NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios

Autores

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP
  • Jesus Marmanillo Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Nelson Russo de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p26

Palavras-chave:

editorial

Resumo

O novo dossiê, intitulado NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios, foi organizado pelos colegas Dr. Fagno da Silva Soares do CLIO & MNEMÓSINE/IFMA e Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP e, do Dr. Jesus Marmanillo Pereira do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e Imagens - LAEPCI/UFMA). O dossiê reuniu um coletivo de pesquisas e reflexões cujos objetos e perspectivas investigativas inscrevem-se sob a rubrica da etnografia ou Virtual Ethnography como sugere Christine Hine (2000) e suas relações com o que temos chamado de Humanidades Digitais, enquanto ferramenta metodológica, técnica interpretativa ou prática investigativa acerca das comunidades digitais offline ou online apropriadas por uma análise investigativa no/do ciberespaço. Nesse sentido buscou-se criar um espaço de diálogo transdisciplinar na qual os usos na/da internet e seus impactos sóciodigitais possibilitam reflexões e narrativas no âmbito das percepções e das sociabilidades digitais, constituindo um campo no qual se aproximam a comunicação das humanidades.

Downloads

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Jesus Marmanillo Pereira , Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Sociologia pelo PPGS-UFPB, Mestre em Ciências Sociais (UFMA) , Especialista em Geografia aplicada à educação ambiental(UEMA), Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais(UFMA), bacharel em História (UFMA) e licenciado em Geografia (UEMA).Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT-UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). E-mail: jesusmarmanillo@hotmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Associado Doutor da FCE/UNESP Tupã, docente do PGAD/UNESP e do PPGCOM/UFT. Livre-docente em Gestão e Educação Ambiental (UNESP). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Mestre em Serviço Social (UNESP). Bacharel em Administração (ITE/Bauru). E-mail: nelsonrusso.unesp@gmail.com .

Referências

AGUIAR, J. G. DE. A PESQUISA ETNOGRÁFICA ONLINE EM TEMPOS DE CULTURA DA CONVERGÊNCIA. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 109-131, 1 out. 2019.

ALMEIDA, D. A.; BORGES, F.; BOHÓRQUEZ, J. A. L. A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA NA SÉRIE “AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA (S/A)”. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 380-403, 1 out. 2019.

AZEVEDO BRASILEIRO, T. S.; NUNES, E. B. B. L. DE L. P. APRENDIZAGEM ATIVA: reflexão sobre o indicador “metodologia” na avaliação de cursos. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 529-546, 1 out. 2019.

BERNARDO, C. H. C.; BRAGA JÚNIOR, S. S.; MARQUES, M. D.; GOMES, S. C. V.; QUEIROZ, T. R. Percepção dos produtores rurais de Tupã, SP, sobre o processo de comunicação para execução da logística reversa de embalagens de agrotóxicos. Revista Observatório, v. 1, n. 3, p. 242-270, 26 dez. 2015.

BERTOLINI, J. A PEDAGOGIA DO CORPO MÁQUINA NA TELA DA TV. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 912-932, 1 out. 2019.

BERTOLINI, J. A SAÚDE COMO PRETEXTO PARA QUEM QUER SER DESEJADO SEXUALMENTE: um estudo etnográfico em perspectiva midiática. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 152-170, 1 out. 2019.

BOMFIM, I.; LUCENA, L. C. ABORDAGEM METODOLÓGICA NO JORNALISMO PÓS-INDUSTRIAL: o uso da netnografia em estudo sobre redação virtual. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 75-108, 1 out. 2019.

BUENO, T. C.; REINO, L. S. A. ENTRE A TABLOIDIZAÇÃO E O TEASER PUBLICITÁRIO: uma análise dos títulos caça-cliques. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 675-707, 29 abr. 2018.

BUENO, T.; DE SOUSA ESCÓCIO SILVA, E. G.; REINO, L. S. A. CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR: como as seguidoras da Boca Rosa e Niina Secrets interagem nas redes. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 132-151, 1 out. 2019.

CHIECHER, A. C.; FICCO, C. R.; PAOLONI, P. V.; GARCÍA, G. A. ¿Qué mueve a los estudiantes exitosos? Metas y motivaciones de universitarios en las modalidades presencial y distancia. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 301-326, 30 maio 2016.

CONTATORI ROMANO, L. A.; DE SOUZA GOMES SANTANA, C. REVISTA TRAVEL IN BRAZIL (1941-42): música, rendas e bonecas artesanais, por Mário de Andrade, Nóbrega da Cunha e Cecília Meireles. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 668-699, 1 out. 2019.

CORSO, K. B.; BARCELLOS, M. DE M. A RESPOSTA DOS ESPECTADORES DO YOUTUBE A PROPAGANDAS INTEGRADAS AO CONTEÚDO DE VÍDEOS: um estudo netnográfico. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 171-196, 1 out. 2019.

CORSO, K. B.; ESTELA, R. DE O.; BANDEIRA, M. V. COMO ESTÃO “NAVEGANDO” NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO?: um estudo sobre o uso da netnografia nas disciplinas de método de pesquisa. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 232-248, 1 out. 2019.

CRUZ, F.; SIMÕES PIRES, A. F. CARRY FIRE: um estudo de recepção das críticas musicais ao disco de Robert Plant. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 453-472, 1 out. 2019.

ELHAJJI, M.; ESCUDERO, C. WEBDIÁSPORA: Migrações, TICs e memória coletiva. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 334-363, 25 dez. 2016.

FEIL, G. S.; DAHLEH, S. M.; PAZ, J. R. O MAL EM APOCALÍPTICOS E O BEM EM INTEGRADOS . Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 753-785, 1 out. 2019.

GARBI, D. B. L.; SANTOS, K. C. DOS; BARRETO, L. K. DA S.; GARBI, G. P. POR QUE O EMPODERAMENTO DAS MULHERES NEGRAS CAUSA MEDO?. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 954-958, 1 out. 2019.

GHISLENI, T. S.; LOPES, D. DE M. A ADAPTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING ON-LINE E OFF-LINE DO MONET PLAZA SHOPPING EM SANTA MARIA (RS). Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 786-820, 1 out. 2019.

GONÇALVES, D. S. A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: Um projeto de alienação do sujeito social. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 725-752, 1 out. 2019.

HAGEN, S. A. O APAGAMENTO DO SENTIDO JORNALÍSTICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PELA INDIVIDUAÇÃO: “Obrigado por suas informações!”. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 352-379, 1 out. 2019.

KAPICIUS PLESSIM, V.; DA SILVA SOARES , F. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE FRONTEIRAS: HORIZONTES E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 959-971, 1 out. 2019.

KNEIPP, V. A.; FERREIRA DE MORAES, R. TELE-SOLIDARIEDADE EM FAMÍLIA NAS TARDES DE SÁBADO DA TV GLOBO: um estudo sobre o Caldeirão do Huck e o Estrelas Solidárias. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 857-885, 1 out. 2019.

LEITE, T. S. A.; MARTINS, J. L.; DE ASSUNÇÃO, N. B.; ALMEIDA, A. A. DE; SILVA, F. D. DA; COSTA, J. M. DE A.; SANTOS, S. A. DOS. ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL:uma revisão integrativa. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 597-612, 1 out. 2019.

LIMA, L. DE. AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 834-856, 1 out. 2019.

MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.

MAIA, J. S.; SILVA, M. F. V. DA. 80 ANOS NA SALA DE REDAÇÃO: Lois e Clark e o estereótipo do Jornalista. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 328-351, 1 out. 2019.

MARTINS, P. F. DE M.; GAMA DA SILVA, E.; MAURICIO, N. M. M. A HISTORIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: programa nacional de assistência estudantil e o aumento das classes "D” e “E" nas universidade federais. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 886-911, 1 out. 2019.

MELO, A. S. E. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.

MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.

MIRANDA, C. G. L.; CASTRO, M. S.; SOARES-SOBRINHO, J. L. CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 933-948, 1 out. 2019.

