POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi

Autores

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972

Palavras-chave:

AVALIAÇÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, ATO PEDAGÓGICO

Resumo

Entrevista realizada durante o X Encontro Técnico-Pedagógico IFMA/Campus Açailândia em 23 de janeiro de 2019, com o teórico da educação Cipriano Carlos Luckesi, professor aposentado da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destacado teórico nos estudos em Avaliação da Aprendizagem Escolar há 5 décadas de reflexões seminais sobre o tema. Durante a entrevista, o teórico Cipriano Luckesi falou de sua trajetória profissional, e fez reflexões acerca da avaliação da aprendizagem como ato pedagógico, passando pela avaliação como ato amoroso, a distinção entre avaliar e examinar até o processo de consolidação dos estudos em Avaliação da Aprendizagem no Brasil. Por fim, tratou dos desafios da educação para o professor do século XXI, bem como, das trajetórias, experiências e perspectivas da Avaliação da Aprendizagem Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Referências

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame, Revista Tecnologia Educacional, ABT, Rio de Janeiro, RJ, nº 101, pp. 82-86. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n.101, pp. 82-86, 1991.

LUCKESI, C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 2018.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez Editora, 22a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: sendas percorridas. 1992. 560p. Tese [Doutorado em Filosofia da Educação]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 1a. ed. Salvador Bahia: Edição do Autor, 2003.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LUCKESI, C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 1996.

LUCKESI, C. Equívocos teóricos na prática educativa. Rio de Janeiro: ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1983.

LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. Cortez Editora, 17a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. Cortez Editora, 3a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LUCKESI, C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Pateo Revista Pedagógica, Artemed, Porto Alegre, RS, nº 12, pp. 06-11. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre/RS, v. 4, n.12, pp. 6-11, 2000.

LUCKESI, C.; PASSOS, E. S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LUCKESI, C. Série Estudos e Pesquisas: prática docente e avaliação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1990.

LUCKESI, C. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. Cortez Editora, 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13a. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. Tradução de Maria da Graça Macedo. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

SOARES, F. da S.. Avaliar ou examinar? Eis a questão do erro. In.: Revista Mundo Jovem, Porto Alegre: PUC-RS 2012.

WERNECK, H. Se a escola boa é a que reprova, hospital bom é o que mata. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

SOARES, Fagno da Silva. POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 972–993, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>