NARRATIVAS APRENDENTES EM UM CONTEXTO EM (TRANS)FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p23Palavras-chave:
comunicação, jornalismo, formaçãoResumo
A cibercultura e seus sistemas de comunicação imprimem uma nova amplitude à sociedade e exigem um novo modo de estudar, perceber e refletir sobre a força da comunicação e da educação, como processos de expressão da participação social, na contemporaneidade. Esse movimento legitima a pluralidade da comunicação e as transformações culturais, promovidas pelas tecnologias contemporâneas, que inauguram a essência social cotidiana: ensinar e aprender num território interativo, hipertextual e em rede, onde os sujeitos protagonizam transformações que determinam novos rumos a sociedade, em decorrência, sobretudo, da presença massiva das tecnologias digitais.
Assim sendo, os sujeitos postos nesse processo festejam o novo corpo social híbrido e diáfano que se faz e provocam metamorfoses nos mais diversos aspectos da vida humana, por meio de permutabilidades e deslocamentos constantes. Assim, complexa e híbrida, a cultura contemporânea é decorrente do deslocamento de um mundo concebido em termos binários, no qual cada povo é um povo distinto de outro pela singularidade de seus traços culturais (BHABHA, 2001). Como consequências da pluralidade da comunicação e das transformações culturais, expandem-se as relações sociais, políticas, econômicas e culturais, e possibilitam novas formas de discursos, produção de significados e interações pessoais.
Nesse contexto, a informação e o conhecimento são projetados em uma dimensão horizontal de poder, quebra-se a dimensão hegemônica da informação por via de mão única, dando origem a novos atores - plurais, autônomos, anárquicos - e interações sociais mais livres, colaborativas e de caráter social perene. O contexto em questão é palco de novas relações e novas trocas de afetividades instantâneas que apresentam uma cultura ciber, marcada pela complexidade e pelo hibridismo, afetando o sujeito e seus vínculos sociais e culturais, nos processos instituídos pela comunicação, educação e tecnologias, possibilitando transformações: nos modos de ser e estar; nas interações e práticas sociais com os outros e na produção do conhecimento.
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