PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394Palavras-chave:
Profissionalização docente, Tecnologias digitais, Inovação educativaResumo
O presente artigo é o recorte do Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas do Curso de Formação Prouca-Tocantins, desenvolvidas com profissionais das escolas municipais, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014. Pretende-se relatar a proposta pedagógica de formação de professores e gestores das escolas municipais, para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir da utilização do laptop. Na sequência, apresentar a concepção de três oficinas e a sua recriação em três escolas municipais, dentre as 15 oficinas ofertadas no curso de formação. A metodologia baseou-se na análise do Relatório Técnico Teórico-Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins. Há evidências de que a inserção das TDIC e do laptop a partir de Projetos Temáticos impulsionou uma nova relação entre professores e estudantes, protagonistas e parceiros em equipes de trabalho. Há indícios de que a inserção das TDIC e do laptop nas práticas pedagógicas motivou os estudantes a pesquisar, ler, selecionar, organizar e compartilhar informações; dialogar; escrever em coautoria; e expressar os novos saberes em diferentes linguagens midiáticas, para sua publicação. Há evidências de que a formação contribuiu para minimizar a insegurança dos professores em integrar as TDIC e o laptop às práticas pedagógicas. Dentre os desafios, destacam-se os diferentes níveis de apropriação tecnológica e pedagógica dos profissionais das escolas. Apresenta-se, como indicador emergente, a continuidade dos estudos de formação dentro do contexto escolar, com um conjunto diferenciado de oficinas.
Downloads
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, D. 1996. Investigação qualitativa em educação. Uma
introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora Ltda., p.336.
CERT. 2012. Cartilha segurança na internet. Disponível em: <http://cartilha.cert.br>.
Acesso em: 19/05/ 2015.
FREITAS. Noemia Lelles. 1997. A árvore que não queria morrer. Rio de Janeiro: Coleção Galinho Dourado.
AUTOR. Relatório técnico das oficias teórico-práticas. 2014. Prouca-TO.
GLOBO. Programa Fantástico.Perigos na internet. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ew8oesZP7u4> . Acesso em: 19/05/ 2015.
REDES. Internet segura perigos em redes sociais salas de chat. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=dhiVXO0ZtRQ>. Acesso em: 19/05/ 2015.
______. Privacidade nas redes sociais. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=GSI7tf-Z9S0>. Acesso em: 19/05/ 2015.
_____. Segurança nas redes sociais. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=W8oBg59RjWc>. Acesso em: 19/05/ 2015.
RESOL. Cartilha limpeza urbana. Disponível em: <http://www.resol.com.br/cartilha/>. Acesso em: 19/05/ 2015.
______. Instituto de informações sobre saneamento básico e meio ambiente. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2015.
______. Resíduos sólidos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qSUuWq2eqjc >. Acesso em: 19/05/2015.
SCHWARSZ, Lilia Moritz. 2013. A corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). São Paulo: Companhia das Letras, p. 96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.