REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p25

Palavras-chave:

editorial

Resumo

A Revista Observatório chega com esperada veemência ao seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! Nosso quinto ano editorial será marcado por diversas mudanças (principalmente no número de dossiês e de artigos publicados), conforme serão vistas ao longo de 2019! Convidamos você leitor a continuar a prestigiar e compartilhar o conteúdo disponibilizado, fruto do esforço coletivo pela divulgação científica e qualidade. O primeiro, intitulado REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM, foi organizado pelas colegas Edméa de Oliveira Santos, Frieda Maria Marti e Rosemary dos Santos, com foco em contribuir para a discussão sobre modos outros de “pensarfazer” a pesquisa e a prática em Educação, tomando como ponto de partida as bases epistemológicas da multirreferencialidade e a noção de redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagemensino. O dossiê apresenta relatos e reflexões científicas de autores brasileiros e do exterior (Inglaterra) derivadas de investigações sistemáticas e de experiências institucionais relevantes para o contexto nacional. O segundo, intitulado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, foi organizado pelas colegas Lina Maria Gonçalves e Suzana Giglioli Nunes, ambas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo como foco a divulgação de pesquisas que abordam as TDIC como importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e social, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmea Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". E-mail: edmeabaiana@gmail.com

Frieda Marti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). R. São Francisco Xavier, 524, cep: 20550-900, Rio de Janeiro, RJ. E-mail: friemc@gmail.com

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Editora-Gerente da Revista Periferia (PPGECC). E-mail: rose.brisaerc@gmail.com

Lina Maria Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). E-mail: lina.mg@uft.edu.br.

Suzana Gilioli Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestre em gestão da qualidade (UNICAMP), graduada em administração (PUC-Goiás). Professora do curso de administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: suzanagilioli@yahoo.com.br.

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Publicado

2019-01-14

Como Citar

SANTOS, Edmea; MARTI, Frieda; SANTOS, Rosemary dos; GONÇALVES, Lina Maria; NUNES, Suzana Gilioli; MORAES, Nelson Russo de; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 25–37, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p25. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461. Acesso em: 29 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.