A GESTÃO EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DO TOCANTINS COMO ROTA DE INFLUÊNCIA DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DA CLASSE DOMINANTE BURGUESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a52ptPalavras-chave:
Hegemonia burguesa;, Privatização da educação;, Plano Estadual de Educação;, Estado do Tocantins;, RCT.Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa tratando do tema gestão educacional e do objeto privatização da gestão educacional no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins (SEE-TO). Tem por objetivo analisar o fenômeno da privatização da gestão educacional no SEE-TO, a partir da ampliação da influência do poder de inserção dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) da classe dominante burguesa na formulação e implementação da política/gestão educacional, no período de vigência do Plano Estadual de Educação (PEE-TO/2015-2025). Este fenômeno é analisado sob a perspectiva das teses neoliberais. Assentados no materialismo histórico dialético, as fontes são bibliográficas e empírico-documentais. Os principais resultados indicam que até o momento da implementação do PEE-TO, em 2024, os APH, como Instituto Ayrton Senna, Fundação Lemann, Instituto Sonho Grande, Instituto Corresponsabilidade pela Educação e Instituto Natura, intensificaram sua influência por intermédio de Acordos de Cooperação com a Secretaria Estadual de Educação, direcionando a política e a gestão educacional. Essas parcerias têm refletido a privatização da gestão educacional, colocando em segundo plano o papel da Seduc-TO e reforçando a hegemonia burguesa. Por outro lado, podem ser citados coletivos no Tocantins que vêm atuando para a construção da contra hegemonia na educação, como a Rede ColaborAção Tocantins (RCT), a Anpae, a Anped e o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM), que defendem uma gestão educacional pública, com gestão pública e de qualidade social, em contraposição a tendência privatista e mercadológica. Neste trabalho, foca-se na atuação político-institucional contra hegemônica da RCT.
Downloads
Referências
COUTINHO, Carlos Nelson. The Brazilian State: Genesis, Crisis, Alternatives. In: LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Fundamentals of School Education in Contemporary Brazil. 3rd ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. Chapter 5. p.173-200. Available at: https://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/CAPITULO_5.pdf. Accessed on: Oct. 10, 2020.
EVANGELISTA, Olinda. Notes on Working with Educational Policy Documents. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Eds.). Research in Work, Education, and Educational Policies. Campinas-SP: Alínea, 2012. p. 51-71.
LAGARES, Rosilene. Education Management: Validation of Administrative and Pedagogical-Curricular Actions and Conclusion of the 2020 School Year. RCT. Palmas - TO: UFT/Proex, 2020. Digital document.
LAGARES, Rosilene; SANTOS, Leonardo Victor. Historical-Critical Pedagogy and Teacher Education. EDUCA - Multidisciplinary Journal in Education, v. 9, p. 1-16, 2022. Available at: https://www.scielo.br/. Accessed on: Aug. 31, 2022.
PERONI, Vera Maria Vidal. Implications of the Public-Private Relationship for the Democratization of Education in Brazil. In: PERONI, Vera Maria Vidal. Dialogues on the Redefinitions of the State's Role and the Boundaries Between Public and Private in Education. São Leopoldo: Oikos, 2015.
PERONI, V.; CAETANO, R. Public and Private in Education: Projects in Dispute? Retratos da Escola Journal, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, Jul./Dec. 2015. Available at: http://www.esforce.org.br/. Accessed on: May 20, 2018.
PIRES, Daniela de Oliveira. The Historical Construction of the Public-Private Relationship in Promoting the Right to Education in Brazil. 2015. 264f. Doctoral Dissertation (Ph.D. in Education) - Graduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Available at: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/117781. Accessed on: Aug. 31, 2022.
REDE COLABORAÇÃO TOCANTINS (RCT). EDUCATO Actions and Results Report. EDUCA Program. Palmas – TO: PRISME/RCT, July/2024.
REDE COLABORAÇÃO TOCANTINS (RCT). PRISME Partial Report: December/2023 – June 2024. Palmas – TO: PRISME/RCT, June/2024.
REDE COLABORAÇÃO TOCANTINS (RCT). Training, Monitoring, and Evaluation - Education Crisis Management Project Originated by the Covid-19 Pandemic in the Municipal Education Networks and Systems of Tocantins. Palmas, Tocantins, 2020.
SANTOS, Leonardo Victor dos. Master's Thesis. Federal University of Tocantins. Privatization in Basic Education in Tocantins: Public-Private Partnerships vs. Public-Public Collaboration Regime. Palmas, Tocantins, 2019.
TOCANTINS. Legislative Assembly. Law No. 2.977, of July 08, 2015. Approves the State Education Plan 2015-2025, Palmas, TO, 2015. Published in the Official Gazette No. 4.411.
TOCANTINS. Cooperation Agreement No. 001/2017, entered into between Seduc-TO and Instituto Ayrton Senna, for the specified purposes. Palmas - TO, 2017.
TOCANTINS. Cooperation Agreement No. 02/2017, entered into between Seduc-TO and Instituto Sonho Grande, Instituto Natura, and Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE, for the specified purposes. Palmas - TO, 2017.
TOCANTINS. Technical Cooperation Term No. 003/2018, entered into between Seduc-TO and Instituto Lemann, for the specified purposes. Palmas, TO, 2018.
TOCANTINS. Cooperation Agreement No. 06/2021, entered into between Seduc-TO and Instituto Sonho Grande, Instituto Natura, and Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, for the specified purposes. Palmas – TO, 2021.
TOCANTINS. Cooperation Agreement No. 13/2021, entered into between Seduc-TO and Instituto Ayrton Senna, for specific purposes. Palmas - TO, 2021. Available at: https://elevaplataforma.com.br/dos. Accessed on: July 10, 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Observatório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.