APRENDIZAGEM EM TURISMO: experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p878

Palavras-chave:

Turismo, Curiosidade, Crítica

Resumo

Trata-se de artigo em que são relatadas experiências pedagógicas, nas quais a preocupação maior é que educandos e educadores as vejam como oportunidades de formação para a vida. A leveza, o brincar, são fundamentais. Ser útil para si próprio, e para os outros, deve ser a motivação prioritária em qualquer trabalho a ser feito. Tais condições de aprendizagem são aplicadas ao Turismo. Os procedimentos metodológicos são qualitativos. Importa que os resultados exprimam que educandos e educadores sentem prazer, e que têm compromisso com o conhecimento, em suas atividades pedagógicas.

 

PALAVRAS-CHAVES: Turismo; Curiosidade; Interesse; Crítica; Aprendizagem.

 

 

ABSTRACT

This paper is an article where pedagogical experiences are reported, and in which the biggest concern is that teachers and pupils see, opportunities in learning for life. Lightness and the playing are fundamental. Being useful to the self and to the others must be the main motivation in any task to be achieved. Such learning conditions are explained through Tourism. Methodological procedures are qualitative. We are concerned that the results show that teachers and students feel good, and that they commit to their pedagogical activities.

 

KEYWORDS: Tourism; curiosity; interest; criticism; learning.

 

 

RESUMEN

En este artículo se relatan experiencias pedagógicas en las cuales la mayor preocupación es que los educandos y educadores vean, en las materias dictadas, oportunidades de formación para la vida. La ligereza y el juego son fundamentales. Ser útil para sí mismo y para los demás debe ser la motivación prioritaria en cualquier trabajo a ser realizado. Estas condiciones de aprendizaje se aplican al Turismo. Los procedimientos metodológicos son cualitativos. Es importante que los resultados expresen que educandos y educadores sienten placer y que tienen compromiso con el conocimiento en sus actividades pedagógicas.

 

PALABRAS CLAVE: Turismo; Curiosidad; Interés; Crítica; Aprendizage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluízio Augusto Carvalho Santos, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor da Escola Vivendo e Aprendendo, de ensino fundamental. É artista, pesquisador, oficineiro, pedagogo pela Universidade de Brasília. Coordena  projetos artísticos-culturais nas áreas de circo, teatro do bonecos, brinquedos e brincadeiras.  Vive em Sobradinho/DF. Tem uma filha e um filho.E-mail: aluizioaugusto@gmail.com.

Ivany Câmara Neiva, Universidade de Brasília

Professora e pesquisadora no Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Vive em Brasília/DF, onde tem duas filhas. Cursou Ciências Sociais na Graduação, Sociologia do Desenvolvimento no Mestrado, História Cultural no Doutorado, concluídos na Universidade de Brasília. E-mail: ivacomunica@gmail.com. 

Referências

BENJAMIN, W. Brinquedo e brincadeira. In: Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

DIENSTMANN, Satyam Bomer. Espaços públicos de Brasília e seu potencial turístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília.

DUARTE, J. & BARROS, A.(Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O que é realidade. 10.ed., 5.reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2004.

FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 5ed. revista. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

LARROSA, J.B. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.19, n.2, p. 04-27, jul./dez.2011.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.19, jan./fev./mar./abr.2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 13.02.2017.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. O declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

MOESCH, Marutschka Martini & GASTAL, Susana (Orgs.). Um outro turismo é possível. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

(autora). Uma cidade encantada. Memórias da Vila Amaury, em Brasília. E-book. Disponível em www.cargocollective.com/cidadeencantada. Acesso em 23.09.2017.

(autores). Comunicólogo que brinca, comunica mais? Revista Observatório. Palmas, v.1, n. 1, p. 43-62, mai./ago. 2015.

NETTO, A. Panosso. Filosofia do Turismo: teoria e epistemologia. São Paulo: Aleph, 2005.

OLIVEIRA, A.N.de. Para além das fronteiras das fotografias: as histórias não contadas pelas fotografias de promoção dos destinos turísticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília.

SILVA, Maria Alice Setúbal (Org.). Memórias de brincadeiras na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. São Paulo: Cortez/CENPEC, 1989.

SIQUEIRA, E. & SIQUEIRA, D. Corpo, mito e imaginário nos postais das praias cariocas. Trabalho apresentado ao NP19 – Comunicação, turismo e hospitalidade, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UERJ – 05 a 09 de setembro de 2005. Disponível em www.espacoacademico.com.br/065/65souza_felipe.htm. Acesso em 03.06.2017.

URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 2001.

WESTFAL, L.H. Brasília e os cartões-postais: percepção e fotografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília.

b) Filmes, vídeos, sites, depoimentos sonoros

O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA. Chimamanda Adichie. TedGlobal, 2009. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc. Acesso em 03.06.2017.

TAKAI, Fernanda. Depoimento sonoro sobre o lançamento do livro “O cabelo da menina” na Feira do Livro de São Paulo [ago.2016]. In Rádio CBN, 22.08.2016. Entrevista a Pétria Chaves. no programa Revista CBN.

TARJA BRANCA – a revolução que faltava. Filme. Diretor Cacau Rhoden. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2014.

TAVARES, Bráulio. Crônicas. In Jornal da Paraíba. Disponível em http://www.jornaldaparaiba.com.br/coluna/brauliotavares. Acesso em 02.08.2015.

WHERE TO INVADE NEXT. Filme. Diretor Michel Moore. EUA, 2015.

Publicado

2018-10-08

Como Citar

SANTOS, Aluízio Augusto Carvalho; NEIVA, Ivany Câmara. APRENDIZAGEM EM TURISMO: experiências. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 878–897, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p878. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5634. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre