A ECONOMIA DA ATENÇÃO DO ESCÂNDALO POLÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p586

Palavras-chave:

Escândalo, público-privado, economia da atencão, cultura mediática, subjectividade informativa

Resumo

Neste ensaio procuramos delinear alguns aspectos que evidenciam a configuração do escândalo político nas sociedades mediatizadas. Iremos prestar especial atenção à exploração do escândalo enquanto artefacto mediático, sublinhando a diluição das fronteiras tradicionais entre o público e o privado e também a proliferação de produtos informativos de tipo hedónico que suscitam a subjectividade, a aisthesis, o desejo e a atenção do espectador-consumidor de produtos informativos.

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Biografia do Autor

Helder Prior, LabCom.Ifp/Universidade da Beira Interior

Hélder Prior é Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de "Doutor Europeu". Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade. É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior e investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: "Rhêtorikê" (LabCom - UBI), "Más Poder Local" (Fundación Ortega y Gasset - Madrid") e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro "Esfera Pública e Escândalo Político" (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra "Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política" (2016), editada pelos Livros LabCom. Nasceu na Covilhã, Portugal, a 16 de Fevereiro de 1985. Actualmente, é investigador de pós-doutoramento na Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

PRIOR, Helder. A ECONOMIA DA ATENÇÃO DO ESCÂNDALO POLÍTICO. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 586–611, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p586. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3310. Acesso em: 22 dez. 2024.