidade adquire nos meios acadêmicos brasileiro e anglo-saxão, além de apontar pistas para se problematizar as modalidades de leitura e formulação nativa do conceito.

     

     

    Organização do Dossiê Temático I: JOGOS DIGITAIS, APLICATIVOS, SIMULADORES E GAMIFICAÇÃO – DELINEANDO PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Lynn Alves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. 

    Profa. Dra. Isa Neves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.

     

    Organização do Dossiê Temático II: NOTICIABILIDADE

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Lia Seixas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. 

    Prof. Dr. Alfredo Vizeu, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 10,34%  | Taxa de aceitação do número:  24,22%  | Taxa de recusa do número: 75,78%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

  • Vol. 4 N. 3 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas a Educação Mai 2018
    v. 4 n. 3 (2018)

    A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quarto ano, com capa produzida pela colega, professora e artista Amanda Leite, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS A EDUCAÇÃO, reuniu um coletivo de pesquisas hodiernas cujos objetos e perspectivas analítico-interpretativas, empírico-conceituais e teórico-metodológicas inscrevem-se sob a rubrica das tecnologias numa perspectiva interdisciplinar na parelha educação-inclusão perscrutadas a partir de abordagens e temáticas multidisciplinares, interseccionando um tripé-eixo vertical, a saber: tecnologia, comunicação e ensino. O segundo, intitulado JORNALISMO EM PAUTA: PERMANÊNCIAS E IMPERMANÊNCIAS, enfoca-se a Comunicação.  Parte-se da constatação de que o mundo da comunicação está em plena ebulição. Atribuídas às tecnologias digitais e à convergência multimidiática, as transformações atingem tanto a estrutura e a propriedade dos veículos, quanto a pesquisa, a produção e a difusão da informação. Ao longo de sua história, a tecnologia sempre alterou diretamente a prática jornalística, mas não é arriscado afirmar que, por conta da Internet, essas alterações se tornaram mais radicais e aceleradas.

     

    Organização do Dossiê Temático ITECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS A EDUCAÇÃO

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Profa. Dra. Maria Rosangela Bez, da Universidade Feevale – Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (Brasil)

    Prof. Dr. Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e líder do CLIO & MNEMÓSINE - Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória (IFMA) (Brasil)

    Prof. Dr. Néstor Darío Duque Méndez, Universidad Nacional de Colombia. Sede Manizales. Grupo de Investigación en Ambientes Inteligentes Adaptativos (GAIA) (Colômbia)

    Profa. Dra. Valentina Tabares Morales, Universidad Nacional de Colombia - Sede Manizales, Departamento de Informática y Computación, Grupo de Ambientes Inteligentes Adaptativos (GAIA) (Colômbia).

     

    Organização do Dossiê Temático II: JORNALISMO EM PAUTA: PERMANÊNCIAS E IMPERMANÊNCIAS

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Prof. Dra. Thaísa Bueno, Grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

    Profa. Dra. Giovana Mesquita, Grupo de Pesquisa Dinâmicas do Jornalismo e Grupo Jornalismo e Contemporaneidade, ambos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 12%  | Taxa de aceitação do número:  22,18%  | Taxa de recusa do número: 77,82%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)  

  • Vol. 4 N. 2 (2018) Estudos sobre a naturalização da cultura da violência na sociedade midiatizada Abr-Jun 2018
    v. 4 n. 2 (2018)

    Nesse número publicamos dois dossiês temáticos: o primeiro intitulado A NATURALIZAÇÃO DA CULTURA DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE MIDIATIZADA organizado pelo professor Geraldo da Silva Gomes da Universidade Estadual do Tocantins e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/MPTO), que destaca o fenômeno da violência em interface com a comunicação; o segundo, intitulado EDUCAÇÃO, CULTURA E CRÍTICA DA RAZÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS, organizado pelos professores Adriano Machado Oliveira e Juciley Silva Evangelista Freire ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), discutem a problemática da Educação e sua inter-relação com a Cultura e os desafios postos pela contemporaneidade para as novas e velhas formas do pensamento ou das racionalidades operantes na construção da realidade social.

     

    Organização do Dossiê Temático IA NATURALIZAÇÃO DA CULTURA DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE MIDIATIZADA

    Editores convidados/ Guest Editors/ Editores invitados

    Prof. Dr. Geraldo da Silva Gomes, Universidade Estadual do Tocantins, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/MPTO)

     

    Organização do Dossiê Temático II: EDUCAÇÃO, CULTURA E CRÍTICA DA RAZÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

    Prof. Dr. Adriano Machado Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Profa. Dra. Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Organização dos artigos livres

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

     

    Taxa de endogenia do número: 20%  | Taxa de aceitação do número:  26,57%  | Taxa de recusa do número: 73,43%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

     

  • Vol. 4 N. 1 (2018) Pós-verdade, Escrita e... Janeiro-Março 2018
    v. 4 n. 1 (2018)

    Nesse número publicamos dois dossiês temáticos: o primeiro intitulado Pós-verdade, escrita e..., organizado pelos professores Amanda M. P. Leite, Leon Farhi Neto e Renata Ferreira da Silva, ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  que problematizam a pós-verdade  em outros lugares, meios e relações, enfim, em outros modos de escrita, nos quais e pelos quais também comunicamos e nos tornamos o que somos; o segundo, intitulado Crítica das práticas jornalísticas, organizado pela professora Beatriz Marocco, da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) enfoca as manifestações contemporâneas de crítica das práticas jornalísticas por meio de seis exercícios pontuais de análise.

     

     

    Organização do Dossiê Temático 1: Pós-verdade, escrita e...

    Profa. Dra. Amanda M. P. Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

    Prof. Dr. Leon Farhi Neto, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

    Profa. Dra. Renata Ferreira da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Organização do Dossiê Temático 2: Crítica das práticas jornalísticas

    Profa. Dra. Beatriz Marocco, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), Brasil. 

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 8,57%  | Taxa de aceitação do número:  20,71%  | Taxa de recusa do número: 79,29%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

  • V. 3 N. 6 (2017) Processos formativos, comunicação e educação pós-Bolonha Out-Dez 2017
    v. 3 n. 6 (2017)

    O dossiê objetiva problematizar uma agenda de debate voltada para a configuração de áreas-chave no campo da cooperação internacional em matéria de educação, tais como: acesso, qualidade e equidade. São constituídos acordos, estratégias e políticas, os quais traduzem uma agenda de cooperação, tendo a educação um papel fundamental nessa seara. Nesse campo, várias estratégias e iniciativas se destacam, tais como o estabelecimento da Rede Universitária do BRICS, o reconhecimento mútuo dos títulos e diplomas do ensino superior, entre outros. Essas estratégias, acordos e políticas se inserem no contexto de reforço da cooperação intra-blocos regionais, tendo como caso paradigmático o Processo de Bolonha europeu, cujo documento-símbolo, a Declaração de Bolonha (1999), volta-se à afirmação de uma área europeia de ensino superior e de investigação, cujos antecedentes de formação remontam ao final da década de oitenta e noventa do século XX, com a elaboração dos documentos Magna Charta Universitatum (1988) e a Declaração de Sorbonne (1998).

    Organização do Dossiê Temático I: Processos formativos, Comunicação e Educação Pós-Bolonha

    Prof. Dr. Luis Carlos Martins de Almeida Mota / Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal.

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior / Universidade Federal do Tocantins (UFT),Brasil. 

     

    Organização do Dossiê Temático II: Mulher e Mídia 2

    Profa. Dra. Sandra de Souza Machado / Universidade de Brasília (UnB),Brasil. 

    Profa. Dra. Cynthia Mara Miranda / Universidade Federal do Tocantins (UFT),Brasil. 

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 33%  | Taxa de aceitação do número:  17,14%  | Taxa de recusa do número: 82,86%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

    The Internet Archive: https://archive.org/details/vol.3.n.6.2017

  • V. 3 N. 5 (2017) História Digital: Perspectivas, Experiências e Tendências - Edição Especial 2 Agosto 2017
    v. 3 n. 5 (2017)

