Aprendizagem da docência: um olhar para a formação docente dos professores do campo da Comunicação na UFRR

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a2pt

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Formação docente, Comunicação, Saberes Amazônicos, Universidade Federal de Roraima.

Resumo

RESUMO:

A presente investigação objetiva discutir a formação docente realizada na construção da aprendizagem da docência dos professores que atuam nos cursos de Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo (CCOS) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para isso, fizemos uma análise dos Currículos Lattes e uma consulta via e-mail aos docentes indagando-os sobre as atividades realizadas durante o processo de sua formação, vinculadas à aprendizagem da docência. Esse conjunto de documentos foi investigado a partir da Análise de Conteúdo na qual foram acionadas três categorias: Formação inicial acadêmica; Pós-Graduação; e, Trajetórias formativas. O que fica evidente com a discussão dos dados é que, na medida em que os professores são formadores, também se formam e este processo exige uma postura colaborativa que se faz na prática da sala de aula, é uma conquista social, compartilhada. O processo de aprendizagem da docência coloca, portanto, o professor diante do desafio de se apropriar de estratégias capazes de favorecer o domínio dos conhecimentos específicos, articulando-os com a dimensão pedagógica, mesmo que para isso tenha que acionar experiências formativas outras que não necessariamente passem pela educação formal.

 

PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem da docência; Formação docente; Comunicação; Saberes Amazônicos; Universidade Federal de Roraima.

 

ABSTRACT:

This research aims to discuss teacher education implemented in the construction of the learning of teaching of the professors in the Bachelor’s Course in Social Communication/Journalism (CCOS) and the Postgraduate Program in Communication (PPGCOM) in the Federal University of Roraima (UFRR). For this, we analyzed the resumés in the Lattes platform and an inquiry via email to the teachers asking them about the activities they performed during their education process, related to the learning of teaching. This set of documents was studied through the Content Analysis, in which three categories were defined: Initial academic education; Postgraduate studies; and Educational trajectories. The discussion of the data makes it clear that while teachers are educators, they are also educated and this process requires a collaborative posture that is done in the classroom, it is a social, shared achievement. The process of learning of teaching, therefore, places the teacher in face of a challenge of using strategies to favor the mastery of specific knowledge, articulating with the pedagogical dimension, even if for that they need to have educational experiences other than necessarily go through formal education.

 

KEYWORDS: Learning of teaching; Teacher education; Communication; Amazon Knowledge; Federal University of Roraima.

 

 

 

RESUMEN:

La presente investigación tiene como objetivo discutir la formación de docentes realizada en la construcción de la enseñanza docente de los docentes que trabajan en los cursos de Bachillerato en Comunicación Social / Periodismo (CCOS) y en el Programa de Postgrado en Comunicación (PPGCOM) de la Universidad Federal de Roraima (UFRR). ) Para ello, realizamos un análisis de los Currículos Lattes y consultamos por correo electrónico a los docentes preguntándoles sobre las actividades realizadas durante el proceso de su formación, vinculadas a la enseñanza aprendizaje. Este conjunto de documentos se investigó a partir del análisis de contenido en el que se activaron tres categorías: capacitación académica inicial; Posgraduación; y, Trayectorias formativas. Lo que es evidente con la discusión de los datos es que, como los maestros son entrenadores, también se gradúan y este proceso requiere una postura de colaboración que se realiza en el aula, es un logro social y compartido. El proceso de enseñanza aprendizaje, por lo tanto, coloca al maestro frente al desafío de apropiarse de estrategias capaces de favorecer el dominio de conocimiento específico, articulándolos con la dimensión pedagógica, incluso si para eso tiene que desencadenar experiencias de capacitación que no sean necesariamente pasar por la educación formal.

 

PALABRAS-CLAVES: Aprendizaje de la ensenanza; Formación del profesorado; Comunicación; Conocimiento amazónico; Universidad Federal de Roraima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação (UFSM). Professora-Pesquisadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRR e do Doutorado Interinstitucional em Educação na Amazônia. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Comunicação Social (PUC-RS). Professor-Pesquisador do Curso de Comunicação Social/Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR. E-mail:  vjrsanti@gmail.com.

