Entre fotos, falas e fatos: A oficina historiográfica de Ana Maria Mauad da prática fotográfica à escrita videográfica como dimensões da experiência histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p340

Palavras-chave:

entrevista, Comunicação, História, História Oral.

Resumo

Entrevista realizada com a historiadora Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus, professora do Programa de Pós-Graduação de História Social da Universidade Federal de Fluminense (UFF), referência nos estudos em história oral e história visual no Brasil.

 

Ana Maria Mauad, pesquisadora de reconhecida atuação no mètier da história visual no Brasil. Seus estudos acerca de temáticas ligadas à História Oral, História Visual, História Pública, com especial interesse à reflexão crítica sobre fotografia e suas ressonâncias nacionais e internacionais. Pós-doutora em História pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP, 2004), doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1990). Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em História Social da UFF, conceito máximo pela CAPES. É pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da LABHOI/UFF, membro da Associação Brasileira de História Oral-ABHO. Ao longo de sua carreira acadêmica publicou mais 50 artigos em periódicos nacionais e internacionais, organizou e/ou publicou 14 livros e aproximadamente 70 capítulos de livros. Esteve em 151 bancas de defesas de dissertações e teses. Orientou 55 monografias de graduação, 68 monografias de especialização, 62 dissertações e teses, tendo supervisionado 10 estágios pós-doutorais na UFF. Atuou como professora visitante em instituições internacionais como a University of California e a Universidad de Santiago de Chile. Participa do Conselho Editorial de importantes periódicos nacionais e internacionais na área de história. 

 

Disponível em:
Url:http://opendepot.org/2783/

 

Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):

Issuu / Calameo

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Referências

Sem referências

Publicado

2016-05-01

Como Citar

SOARES, Fagno da Silva. Entre fotos, falas e fatos: A oficina historiográfica de Ana Maria Mauad da prática fotográfica à escrita videográfica como dimensões da experiência histórica. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 1, p. 340–350, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p340. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2070. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>