ÉTICA E JORNALISMO: na era da Pós-verdade

Autores

  • Miquel Rodrigo Alsina Universidade Pompeu Fabra
  • Laerte José Cerqueira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p708

Palavras-chave:

Ética, Jornalismo, pós-verdade, interesse público

Resumo

Jornalismo e ética precisam andar juntos. Este artigo é sobre essa relação que vive em constante duelo e aproximação. Com uma defesa clara de que separá-los, sob qualquer justificativa, é tornar essa prática legitimada pela sociedade mera produtora de conteúdo difuso. Em alguns casos, irresponsável e nocivo. Assim como pode fazer qualquer cidadão com acesso às novas tecnologias de comunicação e informação. Mais do que nunca se a pós-verdade ganha espaço, voltemos a discutir sobre a construção social da realidade sobre a proteção dos compromissos éticos com a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miquel Rodrigo Alsina, Universidade Pompeu Fabra

Doutor. Professor Titular de Teoria da Comunicação na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Foi investigador no Centro de Investigação de Línguas e Estudos Semióticos (Universidade de Indiana), no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Universidade de Saint Louis) e no Centro de Estudos sobre o Ativo e o Quotidiano (Universidade René Descartes - Paris V) E-mail: miquel.rodrigo@upf.edu.  

Laerte José Cerqueira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Letras pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba; especialista em Jornalismo Cultural pela FIP - Faculdades Integradas de Patos-PB; Graduado em Comunicação Social pela UFPB- habilitação Jornalismo. Pesquisador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE. E-mail: professor.laertecerqueira@gmail.com.  

Referências

AZNAR GÓMEZ, Hugo. Los códigos éticos no siven. Em Sala de Prensa: web para profesionales de la comunicación iberoamericanos, Universidad C. Herrera –CEU, Valência (ES), nº 75, ano 6, volume 3, 2005.

______. Los códigos éticos del periodismo y la responsabilidad de los profesionales. En Razón y Palabra: primera revista digital en Iberoamérica especializada en comunicología, Universidad C. Herrera –CEU, Valência (ES), nº 40, ano 9, 2004.

BERGER, Peter.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BILBENY, Nobert. La defensa del interés público por medio de uma información libre, veraz e justa. Barcelona: Periodismo Activo 2, 2012.

CABALLERO, Carlos. Ruiz; MASIP, Pere.M; MICÓ, Josep Lluís. La ética y el derecho de la información en los tiempos del postperiodismo. Congreso Internacional de Etica y Derecho de la Información, Valência (ES), 2007.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A procupação com a ética: tradição e futuro. Jornalismo em perspectiva, UFSC, Florianópolis, 2007. Disponível: <https://monitorando.files.wordpress.com/2007/11/preocupacao-etica.pdf > Acesso em: 01 de jul. 2017.

CORNU, Daniel. Jornalismo e Verdade: para uma ética da informação. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

______. Da deontologia do jornalismo à ética da informação. In: PEIXINHO, Ana. CAMPONEZ, Carlos. VARGUES, Isabel. FIGUEIRA, João. (orgs). 20 anos de Jornalismo Contra a Indiferança. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

FERRÉS. Joán. Televisão e Educação. Porto Alegre: Arte Médicas, 1996.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do Jornalismo. Porto Alegre: Editora Tchê, 1987.

GUARESCHI, Pedrinho. A (org.) Os construtores da Informação: os meios de comunicação ideologia e ética. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.

KARAM, Francisco. A moral profissional e a ética jornalística. UFSC, Florianópolis, 2009. Disponível em:<https://monitorando.files.wordpress.com/2009/09/moral-profissional-e-etica-jornalistica.pdf > Acesso em: 01 de jul. 2017.

______. Jornalismo ética e liberdade. São Paulo (SP): Summus Editorial, 2014.

LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópoles (RJ): Vozes: 2006.

MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis: Ed. UFSC, 1992.

PARK, Robert. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo da sociologia do conhecimento. In: STEINBERG, C. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1966.

RODRIGO-ALSINA, Miquel. A construção da notícia. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

VIZEU, Alfredo. Jornalismo e Paulo Freire: o conhecimento do desvelamento. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 3, v. 21, 2014.

_______. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 40, 2009.

VÁSQUEZ. Alfredo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro,2008.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

ALSINA, Miquel Rodrigo; SILVA, Laerte José Cerqueira da. ÉTICA E JORNALISMO: na era da Pós-verdade. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 708–725, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p708. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5246. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II