POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi

Autores/as

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972

Palabras clave:

AVALIAÇÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, ATO PEDAGÓGICO

Resumen

Entrevista realizada durante el X Encuentro Técnico-Pedagógico IFMA / Campus Acailândia el 23 de enero de 2019, con el teórico de la educación Cipriano Carlos Luckesi, profesor jubilado de la Facultad de Filosofía y del Programa de Postgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad En el caso de las mujeres. Destacado teórico en los estudios en Evaluación del Aprendizaje Escolar desde hace 5 décadas de reflexiones seminales sobre el tema. Durante la entrevista, el teórico Cipriano Luckesi habló de su trayectoria profesional, e hizo reflexiones acerca de la evaluación del aprendizaje como acto pedagógico, pasando por la evaluación como acto amoroso, la distinción entre evaluar y examinar hasta el proceso de consolidación de los estudios en Evaluación del Aprendizaje en Brasil. Por último, trató de los desafíos de la educación para el profesor del siglo XXI, así como de las trayectorias, experiencias y perspectivas de la Evaluación del Aprendizaje Escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Citas

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame, Revista Tecnologia Educacional, ABT, Rio de Janeiro, RJ, nº 101, pp. 82-86. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n.101, pp. 82-86, 1991.

LUCKESI, C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 2018.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez Editora, 22a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: sendas percorridas. 1992. 560p. Tese [Doutorado em Filosofia da Educação]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 1a. ed. Salvador Bahia: Edição do Autor, 2003.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LUCKESI, C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 1996.

LUCKESI, C. Equívocos teóricos na prática educativa. Rio de Janeiro: ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1983.

LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. Cortez Editora, 17a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. Cortez Editora, 3a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LUCKESI, C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Pateo Revista Pedagógica, Artemed, Porto Alegre, RS, nº 12, pp. 06-11. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre/RS, v. 4, n.12, pp. 6-11, 2000.

LUCKESI, C.; PASSOS, E. S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LUCKESI, C. Série Estudos e Pesquisas: prática docente e avaliação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1990.

LUCKESI, C. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. Cortez Editora, 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13a. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. Tradução de Maria da Graça Macedo. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

SOARES, F. da S.. Avaliar ou examinar? Eis a questão do erro. In.: Revista Mundo Jovem, Porto Alegre: PUC-RS 2012.

WERNECK, H. Se a escola boa é a que reprova, hospital bom é o que mata. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Publicado

2019-10-01

Cómo citar

SOARES, Fagno da Silva. POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 972–993, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>