POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p25Palavras-chave:
Comunicação, Ensino, Educação, HistóriaResumo
A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática.
Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. R.; CALDAS, R. R. HISTÓRIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: “Professores contra o projeto Escola Sem Partido” - Narrativas em Debate. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 66-91, 1 abr. 2017.
ALMEIDA, V. DE; LOPES, C. G.; GOMES, D. R. O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 309-336, 1 abr. 2017.
BEZERRA, C. P. A.; ALEXANDRE, J. F.; QUEIROZ, P. R. C. DE. A PRÁTICA EXTENSIONISTA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: esforços em prol de uma história pública. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 337-364, 1 abr. 2017.
BEZERRA, V. P.; SALES, T. B. DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: leituras variadas e diferentes maneiras de expressão. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 241-264, 1 abr. 2017.
BRANDÃO, A. H. B. A HISTÓRIA PÚBLICA E A CONSTRUÇÃO DO “POPULAR” NO ACERVO DE CORDÉIS DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (1961-2012). Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 197-218, 1 abr. 2017.
FARIAS, J. A. DE. EXPERIÊNCIAS DOS MILITANTES DE ESQUERDA ARMADA NOS CÁRCERES CEARENSES (1971-79). Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 454-479, 1 abr. 2017.
FERREIRA, R. DE A. HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 136-171, 1 abr. 2017.
FONSECA, V. A. DA. HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 92-112, 8 abr. 2017.
FRAZÃO, S. M. HISTÓRIA PÚBLICA NO BRASIL: entre interdisciplinaridade e singularidades dos saberes. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 631-638, 1 abr. 2017.
MENDONÇA, J. M. N.; RAMOS, R. W. AFRO-BRASILEIROS NO MUSEU PARANAENSE: silêncios, demandas públicas e ressignificações. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 113-135, 1 abr. 2017.
MORAES, H. DE M.; MARREIRO, C. G.; BARRETO FILHO, E. T. La A PUBLICIDADE NA TELEVISÃO E A OBESIDADE INFANTIL: Características e revisão de literatura no contexto brasileiro. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 503-523, 1 abr. 2017.
MUYLAERT MAGER, J.; MAUAD, A. M. EM CARTAZ: festivais de cinema de arquivo – preservação e público. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 283-308, 1 abr. 2017.
PINHO, M. DE F. DE M.; SILVA, S. M. DE M. NO SILÊNCIO OBSEQUIOSO, PREPARO MINHA PRÓPRIA DEFESA PADRE CÍCERO: arquivista de si mesmo. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 172-196, 1 abr. 2017.
RODRIGUES, W.; MESQUITA, T. R.; COELHO, E. S.; CANÇADO, A. A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA GESTÃO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT). Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 548-568, 1 abr. 2017.
RODRÍGUEZ, V. M. A. PINTURA Y EDUCACIÓN O EDUCACIÓN Y PINTURA. Una propuesta desde la didáctica. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 480-502, 1 abr. 2017.
ROVAI, M. G. DE O. HISTÓRIA PÚBLICA: a comunicação e a educação histórica. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 41-65, 1 abr. 2017.
SANTA CRUZ, L. 50 ANOS DE JORNALISMO DA GLOBO: recordar para reafirma. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 365-391, 1 abr. 2017.
SILVA, F. B. SOBRE AS PERGUNTAS QUE PODEMOS FAZER AOS ARQUIVOS VISUAIS: por uma história pública, comunicação e ensino. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 219-240, 1 abr. 2017.
SILVA, S. P. DA. PENSANDO A ESCRITA DE SI COMO FONTE DE CONHECIMENTO HISTÓRICO. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 265-282, 1 abr. 2017.
SOARES, F. DA S. A HISTÓRIA PÚBLICA NO BRASIL ENTRE PRÁTICAS E REFLEXÕES: a oficina historiográfica de Ricardo Santhiago entre a história oral e a história pública. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 569-585 (PT) 586, 1 abr. 2017.
SOUSA, F. DAS C.; VACOVSKI, E.; SOARES, F. DA S. PIQUIÁ DA CONQUISTA: a vitória dos de baixo contra os gigantes de ferro. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 417-453, 1 abr. 2017.
TESKE, W.; ERTZOGUE, M. H. IDENTIDADE CULTURAL E INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM UMA PERSPECTIVA FOLKCOMUNICACIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS-TO. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 524-547, 1 abr. 2017.
ULISSES, I. B. ARGUMENTOS POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: perspectivas e possibilidades. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 622-630, 1 abr. 2017.
VICENTE, M. F. “E OS CABOCLOS FORAM SE ACABANDO”: A (re)construção de sentidos do passado dos Caboclos da Vila de Guarany. Revista Observatório , v. 3, n. 2, p. 392-416, 1 abr. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.