APRENDIZAGEM ATIVA: reflexão sobre o indicador “metodologia” na avaliação de cursos

Autores

  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Enedina Betânia Betânia Leite de Lucena Pires Nunes Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0002-0487-339X

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p529

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Metodologia. Avaliação de cursos. Indicador de qualidade.

Resumo

Este estudo busca compreender a relação entre a aprendizagem ativa e o Indicador “Metodologia” do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, do MEC. Procura desmistificar uma prática baseada em palestras ajudando a criar uma linguagem do ensino como uma forma ética de expressão, favorecendo o estabelecimento de uma aprendizagem ativa dentro da universidade em que foi aplicada uma ação metodológica de intervenção teórico-prática em sala de aula com a adoção de estratégias em técnicas de problema e confronto. A aprendizagem ativa se constitui como um elemento importante do percurso formativo nas diversas áreas de conhecimento, com forte influência das tecnologias e de indicadores de qualidade e a sua relação com a avaliação da educação superior.

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Biografia do Autor

Enedina Betânia Betânia Leite de Lucena Pires Nunes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduação lato sensu em Administraçao Pública com ênfase em Gestão Universitária - UFT . Graduada em Administraçao e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

AZEVEDO BRASILEIRO, Tânia Suely; NUNES, Enedina Betânia Betânia Leite de Lucena Pires. APRENDIZAGEM ATIVA: reflexão sobre o indicador “metodologia” na avaliação de cursos. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 529–546, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p529. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6141. Acesso em: 19 dez. 2024.