NARRATIVAS APRENDENTES EM UM CONTEXTO EM (TRANS)FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p23

Palavras-chave:

comunicação, jornalismo, formação

Resumo

A cibercultura e seus sistemas de comunicação imprimem uma nova amplitude à sociedade e exigem um novo modo de estudar, perceber e refletir sobre a força da comunicação e da educação, como processos de expressão da participação social, na contemporaneidade. Esse movimento legitima a pluralidade da comunicação e as transformações culturais, promovidas pelas tecnologias contemporâneas, que inauguram a essência social cotidiana: ensinar e aprender num território interativo, hipertextual e em rede, onde os sujeitos protagonizam transformações que determinam novos rumos a sociedade, em decorrência, sobretudo, da presença massiva das tecnologias digitais.

Assim sendo, os sujeitos postos nesse processo festejam o novo corpo social híbrido e diáfano que se faz e provocam metamorfoses nos mais diversos aspectos da vida humana, por meio de permutabilidades e deslocamentos constantes.  Assim, complexa e híbrida, a cultura contemporânea é decorrente do deslocamento de um mundo concebido em termos binários, no qual cada povo é um povo distinto de outro pela singularidade de seus traços culturais (BHABHA, 2001). Como consequências da pluralidade da comunicação e das transformações culturais, expandem-se as relações sociais, políticas, econômicas e culturais, e possibilitam novas formas de discursos, produção de significados e interações pessoais.

Nesse contexto, a informação e o conhecimento são projetados em uma dimensão horizontal de poder, quebra-se a dimensão hegemônica da informação por via de mão única, dando origem a novos atores - plurais, autônomos, anárquicos - e interações sociais mais livres, colaborativas e de caráter social perene. O contexto em questão é palco de novas relações e novas trocas de afetividades instantâneas que apresentam uma cultura ciber, marcada pela complexidade e pelo hibridismo, afetando o sujeito e seus vínculos sociais e culturais, nos processos instituídos pela comunicação, educação e tecnologias, possibilitando transformações: nos modos de ser e estar; nas interações e práticas sociais com os outros e na produção do conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Filósofo e doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: jlauro@mail.uft.edu.br.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga, Portugal. Licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais e Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. E-mail: bento@ie.uminho.pt.

Valdirene Cássia da Silva, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)/ Faculdade Católica do Tocantins (FACTO)

Doutora e Mestre em Educação (UFBA). Professora do CEULP/ULBRA. Professora da FACTO. Vinculada a UNEST e a FESAR. Membro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins-Brasil. E-mail: valdirene.silva0@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

AMANTE, L.; MENDES, C. A. YOUNG PEOPLE ON FACEBOOK: Privacy Management A theoretical approach on youth’s view of privacy on this social network. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 56-91, 1 jul. 2017.

BARBEITO VELOSO, M. L.; PERONA PÁEZ, J. J. PLATAFORMAS EDUCOMUNICATIVAS EN LÍNEA:el caso de las radios infantiles en España y Portugal. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 279-301, 1 jul. 2017.

BASNIAK, M. I.; LIZIERO, A. R. A IMPRESSORA 3D E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 445-466, 1 jul. 2017.

BASTOS, A. M. DE M. F.; CUNHA, J. A PROGRAMAÇÃO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: o projeto-piloto em duas escolas do Concelho do Seixal, Portugal. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 331-363, 1 jul. 2017.

CARVALHO, A. D. S. DE; MIRANDA, J. C. DE. ENQUANTO UNS ENSINAM, OUTROS NAVEGAM: A gestão da aprendizagem em tempos digitais. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 645-652, 1 jul. 2017.

COIRO-MORAES, A. L.; PONGIDOR, M. C. B. O CORPO MASCULINO E SUA REPRESENTAÇÃO COMO MÍDIA DE CONSUMO: publicidade de cosmético na revista Men’s Health. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 467-487, 1 jul. 2017.

