PIQUIÁ DA CONQUISTA: a vitória dos de baixo contra os gigantes de ferro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p417

Palavras-chave:

Impactos socioambientais, Pequiá de Baixo, Reassentamento

Resumo

A pesquisa foi de caráter exploratória através de levantamento bibliográfico em meio físico e em sítios eletrônicos. O artigo analisa o processo de luta e a conquista do reassentamento das 312 famílias do Pequiá de Baixo, em Açailândia-MA, um bairro que o município estabeleceu, sem a participação popular, como parte do Distrito Industrial do município. A Vale e as cinco empresas de siderurgia, os gigantes do ferro, se instalaram nesse distrito industrial que compreende o Pequiá de Cima e o Pequiá de Baixo, implementaram um ritmo de produção que, sem a fiscalização efetiva do Estado, provoca impactos socioambientais na região e na área do Pequiá de Baixo, mais fortemente, onde a população sofre seus efeitos numa agressão à vida. Dessa forma, auxiliada por estudos técnicos de institutos, a população de Pequiá de Baixo apoiada por entidades parceiras (ACMP, CDVDH-CB, Rede Justiça nos Trilhos, Paróquias São João Batista e Santa Luzia e outros), pelo MPE e DPE, decidiu coletivamente, em razão da inviabilidade de convivência com as empresas poluidoras, lutar por uma área livre da poluição conseguida sob luta e resistência, inspiradas nos valores de Vida, nominada eletivamente de PEQUIÁ DA CONQUISTA, de fato a vitória dos de baixo contra os gigantes do ferro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Pesquisador do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisa em História Oral e Memória (IFMA/Campus Açailândia], MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação na VERIS-IBTA-SP e Gerência de Cidades no Centro Universitário UNINTER-PR. E-mail: gamafran@hotmail.com

Eduardo Vacovski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Professor de Direito Administrativo e Cível do Centro Universitário UNINTER, especialista em Direito Processual Civil com ênfase em Litígios Públicos e Processo Coletivo. E-mail: eduardovacovski@gmail.com

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Referências

A PELEJA do Povo Contra o Dragão de Ferro (filme) – Seminário Internacional Carajás 30 anos: Resistências e Mobilizações Frente a Projetos de Desenvolvimento na Amazônia Oriental. Direção: Murilo Santos. Coordenação Geral: Padre Dario. Duração 68 minutos. São Luís: 2014.

CÂMARA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA. LOA Lei Orgânica Municipal de 05 de abril de 1990.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA. Decreto nº 766 de 1º de dezembro de 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA. Titularidade do Terreno Moradores Pequiá de Baixo. Publicado em 15/12/2015. Disponível em: <http://www.acailandia.ma.gov.br/noticia/titularidade-do-terreno-moradores-pequia-de-baixo-/52> Acesso em 30 de dezembro de 2016.

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PEQUIÁ DE BAIXO ACMP. Pequiá de Baixo, Brasil: a vida de 1.100 pessoas em Perigo. Colunista Nicola Sossass. Publicação de 26 de junho de 2013 in: IAI Internacional Alliance of Inhabitants. Disponível em: <http://por.habitants.org/news/habitantes_das_americas/pequia_de_baixo_brasil_a_vida_das_1.100_pessoas_em_perigo> Acesso em 30 de dezembro de 2016.

ALBINO, Ulisses Brigatto. Disponível em: < http://revista.ufrr.br/rga/about/editorialTeamBio/5144> Acesso em 30 de dezembro de 2016.

ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL DOS ATINGIDOS PELA VALE. Nota da Articulação Internacional dos atingidos e atingidas pela Vale frente ao marco de um ano do maior crime socioambiental do país. Disponível em: <https://atingidospelavale.wordpress.com/> Publicação 06 de novembro de 2016. Acesso em 29 de dezembro de 2016.

ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL DOS ATINGIDOS PELA VALE. Relatório de Insustentabilidade da Vale 2015.

ASSELIN, Victor. Grilagem: corrupção e violência em terras do Carajás. Imperatriz: Ética, 2009.

BARBOSA,Viviane de Oliveira. Mulheres do Babaçu: gênero, maternalismo e movimentos sociais no Maranhão. Tese de Dissertação de Pós-Graduação. Niterói:Universidade Federal Fluminense, 2013. Disponível em:<http://www.historia.uff.br/stricto/td/1449.pdf> acesso em 29/05/2016.

BASCARÁN, Carmen; MOURA, Flávia; TEIXEIRA, Milton.(Org.) II Conferência Inter-participativa sobre Trabalho Escravo e Superexploração em Fazendas e Carvoarias: trabalho escravo é crime; desenvolvimento sustentável é vida. Açailândia: Gráfica Açailândia, 2007.

