GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM DESASTRES AMBIENTAIS: conflitos de interesse, de práticas e de discursos

Autores

  • Wilson da Costa Bueno Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p539

Palavras-chave:

comunicação e crise;comunicação organizacional;comunicação e desastres ambientais;

Resumo

A gestão da comunicação durante a ocorrência  de  desastres  ambientais deve incorporar um conjunto significativo de ações e estratégias que contemplem não apenas os fatos e as circunstâncias que definem estas situações críticas. Ela deve neutralizar a interferência de interesses políticos e empresariais,  combater a espetacularização da cobertura pela mídia, e, sobretudo,  favorecer a mobilização das comunidades atingidas para atenuar o impacto dos desastres. Neste artigo, analisamos um caso emblemático: a gestão da comunicação associada ao rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, no Brasil, com atenção especial às ações e discursos da empresa (Samarco) e a reação da imprensa, das organizações e da opinião pública de maneira geral.

 

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação ambiental; Desastres ambientais; A percepção de risco.

 

 

ABSTRACT

The management of communication management during the occurrence of environmental disasters should incorporate a significant set of actions and strategies that address not only the facts and circumstances that define these critical situations. It must neutralize the interference of political and business interests, counteract spectacular media coverage and, above all, mobilize affected communities to mitigate the impact of disasters. In this article, we analyze an emblematic case: the management of communication associated with the rupture of the Fundão dam, in Mariana, Brazil, with special attention to the actions and speeches of the company (Samarco), and the reaction of the press, organizations and public opinion in general.

 

KEYWORDS: Environmental communication/ environmental disasters; Perception of risks.

 

 

RESUMEN

La gestión de la comunicación durante la ocurrencia de desastres ambientales debe incorporar un número significativo de acciones y estrategias que aborden no sólo los hechos y circunstancias que definen estas situaciones críticas. Se debe neutralizar la interferencia de intereses políticos y empresariales, contrarrestar la espectacularizión medática, y, sobre todo, facilitar la movilización de las comunidades afectadas para mitigar el impacto de los desastres. En este artículo, se analiza un caso emblemático: la gestión de la comunicación asociada con la rutura de una presa en Mariana, Brasil, con especial atención a las acciones y discursos de la empresa (Samarco) y la reacción de la prensa,  las organizaciones y la opinión pública de manera general.

 

PALABRAS CLAVE: Comunicación ambiental; Desastres ambientales; La percepción de riesgos.

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Biografia do Autor

Wilson da Costa Bueno, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural . As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresarial e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental , em Saúde e em Agribusiness). É editor de 8 sites temáticos em Comunicação/Jornalismo. Já orientou uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Tem vários livros publicados e dezenas de capítulos em livros da área. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial.

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-01

Como Citar

BUENO, Wilson da Costa. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM DESASTRES AMBIENTAIS: conflitos de interesse, de práticas e de discursos. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 539–569, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p539. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4698. Acesso em: 18 abr. 2024.