O FRACASSO ESCOLAR E A MEDICALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a30pt

Palavras-chave:

Fracasso Escolar, Medicalização, Doenças-do-não-aprender, Doenças-do-não-se-comportar, Neoliberalismo

Resumo

Este estudo investigou as relações entre o fracasso escolar e a medicalização dos comportamentos e das aprendizagens infantis desviantes da norma. Para isso, buscamos sustentar, no campo da Educação, têm-se construído um movimento político-econômico orquestrado por setores da sociedade que concentram o poder sobre a produção do conhecimento e sobre a economia. Esses setores têm demostrado forte empenho na invenção de doenças-do-não-aprender e de doenças-do-não-se-comportar. Um dos indicadores de tamanho empenho é o advento do quinto Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e seus desdobramentos na sociedade. O que nos apontou para uma organização social que produz patologias e sofrimentos psíquicos em detrimento da sustentação das molas do neoliberalismo. 

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Biografia do Autor

Adalberto Duarte Pereira Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação (UFAL); Psicólogo e Psicanalista; Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – (CEDU/UFAL) – Pesquisador da Rede Internacional de Escolas Criativas (UB-Barcelona/RIEC/UFAL).

Maria Dolores Fortes Alves

Doutora em Educação (PUCSP/UB-Barcelona); Mestre em Educação (PUCSP); Professora CEDU/PPGE/UFAL Pesquisadora Rede Internacional de Escolas Criativas. (RIEC). 

Verónica Violante Holz

Doutora em Psicologia pela Universidade Ramon Llull (2001). Profesora titular de la Facultad de Educación de la Universidad de Barcelona (UB). Master Psicologia General Sanitaria (2024). 

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte; ALVES, Maria Dolores Fortes; HOLZ, Verónica Violante. O FRACASSO ESCOLAR E A MEDICALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a30, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a30pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19040. Acesso em: 1 abr. 2025.