PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394

Palavras-chave:

Profissionalização docente, Tecnologias digitais, Inovação educativa

Resumo

O presente artigo é o recorte do Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas do Curso de Formação Prouca-Tocantins, desenvolvidas com profissionais das escolas municipais, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014. Pretende-se relatar a proposta pedagógica de formação de professores e gestores das escolas municipais, para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir da utilização do laptop. Na sequência, apresentar a concepção de três oficinas e a sua recriação em três escolas municipais, dentre as 15 oficinas ofertadas no curso de formação. A metodologia baseou-se na análise do Relatório Técnico Teórico-Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins. Há evidências de que a inserção das TDIC e do laptop a partir de Projetos Temáticos impulsionou uma nova relação entre professores e estudantes, protagonistas e parceiros em equipes de trabalho. Há indícios de que a inserção das TDIC e do laptop nas práticas pedagógicas motivou os estudantes a pesquisar, ler, selecionar, organizar e compartilhar informações; dialogar; escrever em coautoria; e expressar os novos saberes em diferentes linguagens midiáticas, para sua publicação. Há evidências de que a formação contribuiu para minimizar a insegurança dos professores em integrar as TDIC e o laptop às práticas pedagógicas. Dentre os desafios, destacam-se os diferentes níveis de apropriação tecnológica e pedagógica dos profissionais das escolas. Apresenta-se, como indicador emergente, a continuidade dos estudos de formação dentro do contexto escolar, com um conjunto diferenciado de oficinas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Donadio Lemos, Centro Universitário Senac, São Paulo

Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou no Pós-doutorado no Projeto de Pesquisa "A Sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade”, durante o período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012, bolsista CNPq. Participou como pesquisadora no Projeto de Pesquisa "O Currículo do Século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem”, durante o período de 2011 a 2013. Participou da formação dos profissionais da rede municipal de São Bernardo do Campo, cujo objetivo foi o de promover a reflexão crítica sobre a inserção das TDIC e dos recursos do laptop, ao currículo escolar, durante o período de 2012 a 2013. Integrou a equipe de conteúdos e formação do Projeto PROUCA Tocantins, com a proposta de formar os formadores da Universidade Federal de Tocantins - UFT, para o uso pedagógico das TDIC. Atualmente, professora no Centro Universitário Senac, São Paulo, modalidade EAD, Pós-graduação Lato Sensu. E-mail: sil.lemos@uol.com.br

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, D. 1996. Investigação qualitativa em educação. Uma

introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora Ltda., p.336.

CERT. 2012. Cartilha segurança na internet. Disponível em: <http://cartilha.cert.br>.

Acesso em: 19/05/ 2015.

FREITAS. Noemia Lelles. 1997. A árvore que não queria morrer. Rio de Janeiro: Coleção Galinho Dourado.

AUTOR. Relatório técnico das oficias teórico-práticas. 2014. Prouca-TO.

GLOBO. Programa Fantástico.Perigos na internet. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ew8oesZP7u4> . Acesso em: 19/05/ 2015.

REDES. Internet segura perigos em redes sociais salas de chat. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=dhiVXO0ZtRQ>. Acesso em: 19/05/ 2015.

______. Privacidade nas redes sociais. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=GSI7tf-Z9S0>. Acesso em: 19/05/ 2015.

_____. Segurança nas redes sociais. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=W8oBg59RjWc>. Acesso em: 19/05/ 2015.

RESOL. Cartilha limpeza urbana. Disponível em: <http://www.resol.com.br/cartilha/>. Acesso em: 19/05/ 2015.

______. Instituto de informações sobre saneamento básico e meio ambiente. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2015.

______. Resíduos sólidos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qSUuWq2eqjc >. Acesso em: 19/05/2015.

SCHWARSZ, Lilia Moritz. 2013. A corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). São Paulo: Companhia das Letras, p. 96.

Downloads

Publicado

2016-10-30

Como Citar

LEMOS, Silvana Donadio. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 394–418, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2386. Acesso em: 19 nov. 2024.