THE EFFECTIVENESS OF THE LEARNING MANAGEMENT CONCEPT DESCRIBED IN THE LITERATURE

Autores

  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins
  • Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem Federal University of Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6en

Palavras-chave:

Learning management; autonomy; metacognition; self-regulation.

Resumo

A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizada em
torno da aprendizagem, a partir do protagonismo do aprendente. Este estudo
teve por objetivo identificar a efetividade do conceito de Gestão da
Aprendizagem descrita na literatura científica. Foi realizada Revisão Sistemática
da literatura Publicada entre 2010 e 2020. O protocolo PRISMA foi utilizado, e foram selecionados 50 artigos. A literatura científica aponta que a gestão da
aprendizagem é tratada de forma indireta e fragmentada nos estudos deste
conceito e estabelece pouca relação entre os seus princípios norteadores. Fica
evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das
responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Degree in Philosophy. Master and Doctor in Education. Professor at PROFNIT UFT and at the Social Communication course

jlauro@uft.edu.br.

Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem, Federal University of Tocantins

Master by the Graduate Program in Science and Health Teaching – PPGECS-UFT).

Referências

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

MARTINS, José Lauro; MILHOMEM, Dhuliet Keterine Ferreira. THE EFFECTIVENESS OF THE LEARNING MANAGEMENT CONCEPT DESCRIBED IN THE LITERATURE. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a6en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11391. Acesso em: 27 abr. 2024.

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