As dificuldades ensinam em cursos online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p100

Palavras-chave:

Gestão da aprendizagem, autonomia, aprendizagem online

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.

 

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Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Filosofia, mestrado e doutorado em Ciências da Educação. Professor no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins. Brasil. E-mail: jlauro@uft.edu.br. 

 

 

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga, Portugal. Licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. E-mail: bento@ie.uminho.pt

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

MARTINS, José Lauro; DA SILVA, Bento Duarte. As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 100–118, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p100. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1662. Acesso em: 22 dez. 2024.

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