NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p26Palavras-chave:
editorialResumo
O novo dossiê, intitulado NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios, foi organizado pelos colegas Dr. Fagno da Silva Soares do CLIO & MNEMÓSINE/IFMA e Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP e, do Dr. Jesus Marmanillo Pereira do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e Imagens - LAEPCI/UFMA). O dossiê reuniu um coletivo de pesquisas e reflexões cujos objetos e perspectivas investigativas inscrevem-se sob a rubrica da etnografia ou Virtual Ethnography como sugere Christine Hine (2000) e suas relações com o que temos chamado de Humanidades Digitais, enquanto ferramenta metodológica, técnica interpretativa ou prática investigativa acerca das comunidades digitais offline ou online apropriadas por uma análise investigativa no/do ciberespaço. Nesse sentido buscou-se criar um espaço de diálogo transdisciplinar na qual os usos na/da internet e seus impactos sóciodigitais possibilitam reflexões e narrativas no âmbito das percepções e das sociabilidades digitais, constituindo um campo no qual se aproximam a comunicação das humanidades.
Downloads
Referências
AGUIAR, J. G. DE. A PESQUISA ETNOGRÁFICA ONLINE EM TEMPOS DE CULTURA DA CONVERGÊNCIA. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 109-131, 1 out. 2019.
ALMEIDA, D. A.; BORGES, F.; BOHÓRQUEZ, J. A. L. A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA NA SÉRIE “AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA (S/A)”. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 380-403, 1 out. 2019.
AZEVEDO BRASILEIRO, T. S.; NUNES, E. B. B. L. DE L. P. APRENDIZAGEM ATIVA: reflexão sobre o indicador “metodologia” na avaliação de cursos. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 529-546, 1 out. 2019.
BERNARDO, C. H. C.; BRAGA JÚNIOR, S. S.; MARQUES, M. D.; GOMES, S. C. V.; QUEIROZ, T. R. Percepção dos produtores rurais de Tupã, SP, sobre o processo de comunicação para execução da logística reversa de embalagens de agrotóxicos. Revista Observatório, v. 1, n. 3, p. 242-270, 26 dez. 2015.
BERTOLINI, J. A PEDAGOGIA DO CORPO MÁQUINA NA TELA DA TV. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 912-932, 1 out. 2019.
BERTOLINI, J. A SAÚDE COMO PRETEXTO PARA QUEM QUER SER DESEJADO SEXUALMENTE: um estudo etnográfico em perspectiva midiática. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 152-170, 1 out. 2019.
BOMFIM, I.; LUCENA, L. C. ABORDAGEM METODOLÓGICA NO JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL: o uso da netnografia em estudo sobre redação virtual. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 75-108, 1 out. 2019.
BUENO, T. C.; REINO, L. S. A. ENTRE A TABLOIDIZAÇÃO E O TEASER PUBLICITÁRIO: uma análise dos títulos caça-cliques. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 675-707, 29 abr. 2018.
BUENO, T.; DE SOUSA ESCÓCIO SILVA, E. G.; REINO, L. S. A. CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR: como as seguidoras da Boca Rosa e Niina Secrets interagem nas redes. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 132-151, 1 out. 2019.
CHIECHER, A. C.; FICCO, C. R.; PAOLONI, P. V.; GARCÍA, G. A. ¿Qué mueve a los estudiantes exitosos? Metas y motivaciones de universitarios en las modalidades presencial y distancia. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 301-326, 30 maio 2016.
CONTATORI ROMANO, L. A.; DE SOUZA GOMES SANTANA, C. REVISTA TRAVEL IN BRAZIL (1941-42): música, rendas e bonecas artesanais, por Mário de Andrade, Nóbrega da Cunha e Cecília Meireles. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 668-699, 1 out. 2019.
CORSO, K. B.; BARCELLOS, M. DE M. A RESPOSTA DOS ESPECTADORES DO YOUTUBE A PROPAGANDAS INTEGRADAS AO CONTEÚDO DE VÍDEOS: um estudo netnográfico. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 171-196, 1 out. 2019.
CORSO, K. B.; ESTELA, R. DE O.; BANDEIRA, M. V. COMO ESTÃO “NAVEGANDO” NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO?: um estudo sobre o uso da netnografia nas disciplinas de método de pesquisa. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 232-248, 1 out. 2019.
CRUZ, F.; SIMÕES PIRES, A. F. CARRY FIRE: um estudo de recepção das críticas musicais ao disco de Robert Plant. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 453-472, 1 out. 2019.
ELHAJJI, M.; ESCUDERO, C. WEBDIÁSPORA: Migrações, TICs e memória coletiva. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 334-363, 25 dez. 2016.
FEIL, G. S.; DAHLEH, S. M.; PAZ, J. R. O MAL EM APOCALÍPTICOS E O BEM EM INTEGRADOS . Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 753-785, 1 out. 2019.
GARBI, D. B. L.; SANTOS, K. C. DOS; BARRETO, L. K. DA S.; GARBI, G. P. POR QUE O EMPODERAMENTO DAS MULHERES NEGRAS CAUSA MEDO?. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 954-958, 1 out. 2019.
GHISLENI, T. S.; LOPES, D. DE M. A ADAPTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING ON-LINE E OFF-LINE DO MONET PLAZA SHOPPING EM SANTA MARIA (RS). Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 786-820, 1 out. 2019.
GONÇALVES, D. S. A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: Um projeto de alienação do sujeito social. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 725-752, 1 out. 2019.
