TECNOLOGIA E NARRATIVAS DIGITAIS: por entre caminhos

Palavras-chave: tecnologias, editorial

Resumo

Se já não existe muita novidade em afirmar que o ambiente digital tem produzido aceleradas transformações na sociedade contemporânea, é necessário avançar no sentido de compreender como se dá essa mudança, que vetores a conduzem e que impactos gera na complexa teia das atividades humanas. No campo da Comunicação, a produção de sentido estruturada através da asséptica lógica binária, que organiza o fluxo de informações circulando em redes e sistemas telemáticos, constitui-se em desafio para pesquisadores que, por tradição, foram treinados dentro do projeto crítico-descritivo das Humanidades, pouco aberto a se debruçar sobre números, ferramentas de software, planilhas, códigos de programação e, principalmente, sobre o enorme volume de dados hoje disponíveis nas redes digitais, fatores que, gostemos ou não, impactam fortemente a essência de todo o conteúdo gerado nesse ambiente.

Leia mais aqui

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC- SP. Mestre em Comunicação (Anhembi Morumbi). Graduado em Comunicação Social (UFMA). Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias - LABCOM/UFMA. Bolsista de Produtividade DT-II do CNPq. Email: mcszen@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

sem referências

Publicado
2017-05-01
Como Citar
SANTOS, M. C. DOS; PORTO JUNIOR, F. G. R. TECNOLOGIA E NARRATIVAS DIGITAIS: por entre caminhos. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 24-33, 1 maio 2017.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>