MIRANDA, C. G. L.; SOARES-SOBRINHO, J. L.; CASTRO, M. S. VALIDAÇÃO DE VÍDEO LÚDICO: educação em saúde de idosos hipertensos para a promoção do uso correto e seguro de medicamentos e conhecimento sobre sua doença. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 821-833, 1 out. 2019.

MONTEIRO, J. C. DA S.; RODRIGUES, S. F. N.; PINHEIRO, S. C. B. APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 305-327, 14 maio 2019.

MOURA, A. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.

NASCIMENTO, W. S. DO; ZICA, C. DE O. A BUSCA POR PADRÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 613-633, 1 out. 2019.

NOGUEIRA, C. C.; VAS, B. B. PERCEPÇÕES SOBRE CIBERESPAÇO E TERRITORIALIDADE DIGITAL: estudo exploratório com foco em aspectos socioculturais presentes na deep web e dark web. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 272-304, 1 out. 2019.

NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.

PEREIRA PINHEIRO, C. M.; STÜRMER, A.; WISSMANN, D.; PEDROSO, H. M. INTERATIVIDADE DIGITAL, GESTÃO DE MARCA E CONSTRUÇÃO DA REPUTAÇÃO: O Hotel Alpestre no Tripadvisor. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 197-231, 1 out. 2019.

PIERINI, A. A DEMOCRACIA SEM FIM. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 949-953, 1 out. 2019.

PINHO, M. J. DE; ARAÚJO, D. M. DE. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: uma análise da contribuição para o professor. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 507-528, 1 out. 2019.

REINO, L. S. A.; BUENO, T.; FALCÃO, M. G. C. FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO JORNALISMO: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 249-271, 1 out. 2019.

ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. FORMAÇÃO DOCENTE: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 578-596, 1 out. 2019.

RODRIGUES, P. M. A.; MAFRA, S. C. T.; PEREIRA, E. T. A EDUCAÇÃO DE IDOSOS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 473-506, 1 out. 2019.

SANTOS MOREIRA DE SOUZA, T.; NETO, A. J. P. O JORNALISMO ECONÔMICO E AS VOZES QUE FALARAM NOS JORNAIS NOS ANOS DE DEBATE DAS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 634-667, 1 out. 2019.

SANTOS, K. M.; ARAÚJO COSTA, C. J. DE S. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE INGLÊS: uma proposta de escrita colaborativa e produção de vídeo . Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 547-577, 1 out. 2019.

SILVA CRUZ, A. C.; FERREIRA GADELHA, M. RELACIONAMENTO ENTRE FONTES E JORNALISTAS: estudo de caso de uma universidade pública. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 404-428, 1 out. 2019.

SOARES, F. DA S. POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 972-993, 1 out. 2019.

SOARES, F. DA S.; PEREIRA , J. M.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 26-45, 1 out. 2019.

SOUZA, ÉRIKA; BARBOSA, I. A. B.; SILVA, V. C. DA. INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA CONDENAÇÃO POPULAR ANTECIPADA. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 429-452, 1 out. 2019.

SOUZA SOBRINHO, A. M.M.;BUNZEN JÚNIOR, C. DOS S.; SARMENTO, E. DE B. NETNOGRAFIA E ESPAÇOS COLABORATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: o caso do blog “estágio II UFPE 2018.2” do curso de letras-português da UFPE. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 46-74, 1 out. 2019.

SPINELLI, E. M.; SANTOS, J. DE A. JORNALISMO NA ERA DA PÓS-VERDADE: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 759-782, 29 abr. 2018.

VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.

VIEIRA, S. M. F.; STEFANO, L. DE M. CULTURA DOS MEMES NO AMBIENTE CONECTIVO: identidades e criação coletiva. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 700-724, 1 out. 2019.

XAVIER, R. B.; LEITE, A. M. A MORTE DA NARRATIVA E A NARRATIVA DA MORTE:uma conexão com Walter Benjamin. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 994-1003, 1 out. 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

SOARES, Fagno da Silva; PEREIRA , Jesus Marmanillo; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 26–45, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p26. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8246. Acesso em: 21 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.