O FRACASSO ESCOLAR E A MEDICALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a30ptPalavras-chave:
Fracasso Escolar, Medicalização, Doenças-do-não-aprender, Doenças-do-não-se-comportar, NeoliberalismoResumo
Este estudo investigou as relações entre o fracasso escolar e a medicalização dos comportamentos e das aprendizagens infantis desviantes da norma. Para isso, buscamos sustentar, no campo da Educação, têm-se construído um movimento político-econômico orquestrado por setores da sociedade que concentram o poder sobre a produção do conhecimento e sobre a economia. Esses setores têm demostrado forte empenho na invenção de doenças-do-não-aprender e de doenças-do-não-se-comportar. Um dos indicadores de tamanho empenho é o advento do quinto Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e seus desdobramentos na sociedade. O que nos apontou para uma organização social que produz patologias e sofrimentos psíquicos em detrimento da sustentação das molas do neoliberalismo.
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