AVALIAÇÃO DA DIALOGIA EM FÓRUNS DE CURSO ONLINE: processo dialógico na formação de comunidades de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p232

Palavras-chave:

Fóruns online, dialogia, construção do conhecimento

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa que procurou responder ao seguinte questionamento: os fóruns online têm sido por si mesmo um instrumento de aprendizagem ou mais uma burocracia com pouca eficiência pedagógica? Para isso analisamos a dialogia nos fóruns de estudos online de um curso de formação continuada de professores, numa abordagem quanti-qualitativa. Os resultados sinalizaram que os processos postos nos fóruns online se constituem uma coletânea de mensagens burocráticas sem as interações esperadas, comprometendo com isso a aprendência.

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Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em filosofia, mestrado e doutorado em educação. Professor no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

MARTINS, José Lauro; SILVA, Valdirene Cassia da. AVALIAÇÃO DA DIALOGIA EM FÓRUNS DE CURSO ONLINE: processo dialógico na formação de comunidades de sentidos. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 232–255, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p232. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3546. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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