POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25

Palavras-chave:

Comunicação, Ensino, Educação, História

Resumo

A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática.

Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.

Downloads

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), graduado em História pela Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO/USP]. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisa em História Oral e Memória (IFMA].  Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Açailândia]. E-mail: fagno@ifma.edu.br.

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Membro da Rede Brasileira de História Pública. Líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio (UNIFAL/MG); pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). Professora na Universidade Federal de Alfenas. E-mail: martarovai@usp.br

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

ALMEIDA, J. R.; CALDAS, R. R. HISTÓRIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: “Professores contra o projeto Escola Sem Partido” - Narrativas em Debate. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 66-91, 1 abr. 2017.

ALMEIDA, V. DE; LOPES, C. G.; GOMES, D. R. O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 309-336, 1 abr. 2017.

BEZERRA, C. P. A.; ALEXANDRE, J. F.; QUEIROZ, P. R. C. DE. A PRÁTICA EXTENSIONISTA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: esforços em prol de uma história pública. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 337-364, 1 abr. 2017.

BEZERRA, V. P.; SALES, T. B. DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: leituras variadas e diferentes maneiras de expressão. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 241-264, 1 abr. 2017.

BRANDÃO, A. H. B. A HISTÓRIA PÚBLICA E A CONSTRUÇÃO DO “POPULAR” NO ACERVO DE CORDÉIS DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (1961-2012). Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 197-218, 1 abr. 2017.

FARIAS, J. A. DE. EXPERIÊNCIAS DOS MILITANTES DE ESQUERDA ARMADA NOS CÁRCERES CEARENSES (1971-79). Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 454-479, 1 abr. 2017.

FERREIRA, R. DE A. HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 136-171, 1 abr. 2017.

FONSECA, V. A. DA. HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 92-112, 8 abr. 2017.

FRAZÃO, S. M. HISTÓRIA PÚBLICA NO BRASIL: entre interdisciplinaridade e singularidades dos saberes. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 631-638, 1 abr. 2017.

MENDONÇA, J. M. N.; RAMOS, R. W. AFRO-BRASILEIROS NO MUSEU PARANAENSE: silêncios, demandas públicas e ressignificações. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 113-135, 1 abr. 2017.

MORAES, H. DE M.; MARREIRO, C. G.; BARRETO FILHO, E. T. La A PUBLICIDADE NA TELEVISÃO E A OBESIDADE INFANTIL: Características e revisão de literatura no contexto brasileiro. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 503-523, 1 abr. 2017.

MUYLAERT MAGER, J.; MAUAD, A. M. EM CARTAZ: festivais de cinema de arquivo – preservação e público. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 283-308, 1 abr. 2017.

PINHO, M. DE F. DE M.; SILVA, S. M. DE M. NO SILÊNCIO OBSEQUIOSO, PREPARO MINHA PRÓPRIA DEFESA PADRE CÍCERO: arquivista de si mesmo. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 172-196, 1 abr. 2017.

RODRIGUES, W.; MESQUITA, T. R.; COELHO, E. S.; CANÇADO, A. A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA GESTÃO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT). Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 548-568, 1 abr. 2017.

RODRÍGUEZ, V. M. A. PINTURA Y EDUCACIÓN O EDUCACIÓN Y PINTURA. Una propuesta desde la didáctica. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 480-502, 1 abr. 2017.

ROVAI, M. G. DE O. HISTÓRIA PÚBLICA: a comunicação e a educação histórica. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 41-65, 1 abr. 2017.

SANTA CRUZ, L. 50 ANOS DE JORNALISMO DA GLOBO: recordar para reafirma. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 365-391, 1 abr. 2017.

SILVA, F. B. SOBRE AS PERGUNTAS QUE PODEMOS FAZER AOS ARQUIVOS VISUAIS: por uma história pública, comunicação e ensino. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 219-240, 1 abr. 2017.

SILVA, S. P. DA. PENSANDO A ESCRITA DE SI COMO FONTE DE CONHECIMENTO HISTÓRICO. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 265-282, 1 abr. 2017.

SOARES, F. DA S. A HISTÓRIA PÚBLICA NO BRASIL ENTRE PRÁTICAS E REFLEXÕES: a oficina historiográfica de Ricardo Santhiago entre a história oral e a história pública. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 569-585 (PT) 586, 1 abr. 2017.

SOUSA, F. DAS C.; VACOVSKI, E.; SOARES, F. DA S. PIQUIÁ DA CONQUISTA: a vitória dos de baixo contra os gigantes de ferro. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 417-453, 1 abr. 2017.

TESKE, W.; ERTZOGUE, M. H. IDENTIDADE CULTURAL E INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM UMA PERSPECTIVA FOLKCOMUNICACIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS-TO. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 524-547, 1 abr. 2017.

ULISSES, I. B. ARGUMENTOS POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: perspectivas e possibilidades. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 622-630, 1 abr. 2017.

VICENTE, M. F. “E OS CABOCLOS FORAM SE ACABANDO”: A (re)construção de sentidos do passado dos Caboclos da Vila de Guarany. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 392-416, 1 abr. 2017.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

SOARES, Fagno da Silva; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 25–40, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3507. Acesso em: 8 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.