Referências

BAPTAGLIN, L. A. Aprendizagem da docência: um olhar para os cursos técnicos de ensino médio integrado. Curitiba: Appris, 2017.

BATISTA, T. M. M. A Formação continuada de professores do curso de direito e as possibilidades de desenvolvimento da prática docente reflexiva crítica. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, 2017.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: Nova perspectivas para a Educação Básica e Superior. Projeto de Pesquisa Interinstitucional e Integrado (02-1734-2). Relatório de pesquisa. CNPQ – PPGE/CE/UFSM, 2008.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem colaborativa: processos formativos em construção. Anais da VII Anped Sul, Itajaí/SC, 2008.

DEBUS, I. S. Imaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professores. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, 2017.

ENGERS, M.E. A.; MOROSINI, M. C. (Org.) Pedagogia Universitária e Aprendizagem. V.2. Série Ries/PROMEX. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

FERRY, G. Pedagogía de la formación. – 1º ed. 1º reimp. Buenos Aires: Centro de publicaciones educativas y material didáctico, 2004.

HAUTRIVE, G.F. Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, 2016.

ISAIA, S. M. A; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ISAIA, S. M. A; BOLZAN, D. P. V. Compreendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas críticas, Brasília, V.14, N.26, p.43-59, Jan./Jun. 2008.

LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia, Personalidad. México: Editorial Cartago de México, 1984.

MACIEL, A. M. A geratividade docente na Educação Superior e os movimentos (trans) formativos para o desenvolvimento profissional. In: ISAIA, S. M. A; BOLZAN, D. P. V. (Org.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. V.4. Série Ries/PROMEX. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.

POZZO, J. I .Aprender en la sociedad de conocimiento. In: ENGERS, M. E. A.; MOROSINI, M. C. (Org.) Pedagogia Universitária e Aprendizagem. V.2. Série Ries/PROMEX. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

SANDRI, V. Aprendizagem docente no ensino superior: processos formativos de professores e estudantes nas licenciaturas da área de ciências biológicas, exatas e da terra. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, 2017.

SANTANA, A. F. T. Um olhar acerca do sentido da experiência na formação de professores. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, 2017.

SILVA, G. T. A aprendizagem da prática docente no Programa de Pós-Graduação em Administração. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, 2017.

TAVARES, J. Ser um Educador em Tecnologia. In: ENGERS, M. E. A.; MOROSINI M. C. (Org.) Pedagogia Universitária e Aprendizagem. V.2. Série Ries/PROMEX. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

UFRR. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social-Jornalismo. 2015. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/ihn1s1k3sslnw3i/Projeto%20Político%20Pedagógico.pdf?dl=0. Acesso em: 21 de jan. 2020.

UFRR. Regimento do PPGCOM/UFRR. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/lab25/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/regimento%20ppgcom%20(1).pdf. Acesso em: 21 de jan. 2020.

UFRR. Resolução nº 001/2017 – CUNE. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016-2019), 2017. Disponível em: file:///C:/Users/lab25/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/PDI%202016-2019%20APROVADO%20CUNI%20(1).pdf. Acesso em: 21 de jan. 2020.

UFRR. Resolução nº 026/2003-CUNI. Aprova o novo Estatuto da Universidade Federal de Roraima – UFRR, 2003. Disponível em: file:///C:/Users/lab25/AppData/Local/Temp/estatuto%20ufrr%20modificaes%20e%20atualizaes%20jul2013.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2020.

WILLIANS, R. Cultura e sociedade. São Paulo: Editora Naciona,1969.

VYGOSTKI, L. S. Obras escolhidas III: incluye problemas de desarollo de la psique. Madri- Espanha: Visor, 1995.

Publicado

2020-01-03

Como Citar

BAPTAGLIN, Leila Adriana; SANTI, Vilso Junior. Aprendizagem da docência: um olhar para a formação docente dos professores do campo da Comunicação na UFRR . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 1, p. a2pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10127. Acesso em: 13 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)