VALORES NOTÍCIA: uma proposta de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p334

Palavras-chave:

Valor notícia, noticiabilidade, teorias do jornalismo

Resumo

Este artigo propõe uma compreensão do valor da noticiabilidade: um critério surgiria da associação entre atributo e produto ou atributo e público-alvo, em relação às funções da instituição jornalística e saber social compartilhado (ISER, 1996) em dado momento e espaço. Através da comparação entre 12 obras (GOLDING; ELLIOTT, 1979; GANS, 1979; GALTUNG; RUGE, 1965; WOLF, 1985/2001; SHOEMAKE;REESE, 1996 e 2014; FRANCISCATO, 2014; TRAQUINA, 2005/2008;  SILVA,  2005;  BRIGHTON; FOY, 2007; e HARCUP; O’NEILL, 2001 e 2016), analisamos os valores-notícia e critérios de noticiabilidade dentro de cada dimensão. Este artigo está norteado por quatro estudos realizados no âmbito do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Jornalismo (NJor): um estudo do próprio grupo (2015); e três trabalhos científicos: dois Trabalhos de Conclusão de Curso (2016) e uma dissertação (2017). O corpus abarca websites e programas semanais televisivos, com linhas editorias, públicos e mídias diferentes.

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Biografia do Autor

Lia Seixas, Universidade Federal da Bahia

Doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e graduação em jornalismo. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. E-mail: liaseixas@gmail.com.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

SEIXAS, Lia. VALORES NOTÍCIA: uma proposta de análise. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 334–366, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p334. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5505. Acesso em: 14 nov. 2024.

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