FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (PRADIME-UFT): gestão da educação municipal em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606

Palavras-chave:

Dirigente Municipal de Educação, Política Pública, Educação a Distância

Resumo

Na busca de levar conhecimento e contribuir com as gestões educacionais municipais, a Universidade Federal do Tocantins, através da Diretoria de Tecnologias Educacionais – DTE/UFT ofereceu e certificou as primeiras turmas de Especialização em Gestão da Educação Municipal do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME.  O programa utilizou a educação a distância para aproximar o público alvo e fez uso das tecnologias educacionais como agente de democratização do conhecimento.  Esse artigo relata a execução da especialização que ocorreu nos estados do Tocantins e Maranhão, com a abordagem das questões da gestão municipal, política pública e educação a distância.

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Biografia do Autor

Célio da Cunha, Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília - área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia(aposentado) membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-graduação(RBPG) da Capes e do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio(Fundação Cesgranrio), Política e Administração da Educação(Anpae) e Intergração e Conhecimento do NEIES-Mercosul.. Atuou como coordenador editorial e assessor especial da UNESCO no Brasil na área de educação por vários anos. Tem livros e artigos publicados e experiência em políticas públicas de educação. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC.No início da carreira, dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT

Margareth Leber Macedo, Secretaria Municipal de Educação de Palmas

Graduada em Letras com habilitação em Português/Inglês, é mestre em Educação pela Universidade de Brasília(UnB), na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica, especialista em Gestão Educacional, Metodologia do Ensino, Língua Portuguesa e Mídias na Educação. É professora efetiva da rede de ensino do município de Palmas -TO, lotada na Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da SEMED. Coordenou os cursos de extensão da Rede de Diversidade, Mídias na Educação, atualmente é coordenadora geral do Pradime e Pró-Conselho pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Administração de Sistemas Educacionais, com pesquisa, publicações e capacitações para Conselhos Municipais de Educação, Gestão e Políticas Públicas da Educação Básica e em educação a distância para formação de professores e equipe técnica dos sistemas públicos de educação. 

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

CUNHA, Célio da; MACEDO, Margareth Leber. FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (PRADIME-UFT): gestão da educação municipal em foco. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 606–633, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3570. Acesso em: 22 dez. 2024.