TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: uma análise da contribuição para o professor

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Deusirene Magalhães de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p507

Palavras-chave:

Tecnologias digitais; Tocantins; Formação de professor, autonomia.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar contribuições das tecnologias digitais para o professor tocantinense. Destaca as tecnologias na educação do Tocantins e a formação do professor como espaço de reflexão e autonomia docente. O artigo é parte da dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins, intitulada contribuições do curso Redes de Aprendizagem do ProInfo, para construção de conceitos e autonomia de professores. Os resultados apontam que a inserção de tecnologias na educação do Tocantins, aliada a formação continuada Redes de Aprendizagem, contribuíra para a reflexão a sobre o contexto escolar atravessado pela cultura digital, inclusão digital e autonomia de professores, no uso de alguns recursos tecnológicos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias digitais; Tocantins; Formação de professor, autonomia.

 

 

ABSTRACT

The article aims to analyze the contributions of digital technologies to the teacher from Tocantins. It emphasizes the technologies in the education of the Tocantins and the formation of the teacher as space of reflection and autonomy teaching. The article is part of the dissertation of Master of Education of the Federal University of Tocantins, titled contributions of the ProInfo Learning Networks course, for the construction of concepts and autonomy of teachers. The results point out that the insertion of technologies in the education of Tocantins, together with the continued formation of Learning Networks, contributed to the reflection on the school context crossed by digital culture, digital inclusion and teacher autonomy, in the use of some technological resources.

 

KEYWORDS: Digital technologies; Tocantins; Teacher training, autonomy.

 

 

RESUMEN

El artículo tiene por objetivo analizar contribuciones de las tecnologías digitales para el profesor tocantinense. Destaca las tecnologías en la educación de Tocantins y la formación del profesor como espacio de reflexión y autonomía docente. El artículo es parte de la disertación de Maestría en Educación de la Universidad Federal de Tocantins, titulada contribuciones del curso Redes de Aprendizaje del ProInfo, para la construcción de conceptos y autonomía de profesores. Los resultados apuntan que la insersión de tecnologías en la educación de Tocantins, aliada a la formación continuada Redes de Aprendizaje, contribuyeron a la reflexión sobre el contexto escolar atravesado por la cultura digital, inclusión digital y autonomía de profesores, en el uso de algunos recursos tecnológicos.

 

PALABRAS CLAVE: Tecnologías digitales; Tocantins; Formación de professor: autonomía.

 

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Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Portugal).  Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado em Ensino de Língua e Literatura e Programa de Pós Graduação em Educação.  E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

PINHO, Maria José de; ARAÚJO, Deusirene Magalhães de. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: uma análise da contribuição para o professor. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 507–528, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p507. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6143. Acesso em: 22 dez. 2024.

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