MATERIAIS DIDÁTICOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a28pt

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Materiais Didáticos, Formação Continuada de Professores

Resumo

O Brasil tem avançado notoriamente na formulação de políticas públicas no que tange a integração da Computação na Educação Básica. Com a aprovação da Resolução n° 1 que dispõe das Normas sobre Computação na Educação Básica, complemento à BNCC, cabe aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal iniciar a implementação. Nessa direção, há indefinições sobre como realizar essa implementação especialmente em relação a ausência de formação de professores e materiais didáticos que possibilitem a realização da transposição didática. Com metodologia quantitativa, o presente estudo apresenta um conjunto de materiais didáticos para promoção de cursos de formação continuada para professores do Ensino Fundamental, as obras foram validadas por 312 professores, os dados estatísticos foram coletados via formulários survey. Os resultados mostraram que o público-alvo considerou as obras acessíveis e que os recomendariam aos amigos. Consideraram ainda, utilizar as atividades propostas em suas salas de aula e afirmaram achar possível criar novas atividades que são resultados muito positivos.

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Biografia do Autor

Graziela Ferreira Guarda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão, mestre em Engenharia Elétrica, Bacharel em Ciência da Computação, Pesquisadora no campo da Informática em Educação, Professora e Escritora. É autora da Coleção de obras didáticas Pensamento Computacional para Todos. Desenvolve pesquisas sobre Pensamento Computacional, STEM, Aprendizagem Criativa e Cultura Maker para a Educação Básica. Possui experiência docente na área de Computação atuando nas áreas de algoritmos, interação humano computador e inteligência artificial. Agrega conhecimentos avançados em Pensamento Computacional, Robótica Educacional, Tecnologias Tangíveis, Programação em Blocos, Linguagens Visuais e Arduínos. Idealizadora do projeto Logicamente, indicado pelo SEBRAE Nacional entre as 1000 pesquisas com maior potencial de inovação do Brasil, recebeu 6 prêmios pela realização de atividades inovadoras. Atualmente integra o comitê gestor da Comissão Especial de Informática em Educação junto a Sociedade Brasileira de Computação – gestão 2022/2023.

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atuou como professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (issn 1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e Engenharia de software aplicada à educação.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

FERREIRA GUARDA, Graziela; CRESPO COELHO DA SILVA PINTO, Sérgio. MATERIAIS DIDÁTICOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a28pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a28pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15126. Acesso em: 19 nov. 2024.