v. 7 n. 3 (2021): Vol. 7 n. 3 (2021): Applied Research / Pesquisa Aplicada Jul-Set (2021)
A pesquisa aplicada é a modalidade de investigação orientada à solução de problemas reais. Tal caminho exige, além das atividades normais de descrição e interpretação dos dados coletados, um direcionamento para a predição e a prescrição, atividades ainda pouco comuns dentro do campo da Comunicação. Mesmo assim, o ambiente digital e as profundas modificações tecnológicas, sociais e econômicas que tem gerado, constituem um fator de mudança capaz de alterar esse histórico distanciamento. Entenda-se que a pesquisa aplicada não se constitui apenas pelo desenvolvimento de produtos ou processos, mas resultados deste tipo que estejam relacionados a um problema específico, que é vivenciado por alguém, sendo este último o potencial beneficiário do resultado final do esforço de pesquisa. Neste número, os artigos enfocam matizes diferenciadas da pesquisa aplicada em Comunicação e Jornalismo.
Organização do Dossiê
Prof. Dr. Márcio Carneiros dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (Brasil).
Taxa de endogenia do número: 0% | Taxa de aceitação do número: 8% | Taxa de recusa do número: 92% (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)