A EFETIVIDADE DO CONCEITO DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM DESCRITA NA LITERATURA

Autores

  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins
  • Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6pt

Palavras-chave:

Gestão da aprendizagem, metacognição, autorregulação

Resumo

A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizada em torno da aprendizagem, a partir do protagonismo do aprendente. Este estudo teve por objetivo identificar a efetividade do conceito de Gestão da Aprendizagem descrita na literatura científica. Foi realizada Revisão Sistemática da literatura Publicada entre 2010 e 2020. O protocolo PRISMA foi utilizado, e foram selecionados 50 artigos. A literatura científica aponta que a gestão da aprendizagem é tratada de forma indireta e fragmentada nos estudos deste conceito e estabelece pouca relação entre os seus princípios norteadores. Fica evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em filosofia, mestrado e doutorado em educação. Professor no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins.

Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem, Universidade Federal do Tocantins

Mestre pelo programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS – UFT). Graduada em Enfermagem  https://orcid.org/0000-0001-9079-3777.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

MARTINS, José Lauro; MILHOMEM, Dhuliet Keterine Ferreira. A EFETIVIDADE DO CONCEITO DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM DESCRITA NA LITERATURA. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a6pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10952. Acesso em: 27 abr. 2024.

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