HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p92

Palavras-chave:

Historia Pública, Educação Democrática, Narrativas

Resumo

A proposta deste texto é refletir sobre a presença da temática da história escolar no cinema brasileiro ao longo de sua trajetória, a partir de uma comparação entre as etapas da constituição da disciplina escolar e a produção cinematográfica. Observamos, no entanto, que, nos últimos dez houve um distanciamento entre a história no cinema e a historia escolar, considerando ter sido esta aproximação muito comum em outros períodos históricos. Isso pode indicar, no entanto, que a temática histórica no cinema vem sendo ampliada para outros públicos e outros espaços deixando de ser pensada a partir de uma visão escolar da história e passando a englobar, no geral, outros interesses sociais.

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Biografia do Autor

Vitoria Azevedo da Fonseca, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF),  Mestrado em História Cultural e Graduação em História (bacharelado e licenciatura) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  E-mail: vitaze@yahoo.com.br.

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Publicado

2017-04-08

Como Citar

FONSECA, Vitoria Azevedo da. HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 92–112, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p92. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3151. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático