POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972Mots-clés :
AVALIAÇÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, ATO PEDAGÓGICORésumé
Entrevista realizada durante o X Encontro Técnico-Pedagógico IFMA/Campus Açailândia em 23 de janeiro de 2019, com o teórico da educação Cipriano Carlos Luckesi, professor aposentado da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destacado teórico nos estudos em Avaliação da Aprendizagem Escolar há 5 décadas de reflexões seminais sobre o tema. Durante a entrevista, o teórico Cipriano Luckesi falou de sua trajetória profissional, e fez reflexões acerca da avaliação da aprendizagem como ato pedagógico, passando pela avaliação como ato amoroso, a distinção entre avaliar e examinar até o processo de consolidação dos estudos em Avaliação da Aprendizagem no Brasil. Por fim, tratou dos desafios da educação para o professor do século XXI, bem como, das trajetórias, experiências e perspectivas da Avaliação da Aprendizagem Escolar.
Téléchargements
Références
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame, Revista Tecnologia Educacional, ABT, Rio de Janeiro, RJ, nº 101, pp. 82-86. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n.101, pp. 82-86, 1991.
LUCKESI, C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 2018.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez Editora, 22a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: sendas percorridas. 1992. 560p. Tese [Doutorado em Filosofia da Educação]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 1a. ed. Salvador Bahia: Edição do Autor, 2003.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LUCKESI, C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 1996.
LUCKESI, C. Equívocos teóricos na prática educativa. Rio de Janeiro: ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1983.
LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. Cortez Editora, 17a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
LUCKESI, C. Filosofia da Educação. Cortez Editora, 3a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LUCKESI, C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Pateo Revista Pedagógica, Artemed, Porto Alegre, RS, nº 12, pp. 06-11. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre/RS, v. 4, n.12, pp. 6-11, 2000.
LUCKESI, C.; PASSOS, E. S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
LUCKESI, C. Série Estudos e Pesquisas: prática docente e avaliação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1990.
LUCKESI, C. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. Cortez Editora, 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13a. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. Tradução de Maria da Graça Macedo. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
SOARES, F. da S.. Avaliar ou examinar? Eis a questão do erro. In.: Revista Mundo Jovem, Porto Alegre: PUC-RS 2012.
WERNECK, H. Se a escola boa é a que reprova, hospital bom é o que mata. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.