HAGEN, S. A. O APAGAMENTO DO SENTIDO JORNALÍSTICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PELA INDIVIDUAÇÃO: “Obrigado por suas informações!”. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 352-379, 1 out. 2019.
KAPICIUS PLESSIM, V.; DA SILVA SOARES , F. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE FRONTEIRAS: HORIZONTES E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 959-971, 1 out. 2019.
KNEIPP, V. A.; FERREIRA DE MORAES, R. TELE-SOLIDARIEDADE EM FAMÍLIA NAS TARDES DE SÁBADO DA TV GLOBO: um estudo sobre o Caldeirão do Huck e o Estrelas Solidárias. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 857-885, 1 out. 2019.
LEITE, T. S. A.; MARTINS, J. L.; DE ASSUNÇÃO, N. B.; ALMEIDA, A. A. DE; SILVA, F. D. DA; COSTA, J. M. DE A.; SANTOS, S. A. DOS. ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL:uma revisão integrativa. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 597-612, 1 out. 2019.
LIMA, L. DE. AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 834-856, 1 out. 2019.
MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.
MAIA, J. S.; SILVA, M. F. V. DA. 80 ANOS NA SALA DE REDAÇÃO: Lois e Clark e o estereótipo do Jornalista. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 328-351, 1 out. 2019.
MARTINS, P. F. DE M.; GAMA DA SILVA, E.; MAURICIO, N. M. M. A HISTORIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: programa nacional de assistência estudantil e o aumento das classes "D” e “E" nas universidade federais. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 886-911, 1 out. 2019.
MELO, A. S. E. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.
MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.
MIRANDA, C. G. L.; CASTRO, M. S.; SOARES-SOBRINHO, J. L. CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 933-948, 1 out. 2019.
MIRANDA, C. G. L.; SOARES-SOBRINHO, J. L.; CASTRO, M. S. VALIDAÇÃO DE VÍDEO LÚDICO: educação em saúde de idosos hipertensos para a promoção do uso correto e seguro de medicamentos e conhecimento sobre sua doença. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 821-833, 1 out. 2019.
MONTEIRO, J. C. DA S.; RODRIGUES, S. F. N.; PINHEIRO, S. C. B. APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 305-327, 14 maio 2019.
MOURA, A. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.
NASCIMENTO, W. S. DO; ZICA, C. DE O. A BUSCA POR PADRÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 613-633, 1 out. 2019.
NOGUEIRA, C. C.; VAS, B. B. PERCEPÇÕES SOBRE CIBERESPAÇO E TERRITORIALIDADE DIGITAL: estudo exploratório com foco em aspectos socioculturais presentes na deep web e dark web. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 272-304, 1 out. 2019.
NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.
PEREIRA PINHEIRO, C. M.; STÜRMER, A.; WISSMANN, D.; PEDROSO, H. M. INTERATIVIDADE DIGITAL, GESTÃO DE MARCA E CONSTRUÇÃO DA REPUTAÇÃO: O Hotel Alpestre no Tripadvisor. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 197-231, 1 out. 2019.
PIERINI, A. A DEMOCRACIA SEM FIM. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 949-953, 1 out. 2019.
PINHO, M. J. DE; ARAÚJO, D. M. DE. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: uma análise da contribuição para o professor. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 507-528, 1 out. 2019.
REINO, L. S. A.; BUENO, T.; FALCÃO, M. G. C. FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO JORNALISMO: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 249-271, 1 out. 2019.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. FORMAÇÃO DOCENTE: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 578-596, 1 out. 2019.
RODRIGUES, P. M. A.; MAFRA, S. C. T.; PEREIRA, E. T. A EDUCAÇÃO DE IDOSOS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 473-506, 1 out. 2019.
SANTOS MOREIRA DE SOUZA, T.; NETO, A. J. P. O JORNALISMO ECONÔMICO E AS VOZES QUE FALARAM NOS JORNAIS NOS ANOS DE DEBATE DAS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 634-667, 1 out. 2019.
SANTOS, K. M.; ARAÚJO COSTA, C. J. DE S. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE INGLÊS: uma proposta de escrita colaborativa e produção de vídeo . Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 547-577, 1 out. 2019.
SILVA CRUZ, A. C.; FERREIRA GADELHA, M. RELACIONAMENTO ENTRE FONTES E JORNALISTAS: estudo de caso de uma universidade pública. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 404-428, 1 out. 2019.
SOARES, F. DA S. POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 972-993, 1 out. 2019.
SOARES, F. DA S.; PEREIRA , J. M.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 26-45, 1 out. 2019.
SOUZA, ÉRIKA; BARBOSA, I. A. B.; SILVA, V. C. DA. INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA CONDENAÇÃO POPULAR ANTECIPADA. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 429-452, 1 out. 2019.
SOUZA SOBRINHO, A. M.M.;BUNZEN JÚNIOR, C. DOS S.; SARMENTO, E. DE B. NETNOGRAFIA E ESPAÇOS COLABORATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: o caso do blog “estágio II UFPE 2018.2” do curso de letras-português da UFPE. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 46-74, 1 out. 2019.
SPINELLI, E. M.; SANTOS, J. DE A. JORNALISMO NA ERA DA PÓS-VERDADE: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 759-782, 29 abr. 2018.
VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.
VIEIRA, S. M. F.; STEFANO, L. DE M. CULTURA DOS MEMES NO AMBIENTE CONECTIVO: identidades e criação coletiva. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 700-724, 1 out. 2019.
XAVIER, R. B.; LEITE, A. M. A MORTE DA NARRATIVA E A NARRATIVA DA MORTE:uma conexão com Walter Benjamin. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 994-1003, 1 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.