POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino

Palavras-chave: Comunicação, Ensino, Educação, História

Resumo

A Revista Observatório chega com esperada vivacidade ao seu terceiro ano trazendo com vigor mais um dossiê especial “Por uma História Pública: comunicação e ensino”, que reuniu um conjunto de pesquisas que perscrutam temáticas interdisciplinares, mas tendo em comum a ancoragem no amplo espectro da História Pública. Os artigos aqui apresentados interseccionam dimensões da história para o público e da história com o público, no entrelace entre comunicação e ensino. Para além disso, revelam estudos que esquadrinham os usos do passado e no/do presente na perspectiva da História Pública e suas reverberações socioculturais e políticas, a partir de diferentes linguagens como a cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e midiática.

Neste contexto, pretende-se contribuir para a ampliação e consolidação das reflexões teórico-práticas em torno da História Pública no Brasil e suas aproximações com as tecnologias digitais, visando a difusão do conhecimento histórico para além da produção acadêmica, atingindo outros espaços/configurações de produção, divulgação e circulação do saber a outros públicos de ampla audiência. Cabe aos profissionais da contemporaneidade o desafio de filigranar o conceito, o campo, o gerenciamento, os trajetos, os modos, os temas, os problemas e os impactos da História Pública, os desdobramentos na interface entre história e comunicação e suas ubiquidades possíveis na formação da consciência histórica, numa perspectiva transdisciplinar, como é a política editorial desta revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), graduado em História pela Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO/USP]. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisa em História Oral e Memória (IFMA].  Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Açailândia]. E-mail: fagno@ifma.edu.br.

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Membro da Rede Brasileira de História Pública. Líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio (UNIFAL/MG); pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). Professora na Universidade Federal de Alfenas. E-mail: martarovai@usp.br

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

sem referências

Publicado
2017-04-01
Como Citar
SOARES, F. DA S.; ROVAI, M. G. DE O.; PORTO JUNIOR, F. G. R. POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA: filigranando Comunicação e Ensino. Revista Observatório, v. 3, n. 2, p. 25-40, 1 abr. 2017.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>