AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p243Palavras-chave:
ambientes de aprendizagem; formação de professores; uso de tecnologias; pensamento crítico; integração das tecnologias.Resumo
O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada com alunos em formação docente e estudantes do ensino secundário de escolas públicas de Cingapura e teve como principal objetivo investigar como os ambientes de aprendizagem, que integram tecnologías, são utilizados neste nível de ensino. A investigação levantou questões consideradas desafiadoras nas práticas discentes e, para tanto, utilizou-se do questionário CMLES, desenvolvido por Maor e Fraser (2005), analisando as respostas de forma a compreender se o uso das tecnologias auxilia na criação de um ambiente de aprendizagem construtivista. Em síntese, os resultados demonstraram que, na ótica dos alunos, comparada a dos profesores, é inferior das perspectivas criadas pelos docentes. Além disso, conseguiu-se evidenciar que nem sempre o uso das tecnologias leva o aluno ao desenvolvimento de um pensamento crítico. Assim, de acordo com as premissas de um ambiente de aprendizagem construtivista para que isso ocorra, o professor precisará refletir sobre os tipos de atividades aplicadas e como elas irão auxiliar no processo de aprendizagem.
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