EDUCAÇÃO INCLUSIVA: reflexões sobre a avaliação, performance e complexidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p528

Palavras-chave:

: Evaluation; Inclusion; Professional; Quality; Diagnosis.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a avaliação na educação inclusiva com alunos do Pré I e do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil X, da cidade de João Pinheiro. As metodologias apresentadas consistem em uma investigação teórica, entrevistas de profissionais especializados, com a intenção de diagnosticar e promover o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, buscando apoiar-se em uma avaliação qualitativa, onde leve em consideração o aprendizado efetivo do aluno. O estudo mostra a importância do profissional capacitado e atento aos processos de avaliação no cotidiano escolar, para a promoção da aprendizagem do aluno incluso. A reflexão, ação e planejamento são peças fundamentais para uma avaliação de qualidade, pautada no diagnóstico e no desenvolvimento diário do aluno.

 

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Inclusão; Profissional; Qualidade; Diagnóstico.

  ABSTRACT

The objective of this article is to investigate the evaluation in inclusive education with Pre I and Pre II students of the Municipal Center of Child Education X, in João Pinheiro. The methodologies presented consist of a theoretical investigation, specialized professionals interviews, with the intention to diagnose and promote the teaching-learning process of students with special needs, looking for a qualitative evaluation, where it takes into account the effective learning of the student. The study shows the importance of the trained and attentive professional to the evaluation processes in the daily school, to promote the inclusive student's learning. Reflection, action and planning are fundamental pieces for a quality evaluation, based on the diagnosis and daily development of the student.

 

KEYWORDS: Evaluation; Inclusion; Professional; Quality; Diagnosis.

 

 

RESUMEN

El objetivo de este artículo es investigar la evaluación en educación inclusiva con estudiantes de Pre I y Pre II del Centro Municipal de Educación Infantil X, en João Pinheiro. Las metodologías presentadas consisten en una investigación teórica, entrevistas a profesionales especializados, con la intención de diagnosticar y promover el proceso de enseñanza-aprendizaje de los alumnos con necesidades especiales, buscando una evaluación cualitativa, donde se tenga en cuenta el aprendizaje efectivo del alumno. El estudio muestra la importancia del profesional capacitado y atento en los procesos de evaluación en la escuela diaria, para promover el aprendizaje inclusivo del estudiante. La reflexión, la acción y la planificación son piezas fundamentales para una evaluación de calidad, basadas en el diagnóstico y el desarrollo diario del estudiante.

 

PALABRAS CLAVE: Evaluación; Inclusión; Profesional; Calidad; Diagnóstico.

 

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Biografia do Autor

Rosa Jussara Bonfim Silva, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD da Faculdade FINOM desde 2016, Especialista em Convênios e PDDE do FNDE, Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa Jurídica, Orientação de TCC I e II no curso de Direito desde 2014, Política Educacionais e Reformas Educativas no Curso de Pedagogia da Faculdade FINOM. E-mail: rosa.jsilva@catolica.edu.br.

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

BONFIM SILVA, Rosa Jussara. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: reflexões sobre a avaliação, performance e complexidades. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 528–548, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p528. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6165. Acesso em: 22 nov. 2024.