BOSSI, Dário. Açailândia: quando a gente levanta as mãos. Publicado em 30 de julho de 2012. Disponível em: <http://folhadecuxa.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html> Acesso em 28 de outubro de 2016.

BOSSI, Dário. Impactos e resistências em Açailândia, profundo interior do Maranhão. Açailândia. 2009.

BOSSI, Dário. Uma Luta desigual. Que vitória é possível? Experiências e reflexões no enfrentamento dos impactos da Mineração. In.: Afonso Murad e Dário Bossi (organizadores). Igreja e Mineração: Em Defesa da Vida e dos Territórios. 1ª edição. CNBB: Brasília, julho de 2015.

BRASIL, Câmara Legislativa do. Decreto. nº 43.909 de 16 de junho de 1958. Disponível em:<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-43909-16-junho-1958-383078-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 09 de maio de 2016.

CANCELA, Cristina Donza. Estação Piquiá: Um novo quilômetro na fronteira amazônica. Desenvolvimento & Cidadania, São Luis, ano 2, n° 6, dez/jan.,1992.

CARNEIRO, Marcelo Sampaio (Org.). Ações coletivas em complexos mínero-metalúrgicos na Amazônia e no Sudeste brasileiro. São Luis: EDUFMA, 2015.

CARNEIRO, Marcelo; RAMALHO, José Ricardo. A crise econômica mundial e seu impacto sobre o setor siderúrgico maranhense: relações entre o desempenho recente das empresas guseiras e o desemprego no município de Açailândia. In.: CARNEIRO, Marcelo Sampaio; COSTA, Wagner Cabral da (Orgs.). A Terceira Margem do Rio: ensaios sobre a realidade do Maranhão no novo milênio. São Luís: EDUFMA, Instituto Ekos, 2009.

CASTILHO, Alceu Luís. Partido da Terra: como os políticos conquistam o território. São Paulo: Contexto, 2012.

COMISSÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB, Regional Nordeste V. Carta aberta em solidariedade com o povo de Piquiá de Baixo e em favor de seu urgente reassentamento. Publicação de 11 de setembro de 2011.

COELHO, Tádzio Peters. Projeto Grande Carajás – Trinta Anos de Desenvolvimento Frustrado. Série A questão Mineral no Brasil. Vol 1. Marabá(PA): Editora Iguana, 2015.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA - CPT. Grupo de Trabalho da ONU sobre empresas e Direitos Humanos encontra comunidade atingida por mineração e siderurgia. Publicado em 11 de dezembro de 2015. Disponível em: <https://www.cptnacional.org.br/index.php/publicacoes/noticias/conflitos-no-campo/3034-grupo-de-trabalho-da-onu-sobre-empresas-e-direitos-humanos-encontra-comunidade-atingida-por-mineracao-e-siderurgia> Acesso em 31 de dezembro de 2016.

EQUIPE ECYCLE. Processo de produção do cimento gera emissões e pode diminuir biodiversidade. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1569-processo-de-producao-do-cimento-gera-emissoes-e-pode-diminuir-biodiversidade.html>. Acesso em 30 de dezembro de 2016.

EXAME. Suzano compra ativos florestais e pequena hidrelétrica. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/suzano-compra-ativos-florestais-e-pequena-hidreletrica/> Acesso em 20 de dezembro de 2016.

GRUPO FERROESTE. Gusa Nordeste. Disponível em:<http://www.ferroeste.com.br/o-grupo/empresas/gusa-nordeste>. Acesso em 27 de maio de 2016.

GRUPO FERROESTE. Nossa história. Disponível em:<http://www.ferroeste.com.br/o-grupo/nossa-historia> Acesso em 27 de maio de 2016.

FIDH; JUSTIÇA NOS TRILHOS. Brasil Quanto Valem os Direitos Humanos? Os impactos sobre os direitos humanos relacionados à indústria da mineração e siderurgia de Açailândia. Relatório. 104 p. Açailândia. 2010.

FLANKLIN, Adalberto. Apontamentos e fontes para a História econômica de Imperatriz. Imperatriz-MA: Ética, 2008.

GIANNOTTI, Vito. História das lutas dos trabalhadores no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. 3 ed. Revista e ampliada, 2009.

I ENCONTRO INTERNACIONAL DOS ATINGIDOS PELA VALE. Vários organizadores. Dossiê dos Impactos e violações da Vale no Mundo. Disponível em: <http://justicanostrilhos.org/wp-content/uploads/2009/03/dossie_versaoweb_1__0.pdf>Acesso em 20 de dezembro de 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. CENSO 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=210005&search=maranhao|acailandia|infograficos:-informacoes-completas>. Acesso em 08 de abril de 2016.