    O dossiê objetiva criar um ambiente dialógico com pesquisas inscritas no pujante campo da história digital, ensejando ser um espaço profícuo ao debate interdisciplinar de pesquisadores que se debruçam sob a rubrica da história digital e pública, amalgamando diferentes linguagens e tecnologias. O crescente interesse pela temática, sublinha a necessidade de refletirmos acerca das disputas conceituais e de campo da história digital, bem como, suas perspectivas, experiências e tendências no Brasil em três pontos: ensino, pesquisa e divulgação nas mídias digitais. E, por conseguinte, suas reverberações socioculturais e políticas nas linguagens cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e/ou midiática no ciberespaço. Considerando as matrizes e embates teórico-metodológicos nas relações entre a história digital e a história pública, perpassadas das ferramentas digitais de comunicação. Destarte, objetiva-se constituir um espaço de acolhimento e partilha de reflexões, de modo a contribuir na difusão e alargamento das discussões que gravitam em torno da história digital que tencionam os processos histórico-sociais contemporâneos, a partir da reflexão-ação-reflexão orientada por um eixo principal, qual sejam as questões epistemológicos e metodológicas da história digital e suas relações prático-empíricas entre o historiar e o noticiar no ciberespaço, tomando os usos de diferentes linguagens digitais ao grande público que vão desde os e-mails até os museus virtuais, passado por blogs, portais, redes sociais e acervos em geral, com a ampliação cada vez maior da audiência.

      

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. Fagno da Silva Soares, CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e NEHO/USP, Brasil.

    Profa. Dr. Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Núcleo de Estudos em História Oral NEHO/USP, Rede Brasileira de História Pública e Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Brasil. 

    Prof. Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho, Rede Brasileira de História Pública, Café História e Professor da Universidade Federal Fluminense-UFF, Brasil. 

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 20%  | Taxa de aceitação do número:  24,75%  | Taxa de recusa do número: 75,25%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.vol3.n5

  • V. 3 N. 4 (2017) Comunicação, Educação e Tecnologias Jul-Set 2017
    v. 3 n. 4 (2017)

    O dossiê tem como proposta a divulgação das pesquisas que discutem os problemas da interface da educação contemporânea com a comunicação e as tecnologias digitais. Trata-se de resultados da reflexão/pesquisa acadêmica que procuram responder aos novos desafios das transformações que as tecnologias digitais promovem nas relações sociais, nos meios de comunicação e nas práticas educativas.

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

    Prof. Dr. Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho (UMinho), Portugal

    Profa. Dra. Valdirene Cássia da Silva, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) / Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Brasil. 

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

     

    Taxa de endogenia do número: 20%  | Taxa de aceitação do número:  23%  | Taxa de recusa do número: 77%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

    The Internet Archive: https://archive.org/details/vol.3.n.4.2017

  • V. 3 N. 3 (2017) Tecnologia e Narrativas Digitais - Edição Especial 1, Maio 2017
    v. 3 n. 3 (2017)

    O dossiê "Tecnologia e narrativas digitais" reuniu textos que demonstram o enorme conjunto de possibilidades de investigação hoje disponíveis para as Ciências Sociais Aplicadas, passando pelas Humanidades que olham para o ambiente digital (Digital Humanities) e para a Comunicação em especial, principalmente quando abre pontes de contato com outras tradições da ciência.

     

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. Márcio Carneiro dos Santos, Laboratório de Convergência de Mídias - LABCOM/Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil.   

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 20%  | Taxa de aceitação do número:  22,42%  | Taxa de recusa do número: 77,58%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

     

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

    The Internet Archive: https://archive.org/details/vol3.n3.2017_201705

  • V. 3 N. 2 (2017) Por uma história pública: comunicação e ensino Abr-Jun 2017
    v. 3 n. 2 (2017)

    O dossiê reuniu pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, com ancoragem no amplo espectro da história pública, interseccionando dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre Comunicação e Ensino.

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. Fagno da Silva Soares (CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e NEHO/USP)

    Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai (Núcleo de Estudos em História Oral NEHO/USP, Rede Brasileira de História Pública e Universidade Federal de Alfenas UNIFAL).

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 15%  | Taxa de aceitação do número:  20,79%  | Taxa de recusa do número: 79,21%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

    The Internet Archive: https://archive.org/details/Observatorio.vol3.n2.2017

     

    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2

  • Vol. 3 N. 1 (2017) Mulher e mídia Janeiro-Março 2017
    v. 3 n. 1 (2017)

    O dossiê Mulher e Mídia traz artigos que versam sobre as representações das mulheres nas mídias, em seus vários produtos, com destaque para as relações de gênero que são construídas e desconstruídas nos meios de comunicação de massa; a desigualdade de poder e a invisibilidade das mulheres nos cargos de poder da indústria midiática.

     

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dra. Cynthia Mara Miranda, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

    Profa. Dra. Sandra Machado/Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 10%  | Taxa de aceitação do número:  18,69%  | Taxa de recusa do número: 81,31%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.3.n.1.2017  

  • Vol. 2 N. 5 (2016) História da Comunicação na Amazônia Setembro-Dezembro 2016
    v. 2 n. 5 (2016)

    A edição traz artigos que versam sobre a história da comunicação na Amazônia, levando em consideração a transformação de processos comunicativos autóctones ou introduzidos pelos colonizadores, desde as formas de intercâmbio de ideias mais rústicas até as tecnologias de informação mais recentes. As abordagens levam em conta a grande hibridação das metodologias e formas de trabalho no terreno de comunicação e da história, envolvendo desde a análise qualitativa ou quantitativa, temporalidades micro ou geo-históricas, desde que concernentes ao cosmo amazônico - brasileiro ou não.  

     

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. Luis Francisco Munaro/Universidade Federal de Roraima (UFRR), Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR)-Norte, Brasil

    Profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas/Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 5%  | Taxa de aceitação do número:  42,55%  | Taxa de recusa do número: 57,45%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: doi:10.7910/DVN/OLSXMB

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.2.n.5.2016

  • V. 2 N. 4 (2016) Comunicação: revisitando conceitos e teorias (Edição Especial 2 2016) Outubro 2016
    v. 2 n. 4 (2016)

    O dossiê que acaba de se estruturar surge da observação de se repensar, recontextualizar e indicar novos olhares sobre conceitos clássicos e correntes teóricas da comunicação, em uma tentativa de olhar “mesmo no diferente e de diferente no mesmo”, bem como instigar a reflexão sobre o aporte de teorias por parte dos pesquisadores que ainda mantém um olhar raso, não conectado com as vertiginosas mudanças na produção e no consumo midiático. Sobretudo, convém aos docentes e pesquisadores inseridos nas escolas de Comunicação um esforço no sentido de atualizar-se diante destas mudanças a fim de se engajar melhor nos projetos de seus discentes.

    Organização do Dossiê Temático:

    Profa. Dra. Verônica Dantas Menezes/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes/Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 5%  | Taxa de aceitação do número:  33,89%  | Taxa de recusa do número: 66,11%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/LC06RG

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.2.n.4.2016

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    V. 2 N. 3 (2016) Memória, Gênero e Comunicação: Fronteiras da memória, subjetividade, gênero, comunicação e cinema em Europa e América Maio-Agosto 2016
    v. 2 n. 3 (2016)

    O Dossiê "Memória, gênero, comunicação e cinema" criou oportunidades para a produção de temáticas sobre cinema e comunicação com foco em metodologias que permitam a interdisciplinaridades envolvendo memória, gênero, comunicação e cinema. Os trabalhos aqui reunidos abordam as representações da memória no âmbito latino-americano e europeu desde a triple perspectiva dos estudos de gênero, comunicação e cinema. Concebida como um eficaz meio de resistência, a memória se converte em uma arma política e ideológica de primeira ordem .Um elemento definido por seu caráter fronteiriço, cujas representações expressam a forma em que o sujeito feminino e outras sexualidades minoritárias sofrem as imposições heterosexistas.

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. José Manuel Peláez Ropero/Universidade do Minho (Portugal)

    Prof. Dr. João Nunes da Silva/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 12,5%  | Taxa de aceitação do número:  38,09%  | Taxa de recusa do número: 61,91%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/JTFVUC

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.2.n.3.2016

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    V. 2 N. 2 (2016) Comunicação, História Oral e Tempo Presente 2 (Edição Especial 1 2016) Maio 2016
    v. 2 n. 2 (2016)

    Destarte, sejam todos bem-vindos, transeuntes desta instigante e desveladora viagem por entre percursos e caminhos à guisa da Comunicação, História Oral e Tempo Presente (dossiê 2 / Especial 1), por meio deste dossiê que buscamos proporcionar aos seus leitores-viajantes uma miríade temática e teórico-empírica, revelando o compromisso deste periódico com a pluralidade. Seguem filigranados, artigos que ensejam grassar como flechas de muitas aljavas, reverberando sonasticamente para além dos cursos de Comunicação Social, Educação e áreas correlatas. Este dossiê transdisciplinar, a isto se propõe grassar no mundo acadêmico.