DE MORAES, N. R.; BRUMATTI, L. M.; LIMA, A. R.; CAMPOS, A. C. ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA CONCEITUAL DOS TERMOS “TERRITÓRIO” E “COMUNIDADE TRADICIONAL” NO BRASIL. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 518-539, 1 jul. 2017.

DUARTE, M. T.; NASCIMENTO, J.; RODRIGUES, W. O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL (PES) EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O caso da Pró Reitoria de Avaliação e Planejamento da Universidade Federal do Tocantins. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 562-580, 1 jul. 2017.

GEDIEL, A. L. B.; SANTOS DIAS, M. M.; FRAGA DE PAULA, T. A INTERNET COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DIFUSÃO CULTURAL E LINGUÍSTICA DAS MULHERES SURDAS. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 407-426, 1 jul. 2017.

GONÇALVES MAIA, M. F.; TRINDADE ROCHA, J. D.; MERIQUI RODRIGUES, M. MÍDIAS EDUCATIVAS “MAIS MULHERES”: um centro de documentação interdisciplinar de gênero e comunicação em Palmas, Tocantins, Brasil. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 427-444, 1 jul. 2017.

LOSADA, A. V.; BRITO, G. N. A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE OS CURSOS ONLINE. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 141-164, 1 jul. 2017.

MACHADO, M. F. R. C.; TORRES, P. L. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: princípios e estratégias. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 165-189, 1 jul. 2017.

MADDALENA, T. L.; SANTOS, E. #UERJRESISTE: relatos digitales de formación en tiempos de crisis. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 92-115, 1 jul. 2017.

MARÍN-DÍAZ, V.; CABERO ALEMARA, J.; BARROSO OSUNA, J. PERCEPCIONES DE LOS ALUMNOS HACIA INTERNET TRAS LA PARTICIPACIÓN EN UNA EXPERIENCIA FORMATIVA A TRAVÉS DE ENTORNOS PERSONALES DE APRENDIZAJE. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 116-140, 1 jul. 2017.

MARTINS, J. L.; SILVA, B. D. DA; SILVA, V. C. NOVOS PROBLEMAS, OUTRAS NARRATIVAS, entrevista com Pedro Demo. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 639-644, 1 jul. 2017.

MARTINS, J. L.; SILVA, V. C. DA. AVALIAÇÃO DA DIALOGIA EM FÓRUNS DE CURSO ONLINE: processo dialógico na formação de comunidades de sentidos. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 232-255, 1 jul. 2017.

MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.

MOURA, A. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.

NEGRINI, M.; MENUCI, J. M.; CALLEGARO, R. S. DEBATE SOBRE A CIDADANIA NA BUSCA PELA DEMOCRACIA DE MASSAS. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 540-561, 1 jul. 2017.

PINTO, M. DA G. L. C. DA REVISÃO NA ESCRITA: uma gestão exigente requerida pela relação entre leitor, autor e texto escrito. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 488-517, 1 jul. 2017.

PRETTO, N. D. L. POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 32-55, 1 jul. 2017.

SANTOS, J. S. DOS; MACEDO, M. DE L. L. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: teoria e prática na construção do conhecimento. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 581-602, 1 jul. 2017.

SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.

SILVA, V. G. DA. RÁDIO E CIDADANIA: um estudo comparado da atuação de rádios de Lisboa e de Brasília. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 603-638, 1 jul. 2017.

TEIXEIRA, I.; COUTO, E. S. FOTOGRAFIAS PESSOAIS NO FACEBOOK: corpos e subjetividades em narrativas visuais compartilhadas. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 364-386, 1 jul. 2017.

VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

MARTINS, José Lauro; SILVA, Bento Duarte da; SILVA, Valdirene Cássia da; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. NARRATIVAS APRENDENTES EM UM CONTEXTO EM (TRANS)FORMAÇÃO. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 23–31, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p23. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3793. Acesso em: 8 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.