LEBRUN, Gerard. O que é Poder. Brasiliense. 1981.

MANCINI, Roberto. Martins. Siderurgia e mercado de trabalho na Amazônia maranhense: as dimensões socioeconômicas da estruturação do território produtivo de Açailândia. São Luís, 2015, 123.p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Universidade Federal do Maranhão, São Luís: 2015.

MANKIW, Gregory. Introdução à Economia (tradução Allan Vidigal Hastings). São Paulo: Cengage Learning, 2009. Novo Hamburgo: 2013.

MARCOS, Antonio. Gleide Santos pode reassumir cargo de prefeita de Açailândia a qualquer momento. Disponível em: <http://www.amarcosnoticias.com.br/gleide-santos-deve-reassumir-o-comando-do-municipio-de-acailandia-nas-proximas-horas/> Acesso em 30 de dezembro de 2016.

O PROGRESSO. População do Pequiá interdita trecho da BR-222 em Açailândia. Publicado em 08 de dezembro de 2011. Edição nº 14271. Disponível em: <http://oprogressonet.com/politica/populacao-do-pequia-interdita-trecho-da-br-222-em-acailandia/23052.html> Acesso em 29 de maio de 2016.

PEDROSA, Luís Antonio Câmara. A Questão Agrária no Maranhão. Associação Brasileira de Direitos Autorais. Disponível em:<http://abda.com.br/texto/LuisACPedrosa.pdf>Acesso em 29/05/2016

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição.

ROCHA, Glauber. Documentário “MARANHÃO 66”. Vídeo. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=t0JJPFruhAA>. Acesso em 04 de maio de 2016.

SANTOS, Deylanne; ASSIS, Jhene. Pequiá de Baixo: História de Luta e Resistência. In: Aianny Monteiro et alii (colaboradores): Revista Não Vale – Nos Trilhos da Resistência: Comunidades reagem aos impactos do Projeto S11D. Produção Rede Justiça nos Trilhos. Edição III. Ano 2016/2017.

SANTOS, Raimundo Lima dos. O projeto Grande Carajás - PGC e algumas consequências regionais. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 5, Nº 07, Rio, 2010.

SANTOS, Tamires Rosy Mota; BORBA, Polliana. Leis de terras 1850 (Brasil) e 1969 (Maranhão) e suas consequências para povos e grupos sociais tradicionais: contextualizações, diferenças e semelhanças, uma perspectiva histórica. UFMA. 2014. Disponível em: <http://www.gedmma.ufma.br/wp-content/uploads/2014/02/artigo-Tamires-Rosy-Mota-Santos-e-Poliana-III-SEDMMA.pdf> Acesso em 29/05/2016.

SILVA, Luiz Maia da. Origem e formação do povoado Sucavão. Série Dissertações Acadêmicas, v. 19. Imperatriz: Ética 2010.

GRUPO SUZANO. Disponível em: <http://www.suzano.com.br/portal/grupo-suzano/o-grupo/suzano-papel-e-celulose/>Acesso em 28 de maio de 2016.

REDE JUSTIÇA NOS TRILHOS. Drama dos moradores de Pequiá de Baixo chega a Roma; Papa abraça a causa. Publicado em 02 de outubro de 2015. Disponível em: <http://www.amarcosnoticias.com.br/papa-francisco-abraca-causa-dos-moradores-de-pequia-de-baixo-vitimas-de-poluicao/>Acesso em 29 de maio de 2016.

REDE JUSTIÇA NOS TRILHOS. “Que Trem é esse?”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P2e0pIhM5FA> Acesso em 28 de dezembro de 2016.

REDE JUSTIÇA NOS TRILHOS. Empoderamento das comunidades na disputa dos territórios frente à duplicação da estrada de ferro Carajás. Fastenopfer. Fevereiro/2016.

VILAÇA, Ícaro; LAZARINI, Kaya; CONSTANTE, Paula. USINA 25 anos - Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo. São Paulo. 2015. Disponível em: <http://www.archdaily.com.br/br/768315/usina-25-anos-reassentamento-da-comunidade-do-piquia-de-baixo> Acesso em 29 de maio de 2016.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

SOUSA, Francisco das Chagas; VACOVSKI, Eduardo; SOARES, Fagno da Silva. PIQUIÁ DA CONQUISTA: a vitória dos de baixo contra os gigantes de ferro. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 417–453, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p417. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3503. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>