THE EFFECTIVENESS OF THE LEARNING MANAGEMENT CONCEPT DESCRIBED IN THE LITERATURE

Autores

  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins
  • Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem Federal University of Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6en

Palavras-chave:

Learning management; autonomy; metacognition; self-regulation.

Resumo

A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizada em
torno da aprendizagem, a partir do protagonismo do aprendente. Este estudo
teve por objetivo identificar a efetividade do conceito de Gestão da
Aprendizagem descrita na literatura científica. Foi realizada Revisão Sistemática
da literatura Publicada entre 2010 e 2020. O protocolo PRISMA foi utilizado, e foram selecionados 50 artigos. A literatura científica aponta que a gestão da
aprendizagem é tratada de forma indireta e fragmentada nos estudos deste
conceito e estabelece pouca relação entre os seus princípios norteadores. Fica
evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das
responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Degree in Philosophy. Master and Doctor in Education. Professor at PROFNIT UFT and at the Social Communication course

jlauro@uft.edu.br.

Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem, Federal University of Tocantins

Master by the Graduate Program in Science and Health Teaching – PPGECS-UFT).

Referências

References

BANDURA, Albert. Social Foundations of thought and action: a social ognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1986.

CAMPOS, L. R. G.; RIBEIRO, M. R. R.; DEPES, V. B. S. Autonomia do graduando em enfermagem na (re) construção do conhecimento mediado pela aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 5, p. 818-

, 2014.

CLARK, Ian. Formative assessment: Assessment is for self-regulated learning. Educational Psychology Review, v. 24, n. 2, p. 205-249, 2012.

CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Metacognição e as relações com o saber. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 2, p. 517-534, 2018.

DEFFENDI, Luma Tiziotto; SCHELINI, Patrícia Waltz. O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbal. Psicologia:

Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 3, pp. 1-8, 2016.

FERNANDES, Maria Petrília Rocha et al. Avaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação física na educação básica. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 23, n. 2, p. 306-320, 2019.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitivedevelopmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906 – 911, 1979.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A

recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

HOLIC, Henry. Autonomy in foreign language learning. Oxford: pergamon, 1981.

KOMISSAROUK, Svetlana; HARPAZ, Gal; NADLER, Arie. Dispositional differences in seeking autonomy- or dependence-oriented help: Conceptual development and scale validation. Personality and Individual Differences, v. 108, p. 103- 112, 2017.

LIMA FILHO, Raimundo Nonato; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco; BRUNI, Adriano Leal. Aprendizagem autorregulada em Contabilidade:

diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review, v. 12, n. 1,p. 38, 2015.

LINDE K, Willich SN. How objective are systematic reviews? Differences betweenn reviews on complementary medicine. J R Soc Med, v. 96, n. 1, p. 17-22, 2003.

LÜFTENEGGER, Marko et al. Lifelong learning as a goal–Do autonomy and selfregulation in school result in well prepared pupils? Learning and Instruction, v. 22, n. 1, p. 27-36, 2012.

MARTINS, J. L. Enquanto uns ensinam, outros navegam. Porto Alegre: Fi,

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

PACHECO, J. A. Currículo, Aprendizagem e Avaliação: Uma abordagem face à agenda globalizada. Revista Lusófona de Educação, n. 17, p. 75-90, 2018.

PEREIRA, Suellen Silva; ALVES, Telma Lúcia Bezerra; CABRAL, Laíse Do Nascimento. Recursos midiáticos e geografia escolar: propostas metodológicas

em busca da renovação no ensino. Geo UERJ, v. 2, n. 24, 2013.

PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do erro. Roteiro, v. 37, n. 2, p. 265-294, 2012.

SAMPAIO, Mancini. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev bras fisioter, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

SULTANA, Sharmin. Need Analysis: An Invaluable Step for Successful Autonomous Learning. English Language Teaching, v. 11, n. 7, p. 37-47, 2018.

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia; NOGUEIRA, Jaana Flavia Fernandes. Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes.

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 1, p. 85- 106, 2015.

ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. Self-regulated learning and academic achievement: theoretical perspectives. New Jersey: Lawrence Erlbaum

Associates, 2001.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

MARTINS, José Lauro; MILHOMEM, Dhuliet Keterine Ferreira. THE EFFECTIVENESS OF THE LEARNING MANAGEMENT CONCEPT DESCRIBED IN THE LITERATURE. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a6en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11391. Acesso em: 19 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>