CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338

Palavras-chave:

Conhecimento, Bolonha, Gestão, Formação, Mercado

Resumo

O Processo de Bolonha desencadeou uma inclinação a valorização do conhecimento como uma estratégia de desenvolvimento, mediada pelos processos de formação e educação ao longo da vida. O presente artigo se volta para as questões relacionadas ao conhecimento organizacional e sua gestão, pós-Bolonha, mas não se reduzindo apenas a isso. Por meio da análise de diversos autores, discute-se o conhecimento organizacional e sua aplicabilidade. Conclui-se que reorganização do conhecimento trás consigo a tecitura de novos modelos organizacionais, de novos projetos de processos produtivos e de novos projetos de produtos finais, alinhados aos novos determinantes de mercado.

Downloads

Biografia do Autor

Suzana Gilioli Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestre em gestão da qualidade (UNICAMP), graduada em administração (PUC-Goiás). Professora do curso de administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: suzanagilioli@yahoo.com.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Referências

ALLEN, T. J. Managing the flow of technology. Cambridge, MA: MIT Press, 1977.

BARNEY, J; HESTERLY, W. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Ed. Pearson, 2008.

BOLLINGER, A. S.; SMITH, R. D. Managing organizational knowledge as a strategic asset. Journal of Knowledge Management, v. 5, n. 1, p. 8, 2001.

CHIECHER, A. C.; FICCO, C. R.; PAOLONI, P. V.; GARCÍA, G. A. ¿Qué mueve a los estudiantes exitosos? Metas y motivaciones de universitarios en las modalidades presencial y distancia. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 301-326, 30 maio 2016.

COUSINS, P.D. The alignment of appropriate firm and supply strategies for competitive advantage. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 5/6, 2005, p. 403-28.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Working knowledge: How organizations manage what they know. Boston: Havard University Press, 1998.

DREW, S. Building knowledge management into strategy: making sense of a new perspective, Long Range Planning, v. 32, n. 1, pp. 130-6, 1999.

GALUNIC, D. C.; RODAN, S. Resource recombinations in the firm: Knowledge structures and the potential for schumpeterian innovation. Strategic Management Journal, Vol. 19, No. 12, p. 1193-1201, Dez. 1998.

GRANT, R. M. Toward a knowledge-based theory of the firm. Strategic Management Journal, v. 17, p. 109-122, winter 1996.

GUPTA, A.K., SMITH, K.G.; SHALLEY, C.E. The Interplay between explration and explotação.Academy of Management Journal, 49, 693–706, 2006.

HALAWI, L. A.; McCARTHY, R. V.; ARONSON, J. E. Knowledge management and the competitive strategy of the firm. The Learning Organization, v. 13, n. 4, p. 384-397, 2006.

HARRISON, Jeffrey S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos.Porto Alegre: Bookman, 2005.

LOPES, P.; PEREIRA, S.; MOURA, P.; CARVALHO, A. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 42-61, 8 dez. 2015.

MCEVILY, S.; CHAKRAVARHY, B. The persistence of knowledge-based advantage: An empirical test for product performance and technological knowledge. Strategic Management Journal, v. 23, n. 4, Apr., 285-305, 2002.

MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.

NICKERSON, J. A.; ZENGER, T. R. A knowledge-based theory of the firm: the problem-solving perspective. Organization Science, v. 15, n. 6, 617-632, 2004.

PENROSE, E. A teoria do crescimento da firma. Campinas: UNICAMP, 2006. (Tradução do original de 1959).

PETERAF, M.A. The cornerstones of competitive advantage: a resource-based view. Strategic Management Journal, v. 14, n. 3, 179-91, 1993.

POPADIUK, S. Exploração e explotação do conhecimento organizacional.. São Paulo: mimeografado, 2012.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Entre comunicação e educação: o processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social/Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – UFBA/Faculdade de Comunicação, Salvador, 2012.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Implementação do quadro de qualificações europeu na formação e no ensino de comunicação social e jornalismo: Estudo das estratégias de aplicação em Portugal. Revista Estudos de Jornalismo, v. 6, p. 7-21, 2016b.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Novas geografias curriculares na União Europeia: o processo de Bolonha e a formação em Comunicação Social/Jornalismo. Revista Interin. Curitiba, v. 17, n.1, p. 11 - 95, jan. /jun. 2014.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processo de Bolonha e Formação: estudos e ensaios. Alemanha: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2017a.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processo de Bolonha: história, formação e ensino na União Europeia. Porto Alegre: Editora Fi, 2017b.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processos de investigação/pesquisa em Comunicação Social/Jornalismo: pistas sobre as mudanças pós-Bolonha. Contemporânea (UFBA. Online), v. 14, p. 269-285, 2016a.

REIS, Pedro R.; CAMACHO, George. A avaliação da concretização do Processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesa. Revista Española de Educación Comparada, Espanha, n. 15, p.41-59, 2009.

SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. DO QUADRO NEGRO AO TABLET: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.

SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.

SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.

SOMMER, M. R. R. G.; DE PINHO, M. J. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: em favor de uma formação transdisciplinar. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 301-320, 1 ago. 2017.

TREVISAN, M. K.; DE PRÁ, E. B.; GOETHEL, M. F. Meme: intertextualidades e apropriações na Internet. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 277-298, 1 maio 2016.

VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.

WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, Vol. 5, Issue 2, Apr. – Jun., p. 171-180, 1984.

WIKLUND, J.; SHEPHERD, D. Knowledge-based resources, entrepreneurial orientation, and the performance of small and medium-sized businesses. Strategic Management Journal, Vol. 24, No. 13, Dec., p. 1307-1314, 2003.

YEPES, J. A. L.; GARRE, M. F. M. Gestión de los recursos y capacidades de la empresa: la Clave de la ventaja competitiva sostenible. Información Comercial Española, n. 777, mar/abr 1999b.

ZACK, M. H. Knowledge and strategy. MA: Butterworth-Heinemann, 1999. 658.4012 K73.

ZGAGA, Pavel. Ten years after: time for reconsideration. Zagreb: University of Zagreb/UNESCO/ Processing the Bologna Process: Current Losses and Future Gains, 5-6 Mar. 2010. p. 1-30.

ZOLLO, M.; WINTER, S. G. Deliberate learning and the evolution of dynamic capabilities. Organization Science, v.13, n. 3, p. 339-351, may./jun., 2002.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

NUNES, Suzana Gilioli; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 338–353, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4241. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>