     

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. Fagno da Silva Soares/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e líder do CLIO & MNEMÓSINE - Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória (IFMA), Brasil

    Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai/Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP), Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio (UNIFAL/MG) e Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF), Brasil

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 5,26%  | Taxa de aceitação do número:  32,75%  | Taxa de recusa do número: 67,25%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/RBOMWG

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.2.n2.2016

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    Vol. 2 N. 1 (2016) Comunicação, História Oral e Tempo Presente Jan-Abril 2016
    v. 2 n. 1 (2016)

    A Revista Observatório chega com vigor ao seu segundo ano inaugurando seu primeiro dossiê “Comunicação, História Oral e Tempo Presente”, que objetiva dar visibilidade a trabalhos que perscrutam temáticas diversas interseccionadas pelo viés metodológico da história oral, pela discussão do tempo presente e da comunicação, bem como por suas implicações para a historiografia. Para além disto, apresenta estudos capazes de esquadrinhar a criação de acervos audiovisuais e usos de novas mídias na realização de entrevistas e de sua publicização, numa perspectiva transdisciplinar amalgamando Comunicação, Jornalismo e Educação.

     

    Organização do Dossiê Temático:

    Prof. Dr. Fagno da Silva Soares/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e líder do CLIO & MNEMÓSINE - Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória (IFMA), Brasil

    Profa. Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai/Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP), Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio (UNIFAL/MG) e Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF), Brasil

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 0%  | Taxa de aceitação do número:  22,58%  | Taxa de recusa do número: 77,42%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/2PQESF

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.2.n1.2016

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    V. 1 N. 3 (2015) Tema Livre / Free Theme / Tema Libre Setembro-Dezembro 2015
    v. 1 n. 3 (2015)

    A Revista Observatório encerra o ano de 2015 com seu terceiro número publicado. Avanço e vitória na construção de uma proposta de um periódico que enfoca a transdiciplinaridade entre Comunicação, Jornalismo e Educação!  Lançamos nosso olhar sobre a máxima acadêmica “publicar ou perecer” (Publish or perish). Essa tem sido a pedra de toque que se tornou um verdadeiro dogma entre os pesquisadores e professores. Sobretudo em Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, publicar é uma questão de sobrevivência acadêmica (principalmente, quando isso determina notoriedade, prestígio, reconhecimento e promoção de projetos e fontes de financiamento).

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Prof. Dr. João Nunes da Silva/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 13%  | Taxa de aceitação do número:  39%  | Taxa de recusa do número: 62%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/LEOJLG

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.n.1.v.3.2015

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    Vol. 1 N. 2 (2015) Tema Livre / Free Theme / Tema Libre Maio-Agosto 2015
    v. 1 n. 2 (2015)

    Nesse número, de temas livres, aberto a debates em Comunicação, Jornalismo e Educação, contamos com olhares diversos sobre resultados de pesquisas e questões teórico-metodológicas dessa amálgama de três áreas em construção.

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Prof. Dr. João Nunes da Silva/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 15%  | Taxa de aceitação do número:  31%  | Taxa de recusa do número: 69%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/VMLADW 

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.1.n.2.2015

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    Vol. 1 N. 1 (2015) Tema Livre / Free Theme / Tema Libre Jan-Abril 2015
    v. 1 n. 1 (2015)

    Volume 1. Número 1. O início de uma caminhada. Esse é o número de abertura da Revista Observatório, publicado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Mas, mesmo sendo a ‘abertura’, não se trata de um começo, apenas. É o consolidar de uma caminhada realizada pelo OPAJE-UFT e seus pesquisadores desde sua criação em 2013, primeiro como Grupo de Pesquisa na plataforma dos Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq, e, depois, em 2014, quando de sua aprovação como Núcleo de Pesquisa e Extensão pela própria universidade.

     

    Organização dos Artigos e Temas Livres:

    Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Prof. Dr. João Nunes da Silva/Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Taxa de endogenia do número: 30%  | Taxa de aceitação do número:  37%  | Taxa de recusa do número: 63%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

    Arquivamento permanente do número em:

    Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse:  doi:10.7910/DVN/JXRBUB

    The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.v.1.n1.2015