O dossiê objetiva problematizar uma agenda de debate voltada para a configuração de áreas-chave no campo da cooperação internacional em matéria de educação, tais como: acesso, qualidade e equidade. São constituídos acordos, estratégias e políticas, os quais traduzem uma agenda de cooperação, tendo a educação um papel fundamental nessa seara. Nesse campo, várias estratégias e iniciativas se destacam, tais como o estabelecimento da Rede Universitária do BRICS, o reconhecimento mútuo dos títulos e diplomas do ensino superior, entre outros. Essas estratégias, acordos e políticas se inserem no contexto de reforço da cooperação intra-blocos regionais, tendo como caso paradigmático o Processo de Bolonha europeu, cujo documento-símbolo, a Declaração de Bolonha (1999), volta-se à afirmação de uma área europeia de ensino superior e de investigação, cujos antecedentes de formação remontam ao final da década de oitenta e noventa do século XX, com a elaboração dos documentos Magna Charta Universitatum (1988) e a Declaração de Sorbonne (1998).

Organização do Dossiê Temático I: Processos formativos, Comunicação e Educação Pós-Bolonha

Prof. Dr. Luis Carlos Martins de Almeida Mota / Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal.

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior / Universidade Federal do Tocantins (UFT),Brasil. 

 

Organização do Dossiê Temático II: Mulher e Mídia 2

Profa. Dra. Sandra de Souza Machado / Universidade de Brasília (UnB),Brasil. 

Profa. Dra. Cynthia Mara Miranda / Universidade Federal do Tocantins (UFT),Brasil. 

 

Organização dos Artigos e Temas Livres:

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

 

Taxa de endogenia do número: 33%  | Taxa de aceitação do número:  17,14%  | Taxa de recusa do número: 82,86%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

Arquivamento permanente do número em:

Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

The Internet Archive: https://archive.org/details/vol.3.n.6.2017

Publicado: 2017-10-01

Editorial

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático